Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Conheça 25 ferramentas para otimizar sua rotina de trabalho

sábado, 4 de agosto de 2018

Conheça 25 ferramentas para otimizar sua rotina de trabalho

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Depois que dispositivos como smartphones, tablets e notebooks (cada vez menores) levaram as ferramentas do dia a dia literalmente para a palma da nossa mão, é cada vez mais difícil viver sem aplicativos e softwares que nos ajudam nas mais diversas atividades cotidianas.

E o mesmo acontece com as ferramentas de vendas. Afinal, é raro encontrar um vendedor que ainda utilize a famosa agenda de papel ou tenha uma pasta com várias fichas de clientes preenchidas a mão, não é mesmo?

Contar com ferramentas de vendas digitais permite maior agilidade e eficiência na rotina comercial, além de muito mais estratégia na hora de se relacionar com os potenciais clientes. Quer saber mais? Neste artigo vamos falar por que essas tecnologias se tornaram tão importantes e, é claro, listar as 25 principais que precisam estar entre as suas favoritas!

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 


Por que ferramentas de vendas são importantes?

Se pensarmos bem, não foi apenas a tecnologia que trouxe transformações para o universo de vendas. O próprio mercado mudou. Se antes era possível ter o executivo de vendas 100% focado em realizar as reuniões comerciais e se relacionar com os clientes, deixando a “papelada” para a secretária ou para o assistente de vendas, há muito esse cenário mudou.

Maior concorrência, margens apertadas, produtos e serviços com autocontratação, mudanças estruturais no departamento e clientes cada vez mais independentes e preparados para a compra são algumas das transformações dos últimos anos.

Com isso, como ter sucesso no papel de vendedor sem correr atrás do que for preciso aprender a fazer para conquistar o cliente? Hoje, o profissional de vendas precisa se virar nos 30 para mapear o mercado, aprimorar o discurso de vendas, divulgar o produto ou serviço, apresentar os benefícios certos e construir um relacionamento de confiança com seus potenciais clientes.

Assim, as ferramentas de vendas ganham força no dia a dia do vendedor – e tornam-se, também, suas principais aliadas para um trabalho mais ágil e mais preciso!

Não são poucas as ferramentas de vendas disponíveis para os vendedores e capazes de transformar a rotina comercial. Neste artigo, separamos as principais delas para diferentes finalidades: comunicação, gestão de projetos, gestão de clientes, monitoramento do mercado, pesquisa sobre o cliente, entre outras. Confira!


25 ferramentas de vendas organizadas por categorias


O olho no olho faz toda a diferença na hora de conduzir uma negociação comercial. Mas bem sabemos que é a cada dia mais difícil conciliar visitas aos potenciais clientes que estão fora da sua cidade de atuação, principalmente nas fases iniciais de vendas.

Não é por acaso que muitas empresas já adotaram o Skype como uma ferramenta de vendas. Na fase inicial de apresentação do produto ou serviço e de descoberta sobre os desafios dos clientes, agendar chamadas por este aplicativo permite escalar e economizar. Além de evitar deslocamentos, as conversas costumam ser também mais objetivas.

O Skype faz chamadas de voz e de vídeo, via aplicativo para celular ou para computador, com a possibilidade de compartilhar tela e arquivos.


Quando a chamada de vídeo envolve mais de duas pessoas, entretanto, existe outra ferramenta de vendas que se torna indispensável para a rotina comercial: o appear.in. A grande vantagem desta ferramenta é a usabilidade.

Não é preciso criar um login ou ter um usuário para começar a utilizar, basta criar um link e compartilhar com as pessoas com as quais deseja se reunir. Cada sala permite até quatro participantes na versão gratuita ou doze na paga, com possibilidade de usar vídeo, voz, chat e compartilhar arquivos.

Outra vantagem do appear.in é sua facilidade de conexão, que permite chamadas de boa qualidade, mesmo no 3G.


Gerenciar ligações pode ser um desafio quando se está boa parte do tempo na rua ou em contato com clientes. Por isso, soluções como a Prestus, se tornam valiosas como ferramentas de vendas.

