Gráfica e Editora Moura Ramos: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dia da Integração do Telégrafo no Brasil Google+

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Dia da Integração do Telégrafo no Brasil

Quando falamos em meios de comunicação nos dias de hoje, logo pensamos na internet, que é uma das principais ferramentas da globalização, onde podemos entrar em contato com pessoas de toda a parte do mundo. Ou então, o celular e o telefone que também nos permitem conectar e falar com muita gente.
Porém, será que você se lembra do telégrafo? Ele surgiu antes mesmo do aparelho telefone e durante os anos 1830 era muito, mas muito utilizado pela sociedade. Para que você saiba o que foi esse aparelho, quem inventou e sua história, confira agora neste texto tudo sobre o telégrafo!

O que é?

O telégrafo é um aparelho de comunicação, criado antes mesmo do telefone. Sua funcionalidade era para enviar mensagens de um lugar para o outro contando com mais facilidade, até então.
Tele Grafo

História do telégrafo

O telégrafo nada mais é do que um aparelho que foi criado durante o século XVIII com o principal objetivo de transmitir mensagens de um ponto para o outro, através de grandes distâncias. Ou seja, as pessoas tinham nesta época a possibilidade de se comunicar de uma maneira ainda mais fácil, que não fosse somente por meio das cartas.
Assim, os telégrafos funcionavam através do uso de códigos para que a informação pudesse ser transmitida de forma confiável e rápida. O principal código utilizado pelos telégrafos foi o código de Morse, que teve o seu surgimento por meio da criação de telégrafo elétrico durante a década de 1830. O responsável pela invenção deste aparelho foi o Samuel Morse que registrou a patente do telégrafo somente sete anos depois, no ano de 1837.
Telegrafo
Dessa forma, o telégrafo foi durante muito tempo o principal meio de comunicação, o que foi possível durante toda a longa distância nos séculos XIX e também durante o começo do século XX. Sendo assim, ele foi muito utilizado por indústrias, governos e até mesmo pelas forças armadas de diversos países em momentos de guerra, onde todos necessitavam de comunicação.
Com o surgimento e disseminação do telefone, principalmente na primeira metade do século XX, o telégrafo foi ficando de lado. E foi a partir daí de que a sociedade passou a se modernizar nas formas de fazer meios de comunicação, com muito mais tecnologia e modernidade. A evolução tecnológica dos aparelhos de comunicação é realmente incrível, pois podemos nos comunicar hoje em dia por aparelhos muito pequenos e frágeis.


Fonte: http://www.colegioweb.com.br/curiosidades/o-que-e-um-telegrafo.html#ixzz48LVAjJ00