Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Alto risco de incêndio durante o abastecimento

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Alto risco de incêndio durante o abastecimento



Apesar de ter ser tornado comum na internet e sobretudo nas redes sociais relatos de casos em que motos e veículos se incendeiam durante o abastecimento, geralmente causados pelo uso do celular enquanto o piloto ou motorista permanecem no veículo, muitos motoristas ainda ignoram estes riscos de incêndio e até uma possível explosão em postos de combustível.

A ANP (Agência Nacional de Petróleo) possui uma norma que é dada aos donos de postos de que as pessoas sejam orientadas a não falarem ao celular e que desçam do veículo durante o abastecimento, seja moto ou carro. Mesmo aqueles que são alertados, alegam que têm pressa e por isso relutam em colaborar.

Regra – Além da descida dos pilotos e motoristas, a normatização recomenda que os motociclistas e motoristas não atendam celular durante o abastecimento. Infelizmente eta é uma norma que pela comodidade não é cumprida, mas está nas exigências da ANP e todos postos devem cumprir”, explica o assessor técnico do Sinpetro-MS, Edson Lazaroto.

Outro ponto da norma desconhecido por muitos motoristas e até funcionários de postos é o abastecimento com GNV (Gás Natural Veicular). A regra exige que não haja ninguém no veículo no momento do abastecimento, mas poucos são aqueles que saem do carro, afirma Lazaroto.

Confira a seguir algumas dicas que podem salvar sua pele - O tanque está ficando com o nível baixo, então você entra no primeiro posto de combustível que encontra. Você para ao lado da bomba. Desce o apoio lateral. Os seguintes passos podem salvar sua vida:
  • Desligue seu motor – Se gasolina vazar enquanto você leva a mangueira até o tanque, ou porque você encheu demais, você corre o risco de explodir tudo. O motor e escapamento vão estar quentes, e o sistema elétrico pode fazer faíscas. 
  • Retire seu capacete – Se você está com o capacete, não vai conseguir detectar um fogo tão rápido quanto conseguiria sem ele. E se houver um cabo de rádio conectando o capacete à moto, você não vai conseguir evacuar a área com rapidez. 
  • Desça da motocicleta- Por algum motivo este passo costuma ser mais ignorado que os outros. Talvez seja preguiça de descer da moto após uma longa viagem. Mas se a gasolina vazar do tanque, vai encharcar diretamente seu “amigão”. Além de arder pra burro, se alguém acender um cigarro, você vai ter uma bela carreira como transexual. 
  • Encha o tanque, mas não até em cima - Como a maioria das tampas não é selada, a gasolina pode vazar na primeira curva ou buraco. Algumas motos possuem dois tanques lado-a-lado, interligados. Um truque com estes tanques é que, quando você enche o tanque de cima, deve sempre olhar o nível no tanque de baixo. Já que a moto está no apoio lateral, a moto está inclinada também. Se você encher muito, a gasolina vai vazar pelo tanque mais baixo. 
  • Não fume a menos de 10 metros de uma bomba de gasolina – Nem a menos de 10 m da moto, com o tanque aberto. E mantenha a ignição desligada. E principalmente não use seu celular. 
  • Se algum dia você ficar com a “virilha” encharcada de gasolina, despeje muita água em cima. Encharque sua roupa d’água. Isto também vale para qualquer peça de roupa que entre em contato com gasolina. 
  • NÃO ANDE. A eletricidade estática que vai se formar pode “acender” a gasolina com facilidade. Peça para alguém outro correr para buscar a água.Se estiver em casa, não coloque estas roupas para lavar na máquina. Molhe bastante e deixe secar ao ar livre. 
  • Lembrete: se você consegue sentir o cheiro de gasolina, é porque há o suficiente para pegar fogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.