Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas para criar uma Identidade Visual de valor e coerente

terça-feira, 31 de julho de 2018

Dicas para criar uma Identidade Visual de valor e coerente



Você conhece as etapas necessárias para criar a identidade visual da sua empresa? Primeiramente, é importante ressaltar que o sistema de identidade deve ser coerente com os valores da sua marca.

A partir disso, todo o projeto deverá reunir seus elementos formais — cores, tipografia, símbolo — à sua representação por meio dos veículos de divulgação impressa e digital. Muito se tem falado sobre o assunto, mas nem todas as marcas investem coerentemente em sua imagem e acabam tendo pouca visibilidade no mercado.

Pensando nisso, destacamos 5 passos para ajudá-lo a impulsionar seu negócio por meio de uma identidade visual única e alinhada aos princípios da sua empresa. Confira!

1. Invista no logotipo

O primeiro passo é investir no logotipo. Ele é a essência da marca e deve comunicar todos os seus atributos. Aqui é o momento de fazer a devida escolha da fonte, do símbolo e das cores. É importante levar em conta seu formato e aplicações — dimensões de redução e aumento — para garantir a melhor visualização em qualquer meio de comunicação.

A identidade visual como um todo será composta pela papelaria, ilustrações, embalagens, peças gráficas impressas e digitais, que consistem em uma infinidade de opções, de acordo com cada tipo de negócio.

A linguagem deve priorizar a clareza e objetividade para transmitir a mensagem às pessoas de forma direta. Lembre-se que a simplicidade é o caminho mais curto até o seu público-alvo.

2. Elabore um briefing

O briefing é um documento que reúne as informações necessárias para dar início a um projeto. Para que a criação de um logotipo seja realizada com competência é fundamental a preparação de um briefing de qualidade, detalhando cada objetivo.

Essa etapa é a grande responsável pelo sucesso ou fracasso da criação de uma marca e sua identidade visual. Nessa oportunidade, procure estabelecer de que forma sua empresa deseja ser vista e posicionada no mercado, levantando algumas questões, por exemplo:
  • Como a empresa descreveria os seus produtos/serviços?
  • Que conceito se aplica ao seu negócio?
  • Quem são os seus principais concorrentes?
  • Qual é seu público-alvo?
  • Qual é o diferencial da empresa em relação aos concorrentes?
Esses são alguns questionamentos que devem conduzir o projeto. O intuito é conduzir a elaboração da marca com o máximo de fidelidade aos seus propósitos.

3. Contrate um profissional capacitado

Com o briefing em mãos, a etapa seguinte é contratar profissionais qualificados para colocar seu projeto em prática. Nesse momento, é possível que seu briefing sofra algumas alterações, já que a intervenção de um designer pode levar melhorias no levantamento das questões necessárias para realizar o projeto.

Agências full service são ótimas opções, uma vez que são compostas por equipes especializadas de designers, planejadores, redatores e outros. Não tenha dúvida: confiar em quem está habilitado para essa missão é a decisão mais assertiva e segura.

4. Incorpore os valores da empresa na identidade visual

Durante a elaboração do logotipo, é fundamental compreender a necessidade de deixar claro os valores da empresa na identidade visual. Essa mensagem deve ser transparente, comunicando tais valores e sua missão perfeitamente alinhados à identidade da marca.

Muitas empresas têm demonstrado preocupação em agregar conceitos ajustados com a ecologia, por exemplo. Se o seu negócio estiver pautado nesse segmento, toda sua filosofia deve ser orientada nesse sentido, sem deixar dúvidas.

Adicionalmente, estabeleça uma relação emocional com seu público. É dessa maneira que sua marca provocará impacto, ganhando espaço e notoriedade em função da ideia que transmite.

5. Explore o marketing digital

Estar presente no ambiente digital já é parte essencial das estratégias de marketing. Por isso, manter um site com um blog incorporado ajuda muito na divulgação de uma marca.

Por meio desses canais, você pode produzir conteúdo informativo para seus clientes e potenciais consumidores. Tendo isso em vista, apresente artigos, e-books e vídeos solucionando problemas e sanando dúvidas. Além disso, mantenha links com suas redes sociais, promovendo maior engajamento entre todas as plataformas digitais.

Criar a identidade visual de uma marca para se destacar no mercado requer um trabalho minucioso. Porém, vale sempre a pena investir desde o início. Assim, seu tempo, investimento e sucesso serão bem aproveitados.


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