Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Para que serve cada formato de papel

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Para que serve cada formato de papel


Papel A4, A5 ou A6: quem nunca ouviu esses termos e ficou se perguntando o que eles significavam?

Saber especificar que tamanho e formato de papel você quer para um projeto gráfico impresso, pode facilitar muito para que seu pedido para a gráfica fique exatamente da maneira que você imagina.

A necessidade de representar e registrar graficamente as imagens que vivenciamos é uma característica do homem desde os tempos mais antigos.

E talvez tenha sido com a invenção do papel pelos chineses que este material, feito com fibras de origem vegetal, consagrou-se como o principal suporte para esta atividade ao longo da história.

Com o aperfeiçoamento de seu uso, métodos de classificar e tipificar o papel foram criados para auxiliar o homem a lidar melhor com este produto.

Podemos classificar os papéis pela sua cor, gramatura, textura e tamanho, por exemplo, mas neste post abordaremos a classificação mais usada pelo público e também pelas empresas que trabalham com processos de impressão Offset: a série A do padrão ISO 216.

Você verá a seguir quais são os tipos mais usados dentro desta classificação e para quais produtos cada material é mais indicado.
Formatos de papel: Série A do padrão ISO 216

Essa classificação, que teve seu uso convencionado justamente pela sua adequação e facilidade de entendimento, é baseada na razão √2.

Para compreender essa tipificação é preciso observar seu ponto de partida.

A série A do padrão ISO 216 parte do tamanho de papel A0, com as medidas 1189x841mm.

A partir daí, essa folha de papel é dobrada pela metade em seu lado de maior extensão, resultando na sequência da classificação: A1, com as medidas 841x594mm.

O mesmo processo se repete no restante da sequência até o formato A10, com as medidas 37x26mm.

Neste vídeo você pode entender melhor essa divisão.
Formato de papel A4

Esse é o formato mais utilizado no dia a dia das gráficas e até mesmo dentro de nossa própria casa.

As medidas do papel A4 (297x210mm) não são nem muito grandes nem muito pequenas, o que possibilita seu uso de maneira mais cotidiana.

Nesse suporte de papel, além da impressão tradicional que fazemos com as impressoras caseiras, é possível confeccionar materiais como cartazes, revistas, catálogos, folders e flyers.

Formato de papel A5

O formato de papel A5 tem as medidas 210x148mm, ou seja, é menor do que seu formato antecessor (A4).

Por isso, ele é utilizado para produtos de dimensões menores, como bloco de notase convites, por exemplo.

Mas lembrando que também é possível (e comum) a confecção de flyers e folders nesse formato de papel.

Formato de papel A6

Com as medidas 148x105mm, esse formato de papel é ideal para produtos como o crachá, por exemplo.

Por ser pequeno mas, ao mesmo tempo, visível, esse formato possibilita a rápida identificação de informações sem ter a necessidade de ocupar muito espaço.

Além disso, vale lembrar que esse formato também é largamente usado para confeccionar bloco de notas e aqui neste link você encontra algumas de nossas opções para este tipo de produto.

Tamanho em centímetros folhas A0, A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7


A0 = 84.1 X 118.9 cm
A1 = 59.4 X 84.1 cm
A2 = 42 X 59.4 cm
A3 = 29.7 X 42 cm
A4 = 21.0 X 29.7 cm
A5 = 14.8 X 21 cm
A6 = 10.5 X 14.8 cm
A7 = 7.4 X 10.5 cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.