Gráfica e Editora Moura Ramos: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Sacolas de papel: quando usar no seu negócio? Google+

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Sacolas de papel: quando usar no seu negócio?



Diante da demanda do mercado por empresas com postura ambientalmente responsável, a indústria da embalagem teve de repensar seus meios e valores. Neste cenário, um recurso relativamente antigo foi valorizado: a sacola de papel.

Pensando em adotar este tipo de embalagem para seu negócio? Confira quais são os benefícios e quando você deve recorrer à praticidade deste produto!

Quando usar sacola de papel em seu negócio?

O papel fornece um verdadeiro arsenal para alimentar a sua criatividade na busca por mais atrativos para seus clientes! Veja abaixo quando recorrer a este tipo de embalagem:

Você se importa com o meio ambiente

Na indústria do papel, nada é desperdiçado. Os resíduos das árvores, bem como folhas e galhos, são usados como adubos. As cascas podem formar biomassa, de forma a aproveitar o poder calórico do material na geração de energia e vapor para alimentar o parque fabril. 

Sacolas e sacos de papel são, geralmente, fechados com cola de origem vegetal, à base de amido de milho ou de mandioca. Esse material proporciona uma excelente resistência às embalagens, fazendo com que elas suportem uma boa quantidade de peso. 

Vale lembrar que é necessária uma quantidade muito menor de energia para reciclar sacolas de papel se comparado às versões de plástico. Na natureza, elas representam uma ameaça muito menor à fauna, flora e recursos hídricos.

Você deseja segurança

Além de permitir que as sacolas de papel fiquem em pé, o formato quadrado – que lembra uma caixa – também possibilita o transporte de mais itens de uma só vez e é considerado mais seguro. Isso porque as chances de um acidente doméstico envolvendo crianças, por exemplo, é bem menor em comparação com as sacolas de plástico.

Busca por inovação

O papel permite a incorporação de algumas substâncias que podem melhorar a conservação dos produtos. A americana Kavita Shukla, por exemplo, criou um papel biodegradável à base de ervas, que impede o crescimento de bactérias e fungos.

Já a estudante de design Éva Valicsek criou uma cartela de ovos inteiramente feita em papelão. Os ovos são comportados graças ao encaixe criado por Valicsek, que permite o armazenamento de ovos de diferentes tamanhos. Outra vantagem da cartela é que ela é dobrável e reutilizável.

E se você duvidava que o papel era capaz de armazenar bebidas, confira o projeto CUP.FEE, dos designers coreanos Jo Sae Bom e Jeong Lan, para diminuir o descarte de copinhos de plástico na hora de saborear aquele cafézinho.

Para conservar a qualidade dos alimentos 

Armazenar folhas de chá em embalagens de papel faz com que elas se mantenham frescas e puras, sem perder seu potencial nutricional. Doces, grãos de café e temperos também conservam melhor o seu sabor e aroma com embalagens de papel.

Os últimos, especialmente, necessitam de embalagens muito bem seladas para conservar o frescor e afastar potenciais contaminantes. As pimentas, por exemplo, são muito voláteis e acabam pegando o gosto da embalagem se forem embrulhadas inapropriadamente.

Comunicar a imagem da marca

Cerca de 80% dos produtos lançados no Brasil saem do mercado em dois anos, de acordo com uma pesquisa da AC Nielsen. Isto se deve, principalmente, à falta de apoio do marketing, aos poucos benefícios para o consumidor e à ausência de inovação. Nestes três quesitos, a embalagem pode ser um elemento decisivo. 

A embalagem é uma das melhores formas de comunicação que um produto pode ter. Com a ajuda de links e QR Codes, ela pode até se integrar à internet e ganhar um novo potencial de interatividade.

Agregar valor ao produto

Por ser mais rígida, a sacola de papel oferece uma nova camada de sofisticação ao seu produto. No mercado de moda, isto é ainda mais evidente: observe as maiores marcas do mundo e os tipos de embalagens que elas usam.

Além de serem mais resistentes e comportarem melhor as peças de roupa, permitindo que elas amassem menos, as sacolas de papel recebem uma qualidade de impressão melhor, comunicando a força de sua marca. 

Se você está cogitando explorar as possibilidades da sacola de papel para embalar os seus produtos, vai gostar do nosso post sobre os maiores benefícios da embalagem de papel!