Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Aprendendo um pouco mais sobre cor

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Aprendendo um pouco mais sobre cor


Como o olho enxerga as cores

Falar da percepção humana sobre cores, não é um assunto dos mais fáceis. A cor é uma informação visual, gerada por um estímulo, que é percebida pelo nosso olho e interpretada pelo nosso cérebro. Portanto é muito mais complexa do que apenas o que estudamos em ótica no colégio, ou o que se estuda em anatomia (no curso de medicina). 

De qualquer forma é interessante notar que a maneira como nosso cérebro interpreta a cor é muito importante (e pouco estudamos isso). Uma cor pode ser relacionada a um sentimento, a um acontecimento, pode despertar emoções e tudo isso influencia em como percebemos esse tom.

O olho humano possui dois tipos de células responsáveis por nos fazerem enxergar: os cones e os bastonetes.

Os bastonetes são células que necessitam de pouca luz para serem sensibilizadas. Entretanto não conseguem formar imagens coloridas ou nítidas. É por isso que a noite ou em locais escuro é muito difícil se distinguir cores.

Já os cones são sensibilizados com uma quantidade grande de luz e geram  imagens nítidas e coloridas. Existem 3 tipos de cones, os azuis, os vermelhos e os verdes. Eles são chamados assim, pois o cone azul é ativado por ondas de comprimento muito aproximado às que formam a cor azul, também chamadas de ondas curtas, enquanto os cones verdes se sensibilizam por ondas de comprimento próximo ao verde, também, chamadas de ondas médias e os cones vermelhos com ondas de comprimento próximo ao vermelho, também chamadas de longas.

Assim, as cores vermelho, azul e verde são as 3 cores que nossos olhos captam. Todas as outras cores que vemos são formadas a partir dessas 3 cores. Por isso essas 3 cores são consideradas as cores primárias da visão e também da síntese aditiva de cor.



Outro fato legal é que, o olho é mais sensível a tons amarelos e verdes (veja o gráfico abaixo)…



Isso explica o fato dos visores noturnos militares e de câmeras fotográficas/filmadoras possuírem essa cor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.