Gráfica e Editora Moura Ramos: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Porque o uso de sacolas de papel pode beneficiar o seu negócio Google+

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Porque o uso de sacolas de papel pode beneficiar o seu negócio


Mais do que apenas proteger ou transportar as mercadorias, o tipo de embalagem que uma empresa usa está diretamente ligada à sua imagem. A cada dia, as sacolas de plástico se tornam grandemente malvistas pelas pessoas, e, consequentemente, as embalagens de papel vêm ganhando espaço no mercado.

De fato, sabemos que as sacolas de plástico vêm se tornando cada vez menos populares entre consumidores e lojistas, principalmente nos últimos anos, quando seu uso se tornou até mesmo proibido em algumas capitais do país. 

Diante desse cenário, as sacolas de papel podem mesmo ser uma ótima saída para o empreendedor que busca a qualidade do atendimento aos clientes, sem abrir mão de um preço baixo de investimento e de se manter ecologicamente correto.

Estimule a sua identidade visual

De modo geral, as sacolas de uma empresa estampam a sua marca. Afinal, quem nunca olhou para uma sacola e ficou interessado no seu design e no logotipo que exibe?

Quanto a isso, com as sacolas de papel as oportunidades para criar uma identidade visual excepcional e singular para o seu negócio são muito maiores! Isso graças à alta qualidade de impressão que o produto demonstra — o que permite que o empreendedor gere logotipos e desenhos com diversas cores e formatos.

Assim, além de oferecerem uma maior qualidade de material, elas dão um ar mais sério para a embalagem. Logo, o cliente tem maior probabilidade de utilizá-las em outras ocasiões da sua vida. E é sempre uma boa ideia ter pessoas andando por aí fazendo propaganda do seu negócio sem nenhum custo, certo?

Dê um gás na imagem da empresa

Empresas que são bem-sucedidas no mercado estão sempre de olho na repercussão de suas escolhas estratégicas. Nesse sentido, utilizar sacolas de papel agrega uma imagem positiva ao seu negócio, mostrando o quanto você se preocupa e valoriza o meio ambiente, assim como a qualidade de vida dos seus clientes.

Assim, a utilização de papel nas sacolas evidencia os valores que a marca se propõe a seguir — e, de quebra, comprova o cuidado e o papel que a companhia exerce na criação de um mundo melhor no futuro.
Potencialize o seu marketing

Hoje em dia, muito se fala no tal “marketing verde”; mas o que é isso, afinal? Nada mais do que a preocupação da empresa com a natureza, a vida futura e a saúde das pessoas — utilizada, todavia, dentro da sua estratégia de marketing.

Nesse caso, o setor de comunicação da empresa pode usar esses preceitos para lançar campanhas de conscientização sobre como consumir melhor e preservar a natureza, por exemplo.

Outra boa ideia é treinar os profissionais da empresa, como os vendedores e gerentes, para que eles possam fazer parte deste tipo de iniciativa, e motivar ações internamente.

E, é claro, as sacolas de papel ajudam na criação dessa imagem para o seu empreendimento, fato que também gerará propaganda positiva para o negócio.

Facilite a sua logística

As sacolas de papel podem ser grandes aliadas na hora de melhorar a logística da empresa. Isso porque, além de não ocuparem muito espaço, são leves — o que facilita seu manuseio e transporte.

De certo modo, a ideia conserva a boa logística que as sacolas de plástico oferecem. Mas é uma solução, nesse sentido, muito melhor do que as sacolas de pano ou caixas de papelão, por exemplo.

Ajude na sustentabilidade

Como sabemos, a degradação natural transformou as sacolas plásticas nos grandes vilões dos anos 2000, já que são feitas de derivados do petróleo, que levam séculos para serem processadas pelo meio ambiente.

Em contrapartida, as sacolas de papel são muito melhores para o meio ambiente do que as de plástico. Elas trazem bem menos resíduos e oxidantes fotoquímicos, que geram um impacto ambiental muito grande. 

De fato, estima-se que a natureza leve cerca de 18 meses para degradá-las. E também vale lembrar que, até a sua absorção total na natureza, as sacolas de papel usam um número menor de energia não renovável.

Enfim, não existiria a humanidade sem o ambiente natural, não é mesmo? Por isso, optar por itens que preservem o meio ambiente é sempre a escolha mais responsável!

Aproveite a possibilidade de reciclagem

Este é um tema que converge com o tópico anterior: por ser feito de material biodegradável, as sacolas de plástico podem ser recicladas e reutilizadas. Em 2007, aponta-se que as taxas de reciclagem das sacolas eram de 80%. E, desde então, esses índices vêm crescendo cada vez mais.

Ainda, outra finalidade para as sacolas de papel que não são mais utilizadas e estão indo para a reciclagem é o trituramento. O produto derivado segue para a mistura ao adubo e, assim, passa a ser aproveitado no cultivo de plantas ou alimentos. Nada melhor do que não desperdiçar, não é mesmo?

Diminua os custos da empresa

Obviamente, as sacolas de papel têm um custo diferente do das sacolas de plástico. Mas a boa notícia é que as coisas estão mudando: graças à popularidade do serviço, os preços das sacolas de papel vêm se tornando cada vez mais acessíveis.

E, como ela pode ser reutilizada, vários clientes poderão levar de casa algumas sacolas que pegaram anteriormente em seu estabelecimento — isso pode, inclusive, ser estimulado por meio de campanhas. Mais uma boa chance de reduzir as despesas do seu negócio!

Conquiste um importante diferencial de mercado

Quem não quer se destacar no mercado de vendas, não é mesmo? Com a decida personalização, as sacolas de papel de boa qualidade, podem ser uma característica exclusiva para as lojas. Por isso, investir nesse tipo de solução pode ajudar muito seu negócio.

De fato, com a limitação do uso de sacolas plásticas em várias cidades brasileiras, muitos negócios estão procurando novas alternativas para embalar seus produtos. Fique de olho: as sacolas de plástico estão sendo, dia a dia, cada vez menos usadas.

Em São Paulo, por exemplo, já vigora a Lei da Sacolinha, que proíbe a venda de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. Alguns negócios optam, até, por não confiar nenhum tipo de sacola — apesar de a legislação asseverar que o local de comércio deva oferecer meios para o consumidor transportar suas compras. 

Mas, então, qual benefício esse cenário traz para o seu negócio? O ideal é encarar a proibição das sacolas de plástico como uma oportunidade para que seu negócio cresça e se destaque no mercado em que atua.

Apesar do investimento ainda ser um pouco maior, é preciso levar em conta o retorno que ele trará. As sacolas de papel transmitem uma ótima imagem da empresa e, com isso, há mais chances de que o cliente se fidelize e, até mesmo, faça o chamado marketing boca a boca da empresa. 

Enfim, elas são uma ótima artimanha para impactar os clientes e, consequentemente, aumentar seus lucros. Lembre-se: a preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida do consumidor pode ser um diferencial na hora de se tornar uma empresa cada vez mais bem-sucedida.