Esta é a empresa líder em secretária e assistente virtual no Brasil. Funciona assim: ao assinar o produto Número Mágico, você ganha um número fixo para utilizar em seus contatos, prospecções e divulgações. Quando alguém ligar para ele, a chamada é redirecionada para seu telefone celular – o que não tem nada de novo.

O diferencial acontece quando você não atender ou estiver em outra ligação: a chamada é direcionada para a equipe da Prestus, que faz o atendimento seguindo um script profissional e encaminha o assunto conforme o acordado no início do contrato. O serviço funciona 24 horas por dia e o ajuda a não perder nenhuma chamada importante!


Se você possui um site, é fundamental oferecer o atendimento mais rápido para seu potencial cliente que esteja visitando sua página online. Para isso, o melhor caminho é utilizar uma ferramenta de chat, como o Olark.

Ter um chat online como canal de comunicação garante que as dúvidas de seu público potencial sejam resolvidas no menor prazo possível e, muitas vezes, também com a menor dedicação sua ou da equipe. As conversas via chat podem ser facilmente gerenciadas nessa ferramenta de vendas e, com certeza, irão acelerar suas negociações!


Não se pode falar em ferramentas de vendas sem mencionar um bom CRM. O Agendor é uma solução para gestão de vendas simples de usar, sem deixar de entregar a máxima eficiência em todo o acompanhamento do funil de vendas.

Para ser utilizado no software para computador ou no aplicativo, o CRM do Agendor tem as seguintes funções para que você venda com todo seu potencial:
Painel com funil e pipeline de vendas: de forma bastante visual, nossa solução mostra suas vendas em tempo real, separadas de acordo com a fase de negociação.

Registro e notificação de visitas e tarefas: cada interação com o prospect devidamente registrada, com alertas para lembrar sobre os próximos passos.
Análise de interação com os clientes: todo o histórico de contato com prospects e clientes com facilidade de consulta.

Números para tomada de decisão: relatórios sobre as principais métricas de vendas, extraídos em tempo real para facilitar as decisões dentro do negócio.


Sucesso do cliente é uma das prioridades para qualquer equipe de vendas e relacionamento na atualidade. Para isso, nossa sugestão é utilizar uma ferramenta de Help Desk como o Help Scout.

Este tipo de solução é utilizada para organizar as diferentes interações e demandas dos seus prospects e clientes por meio da abertura de tickets (ou chamados) que podem ser gerenciados dentro da plataforma.

Desta maneira, é muito simples saber quais perguntas foram respondidas, quais clientes ainda estão esperando retorno sobre algum assunto e quanto tempo em média se leva para cada tipo de atendimento. Ou seja, além de ajudar no atendimento, esta ferramenta de vendas ajuda também na estratégia da área comercial.


Quais recursos você utiliza para conhecer melhor seu potencial cliente e o mercado em que ele atua antes mesmo da primeira interação? Mostrar-se especialista e capaz de resolver os problemas específicos dele, sem dúvidas, é um diferencial comercial.

Para isso, uma das ferramentas de vendas que pode ser uma grande aliada é o BuzzSumo. Desenvolvida para quem trabalha com Marketing Digital, ela pode oferecer bons insights sobre o negócio do seu cliente.

O BuzzSumo permite entender quais são as empresas com conteúdo mais engajador nas redes sociais para determinado tema, assim como os tópicos que mais levantam interesse do público dentro de determinado segmento. Muito útil para conduzir a negociação e também para pensar diferenciais associados ao seu produto ou serviço!


Outra excelente ferramenta que permite mergulhar no universo do cliente, o Google Trends permite conhecer as tendências de busca para diferentes termos. Você pode filtrar por localização e data e fazer comparações entre diferentes tópicos, avaliando como o negócio do seu prospect (ou o seu próprio negócio) podem ser impulsionados por tendências de busca.

Além disso, cabe ficar de olho no que “o mundo anda pesquisando” para explorar novas oportunidades de mercado e de conhecimento, além de acompanhar os relatórios produzidos pelo próprio Google acerca de temas específicos. Neste link, por exemplo, você confere o que se destacou nas buscas desta ferramenta em 2017!


