Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Porque a sua internet está lenta?

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Porque a sua internet está lenta?

Resultado de imagem para internet lenta

Todos nós pelo menos uma vez, já sofremos com problemas causados pela internet lenta. A conectividade constante traz muitos benefícios para a sua vida pessoal e também no trabalho, por isso quando existe algum problema que atrapalhe essa conexão, fica perceptível o quanto somos dependentes da tecnologia.

Parece que a internet falha sempre na hora em que mais precisamos dela e muitas vezes não sabemos o motivo do problema e nem como resolvê-lo, causando uma situação preocupante e embaraçosa.

Esse problema se agrava quando a velocidade na conexão no nosso ambiente de trabalho é comprometida, pois cada vez mais empresas dependem da internet para acessar produtos, fechar negócios e atualizar planilhas por exemplo, o que pode prejudicar toda a rotina de trabalho.

FATORES QUE INTERFEREM NA VELOCIDADE DA INTERNET

O transtorno da internet com baixa velocidade pode acontecer por inúmeros motivos. Como ela é construída sobre centenas de diferentes tecnologias que tentam conversar entre si, há muitos lugares onde os dados podem ficar um pouco mais lentos antes de alcançar a tela do seu computador. Antes de acionar o seu servidor de internet é necessário se atentar a outros fatores que podem estar prejudicando a sua conexão. 

Confira a seguir algumas dicas de especialistas:

Esteja atento aos seus aparelhos

Um fio solto, uma tomada mal conectada ou uma fonte defeituosa por exemplo, podem ser a causa do problema. É importante verificar as conexões e reparar se não há variações demais na rede elétrica da sua casa. Evitar o uso de adaptadores T (benjamins) para conectar seu roteador evita diminuição da velocidade. Compre um filtro de linha ou estabilizador para ligar seus aparelhos nele e, preferencialmente, tenha um nobreak para seus aparelhos eletrônicos. Linaldo alerta também para ser cuidadoso no manuseio dos equipamentos para não danificá-los ou desconectar algo.

Configuração da conexão

Cheque se seu modem ou roteador não estão configurados corretamente. Se o problema não for esse, você pode ligar para sua provedora de serviços de internet e pedir uma reconfiguração da conexão a internet, que pode ser feita realizando um “reset” da conexão.

Verifique a conexão

Outro fator decisivo e que também afeta a velocidade da internet é o número de dispositivos conectados ao mesmo tempo. Na maioria dos lugares há pelo menos uma conexão por pessoa, às vezes mais. Como consequência, a rede fica sobrecarregada e a internet lenta.

Algumas atitudes fazem a diferença, como o posicionamento do seu roteador. É recomendável manter o roteador em uma lugar alto e central, assim o sinal vai se espalhar melhor no ambiente.

Algo muito comum que prejudica a velocidade de sua conexão são pessoas se conectando na sua rede Wi-Fi sem seu consentimento. Para resolver é só você mudar ou criar uma senha WPA2 no seu roteador. Se você não sabe como mudá-la, peça ao seu provedor de internet para fazer isso remotamente ou procure um guia na internet sobre como pode ser feito.

Problemas com o provedor

Às vezes o problema da internet é com o seu provedor. Quando você perceber que o problema não é com os seus aparelhos, ligue e peça para fazer um teste de velocidade. Explique a situação e peça para um técnico visitar sua residência ou empresa, verificar a velocidade e identificar o motivo da velocidade lenta.

Alguns tipos de internet têm a probabilidade maior de ter algum problema, como é o caso da internet via rádio, que utiliza ondas de rádio frequência para transmitir o sinal de conexão aos computadores, e que pode ter problemas de acordo com a distância, condições climáticas e quantidade de pessoas utilizando. Por isso, é importante verificar a internet ideal, garantindo uma conexão segura.

COMO RESOLVER O PROBLEMA DE INTERNET LENTA

Se sua empresa ou você precisa de uma conexão rápida, sem se preocupar com quedas frequentes de conexão e baixa velocidade, precisa escolher um bom serviço de um bom provedor.

Serviço de internet de maior qualidade trabalha com tecnologia de conexão por fibra óptica. Ela promove a transmissão de dados e voz em longas distâncias com pouca perda de sinal e qualidade, tudo isso com altíssimas velocidades. Baixar programas, documentos e navegar na internet é muito mais rápido e o tempo de espera por downloads seria reduzido ao mínimo.

Ao contrário de outros tipos de internet, com a fibra óptica a oscilação é quase nula, o que faz os problemas de conexão serem raros. A fibra óptica serve para potencializar e dar mais qualidade de conexão à internet que os meios de comunicação necessitam atualmente, para dispor de uma conexão melhor e mais rápida para enriquecer sua experiência de navegação no mundo digital.

Hoje, uma conexão banda larga de alta velocidade é oferecida com cerca de 10 Mbps no mínimo, o que permite downloads a quase 1,25 MB/s.

Os padrões de testes da fibra ótica apontam para velocidades de 10 Gbps, o que resulta em downloads de 1.280 MB/s. É um aumento considerável, que pode ser extremamente importante para quem gosta de jogar games online ou baixar muitos arquivos pela internet.

Geralmente, a configuração do roteador é feita por quem mora na residência, mas muitas empresas provedoras de internet fornecem um modem com roteador.

Por isso se faz necessário nas empresas uma conexão rápida, segura e estável. Sendo assim, empresas de pequeno, médio ou grande porte precisam investir em redes de alta conectividade para promover melhores condições de trabalho a todos.

Outro fator decisivo e que também é afetado pela potência do aparelho é o número de dispositivos conectados ao mesmo tempo. Hoje, na maioria das casas há pelo menos uma conexão por pessoa, às vezes mais. Quando não se tem um aparelho adequado, a rede fica sobrecarregada e a consequência é a internet lenta.

O seu provedor de internet pode ser o culpado, certamente, mas há muitos outros fatores a serem verificados antes de atribuir a responsabilidade. E dependendo de sua necessidade de consumo, você precisará aumentar a sua velocidade de conexão para não ter problemas de velocidade. É claro que com isso também aumentará o seu custo com o provedor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.