Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Explorando naufrágios

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Explorando naufrágios


Os melhores naufrágios para explorar - Kittiwake © Predrag Vuckovic

De águas geladas no norte às correntes quentes tropicais: veja os outrora poderosos navios de guerra.

Naufrágio de Kittiwake © PREDRAG VUCKOVIC

Existe algo sobre naufrágios que rodeia a nossa imaginação. Talvez seja o pensamento aterrorizador de um navio afundando e a perda de milhares de vidas - ou talvez seja a maneira que esses navios tão imponenetes navegaram os oceanos e acabaram no fundo do mar. Qualquer que seja a razão, eles são como um ímã para mergulhadores e fotógrafos de aventura.

Aqui veremos alguns dos melhores para explorar. Confira-os abaixo:

O melhor naufrágio de fácil acesso

U.S.S Kittiwake

Por quê: Águas razas significam que você pode mergulhar o dia todo

Onde: Ilhas Cayman

O navio é ideal para os iniciantes que querem explorar naufrágios: ele afundou na praia de Seven Mile, nas Ilhas Cayman, em 2011. O Kittiwake de 76.5m de comprimento é livre de maiores perigos: portas e alçapões foram removidos, dando a cada quarto pelo menos um ponto de saída.

Quem tiver licença para mergulho em naufráigos pode entrar em todos os cinco níveis do navio. A casa do leme é mais rasa, abrigando a bussóla e o leme. Duas câmeras de compressão e o sino de mergulho artificial também são destaques.


U.S.S Kittiwake © STEPHEN FRINK

O maior naufrágio do mundo

S.S. President Coolidge

Por quê: equipamento militar, fácil acesso e mapas de acesso fazem parte do pacote

Onde: Vanuatu

Pense no Coolidge como um resort de ski. O luxuoso navio de tropas militares possui diversas rotas de mergulho já mapeadas, ideal para mergulhadores iniciantes, intermediários e avançados. É o maior naufrágio do mundo e com acesso pela praia na Ilha de Espiritu Santo, Vanuatu, tornando-o ainda mais acessível.

Os iniciantes devem buscar a proa, rasa, a 20m de profundidade. Mais ao fundo, a 33m, se encontra rifles, máscaras de gás e capacetes. Se aqueça por essas áreas e se ainda não estiver satisfeito, guias podem levá-lo aos porões que funcionavam como ambulatório médico.

S.S. President Coolidge © NATIONAL GEOGRAPHIC/GETTY IMAGES

Mergulhe em uma antena parabólica

U.S.N.S. General Hoyt S. Vandenberg

Por quê: Poços de elevadores onde você pode realizar uma queda-livre

Onde: Key West, Flórida.

Para mergulhadores avançados, a emoção do "Vandy" começa com a entrada por um dos 11 poços de elevadores, escolhendo qualquer andar para entrar. Aqueles com menos treinamento técnico podem realizar um mergulho no poço do elevador e no eixo cargueiro desse navio rastreador de mísseis da Força Aérea Americana na costa de Key West, na Flórida.

Afundado em 2009, esse recife artificial é limpo e seguro, ainda mais com as portas que foram removidas e os pontos de saída iluminados. As exclusividades do navio são a garoupa de 2m que reside por lá e as antenas parabólicas do navio que atraem os mergulhadores. Ah, e o navio serviu de set para o filme de ficção científica Vírus - daí o motivo de haver escritos russos nas corredores.

U.S.N.S. General Hoyt S. Vandenberg © MARKO WRAMÉN

O melhor naufrágio para os amantes de água gelada

S.M.S. Coln

Por quê: Sensação histórica

Onde: Escócia

"Se você não gosta do frio, é melhor escolher outro passatempo" diz o instrutor da loja de mergulho Kieran Hatton, da Scapa Scuba, sobre as águas geladas que circundam o naufrágio em Scapa Flow ao longo das Ilhas Orkney, no norte da Escócia. A região de Scapa Flow é, hoje, um cemitério da marinha alemã da Primeira Guerra, afundado em 1919.