Precisando estudar melhor a presença online do seu cliente? Estimar quantas visitas mensais o site dele possui por mês? Ou, então, como você e seus concorrentes se posicionam neste sentido? O SimilarWeb é a melhor ferramenta online para fazer este tipo de estudo.

Esta é uma ferramenta para analisar market share na internet, informando visitas estimadas por mês em um site, as principais fontes de tráfego, os principais temas de interesse do público, entre outros dados relevantes.


Se quiser ir ainda mais a fundo na análise do seu próprio site, basta configurar a ferramenta Tail. Ela oferece insights valiosos sobre seus visitantes, com dados sobre interesses, perfil, localização, dispositivos, entre outros. Com isso, é possível criar campanhas de Marketing com segmentações muito mais precisas. Mas não é apenas isso: os dados podem ser utilizados para o dia a dia comercial, gerando insights para prospecção do público ou até mesmo para relacionamento.


Acelerar a estratégia de outbound com uma prospecção ágil e precisa: isso é o que você consegue fazer com o software Ramper. Esta ferramenta de vendas impulsiona o volume de leads gerados para o time comercial, por meio de captura de dados a partir de redes sociais corporativas.

A partir daí, o software automatiza as ações do vendedor, permite a criação de e-mails personalizados e imprime a cadência de vendas mais adequada para o seu negócio.


Já que falamos em prospecção outbound via redes sociais, a solução para vendas do LinkedIn está cada vez melhor. Com o Sales Navigator, você constrói uma estratégia de segmentação e abordagem de seus prospects aproveitando todas as informações de perfil disponibilizadas por profissionais e empresas.

É possível acompanhar e interagir com seus prospects, utilizando as diversas funcionalidades da ferramenta: filtros de pesquisa, mensagens InMail, organização por meio de marcadores e visualização de quem viu seu perfil.


Para os negócios que já estão mais avançados em Business Intelligence e utilização de dados para fins comerciais, o Tableau é uma ferramenta de vendas essencial. Com ela, é possível combinar múltiplas fontes de dados, trabalhar com diversos arquivos e planilhas simultaneamente e gerenciar análises em painéis inteligentes.


O Zendesk é uma ferramenta de vendas muito conhecida por sua função de chat online – mas vai muito além disso. Seus principais recursos são divididos em Guide (autoatendimento), Chat (mensagens em tempo real), Talk (software de central telefônica), Connect (campanhas proativas) e Explore (relatórios e análises).

De acordo com a necessidade de sua operação comercial, você pode adquirir estes produtos isoladamente ou combiná-los para gerenciamento do seu atendimento. Sempre lembrando que sucesso do cliente é uma das esferas mais importantes a serem desenvolvidas em um time de vendas para maior recorrência e volume.


Para negócios nos quais a assinatura de contratos acontece em grande número, contar com uma ferramenta de assinatura eletrônica como a DocuSign garante maior agilidade nos fechamentos de vendas. É possível reduzir significativamente o tempo entre o aceite da proposta e a assinatura do contrato contando com este recurso que, acima de tudo, segue os parâmetros legais exigidos no Brasil.


Se o e-mail é um poderoso aliado do vendedor atualmente, nada mais óbvio do que torná-lo uma ferramenta de vendas mais completa em termos de insights e gerenciamento. Este é o objetivo do YesWare, um plugin que pode ser adicionado ao Gmail e contas do Gsuite, assim como ao Outlook.

Entre suas principais funcionalidades, está a criação de respostas automáticas e a possibilidade de saber quem visualizou suas mensagens (e quando), sem necessidade de solicitar confirmação de recebimento e de leitura.


Desenvolvido pela Resultados Digitais, o RD Station é a ferramenta de automação de Marketing brasileira mais consolidada no mercado. Com esta plataforma, é possível gerenciar campanhas cumprindo diferentes etapas de Inbound Marketing:
  • Atrair visitantes qualificados para seu site
  • Captar leads via landing pages
  • Construir relacionamento com seus prospects ao longo de toda jornada de compra
  • Analisar os resultados e tomar ações em busca do melhor ROI
Vale lembrar que o RD Station também pode ser integrado a outras ferramentas de vendas, incluindo o CRM do Agendor.


