Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas e sugestões de atividades para crianças nas férias escolares

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Dicas e sugestões de atividades para crianças nas férias escolares


As férias escolares da metade do ano já estão aí e é hora dos pais já terem um plano para aproveitar a pausa letiva com os filhos e não perder os fios de cabelo antes da época.

Neste período de férias escolares ou mesmo de longos feriados, quem tem criança pequena sempre tem que ficar procurando alguma atividade para que elas possam ocupar o tempo. As férias de julho dão em pleno inverno deixando as opções bem mais limitadas do que no verão e tem também o problema de que o normal é os pais deixarem para tirar as férias no fim do ano, o que torna o problema bem mais complicado.

Criança em casa por um longo período sem uma atividade direcionada é algo que realmente preocupa os pais. Sem contar que eles ficam impacientes de ficar em casa, começam a cansar da internet, e da TV, então o melhor é ter um planejamento já preparado com atividades especificas para os períodos de descanso dos pequenos. Que poderá se transformar em uma oportunidade de que eles construam novos relacionamentos sociais, e também tenham um maior convívio com os familiares, como avós, tios e primos.

Entendemos a necessidade dos pais em canalizar a energia de seus pequenos e de prover a eles atividades saudáveis e inteligentes que mesmo em férias possa estimular o crescimento sadio. Decidimos hoje apresentar uma lista de doze boas opções de atividades que poderão ser oferecidas ao seu filho. 

Confira o que fazer nas férias escolares!


1 - Existem hoje vários cursos de artesanato que são oferecidos especificamente para crianças em férias, na verdade são oficinas de artesanato, onde a criança pode aprender desde a modelar o barro, até fazer trabalhos de reciclagem. Esses cursos tem a vantagem de serem oferecidos em meio período. O que dá aos pais maior tempo para continuar com suas atividades habituais, sem perder de vista a criança. Um excelente estímulo para a criançada, em idade de 5 a 10 anos. Veja em sua cidade se eles oferecem esses cursos e reserve logo a sua vaga, porque o normal é que eles fiquem lotados na época das férias.

2 - O SESC oferece sempre nas cidades em que estão instalados, colônias de férias que duram em média duas semanas, as crianças entram no período da manhã e voltam para casa no fim da tarde. Essa é sempre uma excelente opção para os pais que são comerciários, já que esse é o pré-requisito para participar da colônia de férias do SESC, veja se em sua cidade tem SESC. Procure se informar das atividades oferecidas às crianças em período de férias e também em feriados prolongados, eles costumam oferecer oficinas de teatro e artesanato.

3 - Se você mora em uma cidade onde existe shopping, eles também costumam oferecer peças teatrais e algumas oficinas, nesse caso a opção geralmente é gratuita, mas a criança deverá está acompanhada de um responsável.


4 - Se sua criança for um pouco maior de 10 a 15 anos, por exemplo, tem a opção dos acampamentos, em hotéis fazendas e mesmo alguns sítios. Geralmente esses acampamentos duram uma semana. Onde são oferecidas uma série de atividades recreativas que irão propiciar a criança um maior contato com a natureza, além de ser uma excelente lição para que eles possam aprender a conviver em grupo e longe da proteção dos pais.

5 - Caso você tenha condições a Disney ainda é o sonho dourado de todas as crianças, e as grandes empresas de turismo costumam ter pessoal capacitado para lidar inclusive com casos de alguma emergência, eles acompanharam seu filho por 24 horas literalmente durante uma media de 12 a 15 dias, e julho é a época ideal para esse tipo de excursão. As empresas aceitam crianças a partir de 10 anos.

6 - Agora se você pretende que seu filho fique em casa aos cuidados dos avós ou de uma pessoa que você tenha contratado para essa época, ou mesmo uma empregada de sua confiança o melhor é ter em mãos alguns jogos como, por exemplo, o Banco Imobiliário, que diverte e instrui ao mesmo tempo. Se jogos de tabuleiro não for uma opção viável no seu caso, você ainda pode ficar com os vídeo games, mas fazendo uma seleção prévia de títulos saudáveis antes e se possível, dar preferência aqueles que exigem movimentação do usuários (controles de captura de movimento).

7 - Um passeio em um zoológico ou parque aquático também são atividades que animam muito as crianças. No caso do zoo, programe-se com antecedência e peça a ajuda de um guia que vai informando o nome e as características dos animais ou faça uma pesquisa prévia na internet para consultar durante o passeio.

8 - Talvez seja o momento de você aproveitar para dar ao seu filho a oportunidade de aprender a brincar com as antigas brincadeiras, como jogar botão, brincar de casinha, jogos com bola, taco ou até mesmo o bom e velho esconde-esconde.

9 - E quem sabe também seja esse o momento de você tirar uma hora por dia para dedicar a ler uma bela historia com seus filhos e depois vocês mesmos montarem um teatro de fantoche com o enredo do que foi lido.

10 - Se a sua situação econômica não estiver muito boa para grandes passeios e tiver que passar boa parte das férias em casa, quem sabe, um karaoquê para que seu filho possa aprender um pouco de ritmo musical. 

11 - Festas ou noites temáticas (festa do pijama, outras). 

12 - Ainda há a opção de uma sessão de cinema em casa. Basta preparar previamente uma bela seleção de filmes, deixar a pipoca e o guaraná a postos e começar a diversão. Se quiser animar ainda mais a coisa, é só convidar mais alguns amiguinhos do seu filho. Vai dar mais trabalho no dia, mas você pode revezar as sessões com os pais dos amigos dos seus filhos na casa deles e tirar um tempo pra você e sua alma gêmea relaxar de vez em quando. Afinal, ninguém é de ferro (rsrsrsrs).

Bem não importa na realidade qual seja a sua escolha, o que você como pai e mãe deve compreender é que seus filhos têm uma grande quantidade de energia acumulada que é preciso que essa energia seja bem direcionada e que sejam estabelecidas regras claras e caminhos por onde ela será direcionada e bem distribuída.

Procure estimular suas crianças a praticar velhas e tradicionais brincadeiras, para a sua cultura esteja sempre viva na memória dos seus filhos.

Há atividades que funcionam quase sempre muito bem e que podem ser adaptadas a qualquer idade, como idas ao cinema com os amigos, visitas a museus, parques e aquários, piqueniques na praia, aulas extra curriculares e workshops de surf, culinária, ciência, entre tantas outras atividades fora de casa.


Há realmente experiências diferentes sem gastar muito dinheiro, que podem transformar umas férias aborrecidas em algo inesquecível. Fique com as nossas sugestões ou use a sua imaginação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.