Para Kieran, não há melhor embarcação intacta do que a S.M.S. Coln, com 155m de comprimento, a 36m de produndidade. Por que visitá-lo? "Você vai ver as linhas graciosas de um navio de guerra do século 20" diz ele, "Ainda mais que algumas armas estão lá - essas coisas são maiores que seu braço".

Animação do S.M.S. Coln © 3DEEP MEDIA

Melhor navio para vida marinha

S.S. Yongala

Por quê: A variedade de peixes o torna incrível

Onde: Austrália

Arraias vivem nos destroços do deck do S.S. Yongala. A garoupa gigante de Queensland patrula a popa. Cobras do mar, tartarugas e peixe palhaço também fazem parte do navio de 358-pés derrubado em 1911 por um ciclone no que é hoje o parque da Grande Barreira de Corais da Austrália.

Você o encontra a 12 milhas nautícas do Cape Bowling Green, em Queensland. Por conta da profundidade de 28m e da forte correnteza - que ajuda a atrair várias escolas de mergulho - trata-se de um mergulho avançado.

S.S. Yongala © LIZ ROGERS

Melhor naufrágio para fãs de motos vintage

S.S. Thistlegorm

Por quê: Esse navio mercantil está carregado de materiais da IIª Guerra Mundial

Onde: Egito

Não indicado para os claustrofóbicos, esses destroços oferecem salas e salas mergulhadas de suprimentos da IIª Guerra Mundial. Em 1914, duas bombas afundaram esse navio mercantil britânico carregado de armas, próximo ao Mar Vermelho, perto de Sharm El-Sheik, no Egito. É um verdadeiro navio de guerra carregado de armamentos.

Mergulhadores desbravam caminhões Bedford e a frota de motos Norton 16H. mantendo a flutuação para não roçar no teto, agora pintado com bolhas de ar dos próprios mergulhadores. É um mergulho que pode ser desgastante tanto físico quanto mentalmente: o navio fica a 30m de profundidade e na popa é inclinado a bombordo, causando uma provável desorientação.

S.S. Thistlegorm © BULLSPRESS / SOLENT NEWS

O melhor naufrágio para materiais da IIª Guerra Mundial

San Francisco Maru

Por quê: Rico em vida marinha e repleto de tanques de guerra

Onde: Micronésia

Já conhecido como o naufrágio de "um milhão de doláres", o San Francisco Maru foi afundado em Eten Anchorage, em 1944, enquanto levava um carregamento de tanques, caminhões, minas e bombas. O naufrágio foi descoberto em 1969 pelo lendário descobridor francês Jacques Cousteau e desde então é um naufrágio popular para o mergulho.

Uma das atrações mais interessantes são os três tanques leves japoneses Type-95 que permancem nos destroços. Em todo lugar há minas e torpedos. Não toque em nada!

Tanque Shinkoku Maru © ADAM HORWOOD

O melhor para não-mergulhadores

Eduard Bohlen

Por quê: Um lembrete assustador sobre a força do mar

Onde: Namíbia

Não se engane. Só porque você não precisa mergulhar, isso não faz desse naufrágio um local de fácil acesso. O fotógrafo Christian Ghammachi comenta: "É quase impossível alcançá-lo e as pessoas geralmente só sobrevoam o navio. Você precisa de uma licença para chegar lá e de um guia com um veículo especial".

O acidente ocorreu durante uma pesada neblina ao sul da costa do Namíbia, um famoso cemitério de navios, em 1909. Hoje em dia fica aproximadamente a 800m da terra, onde o deserto invadiu o mar - um lembrete assutador da vulnerabilidade do homem ao oceano.

Naufrágio do navio Eduard Bohlen © CHRISTIAN GHAMMACHI

Fonte: Escrito por Brooke Morton para Redbull

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.