Mais uma ferramenta do Google que merece estar nesta lista! Com o Google Alerts, você cria alertas para termos do seu interesse e recebe novas ocorrências em sua caixa de e-mail, de acordo com a sua preferência.

Desta maneira, você pode, por exemplo, mapear novos conteúdos publicados sobre sua empresa, seu ramo de atuação ou até sobre seus clientes. Não há limitação quanto ao número de alertas e pode-se escolher entre receber todos em um único e-mail ou em mensagens separadas.


Digitalizar documentos de forma simples, a partir do seu celular e com excelente qualidade fica mais fácil com aplicativos como o CamScanner. Ele transforma seu telefone em um verdadeiro scanner e permite compartilhar o arquivo diretamente pelo e-mail ou WhatsApp, em formato PDF ou JPEG.


Esqueça o caderno de anotações em papel: com Evernote, você gerencia suas notas de reuniões, telefonemas e visitas aos clientes de forma bastante simples, armazenando tudo na nuvem. Esta excelente ferramenta de vendas e produtividade possui versões para computador e aplicativo para celulares e tablet, com excelentes funcionalidades, tais quais:
  • Criação de diferentes cadernos
  • Criação de notas incluindo texto, imagens e vídeo
  • Captura de conteúdo de páginas na internet
  • Sincronização entre diferentes dispositivos
  • Compartilhamento de notas
  • Pesquisa

Para o gerenciamento de projetos, como um novo treinamento de vendas, um evento para os clientes ou mesmo o desenvolvimento da estratégia do ano, o Trello permite uma visualização bastante customizável e completa de atividades, responsáveis e detalhes de cada ação.

Esta ferramenta é baseada na metodologia japonesa Kanban, que utiliza “cartões” para acompanhar o fluxo dos projetos.


Impressionar os clientes em uma apresentação comercial ou até mesmo palestra de vendas é sempre um desafio – ainda mais quando a empresa ainda não possui modelos de PowerPoint adequados para estas finalidades.

Por esta razão, o Slides Carnival pode ser um bom aliado no seu dia a dia comercial. Esta ferramenta disponibiliza gratuitamente modelos prontos e bastante atrativos de apresentações para PowerPoint ou Google Drive, divididas em categorias como Business, Startups, Elegantes, Criativos, entre outros.


Realizar pesquisas e sondagens com seus clientes e prospects de forma recorrente é essencial para manter a estratégia comercial alinhada às expectativas do seu público. Para este fim, o Typeform é uma das melhores ferramentas de formulários disponíveis em versão freemium (ou seja, gratuita com alguns recursos e aprimorada na versão paga).

Você pode desenvolver formulários, personalizá-los de acordo com sua marca e, principalmente, analisar resultados no dashboard do Typeform ou exportando em arquivos do Excel.


Como anda sua presença nas redes sociais? Precisando de ajuda para conseguir manter a frequência das suas postagens? O Hootsuite é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais com a qual você pode administrar até três perfis de mídias sociais gratuitamente.

Com isso, é possível programar postagens, responder comentários e mensagens e analisar o desempenho via relatórios.


Por fim, a nossa última dica é para você melhorar o posicionamento de sua empresa, mesmo sem contar com uma equipe de criação. O Canva é um software online para edição e criação de peças gráficas e digitais com diferentes finalidades. Posts para redes sociais, apresentações, relatórios, infográficos, e-mails, cartões comemorativos, documentos A4, cartões de visitas e banners são apenas alguns exemplos do que é possível criar do zero ou a partir de modelos bastante requintados visualmente!

Turbine seus resultados com ferramentas de vendas!


Com este artigo, você deve ter percebido que as limitações tornam-se muito menores para o profissional da área comercial com o auxílio das ferramentas de vendas certas. Gestão, produtividade, automação, Marketing… para diferentes demandas, a tecnologia disponibiliza também diferentes recursos, de fácil implantação e operacionalização. Não deixe de alavancar seus resultados contando com as opções que estão na sua mão!



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