Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Saiba como calcular o aproveitamento de papel

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Saiba como calcular o aproveitamento de papel


Bem, hoje voltaremos a falar sobre corte e aproveitamento de papel, um assunto já tratado aqui antes, mas que vale a pena rever.

Primeiramente, porque saber utilizar no seu layout um formato que faça um aproveitamento bom ou, no mínimo, razoável do papel? Porque o cálculo é simples: o que for jogado fora (por não dar aproveitamento, ou seja, não dar para imprimir mais uma via do seu trabalho) quem está pagando é você (ou o cliente), ou seja, o custo final do trabalho impresso será maior. Isso não quer dizer que você não pode fazer um formato bem diferente, que vá custar mais caro por causa da perda, já que, às vezes, a inovação compensa o custo. Mas você tem que estar ciente disso.

Vamos começar falando dos principais formatos e papéis fornecidos pelas fábricas: 

Papel Offset, Couchê e Color Plus: 66x 88cm / 66 x 96 / 76 x 112 / 89 x 117 
Papel Duplex e Triplex (cartões): 66 x 96 / 77 x 113 

Esses são formatos que as gráficas recebem os papéis para depois cortarem nos formatos de melhor aproveitamento.

Aliás, aproveitemos para tratar de uma grande dúvida de quem está começando: Como consigo amostras de papéis? Algumas fábricas fornecem amostras, entretanto, por se tratar de muitos tipos de papéis e gramaturas diferentes é difícil conseguir um mostruário completo, mas vocês podem conseguir algo para começar, entrando nos sites das fabricas de papel e pedindo, explicando que estão começando. Ou vão em alguma gráfica que já tenham algum contato e solicitem.

Voltemos a falar de como se faz um cálculo de aproveitamento de papel. Abaixo vamos ilustrar uma forma de se calcular o formato do trabalho, dando aproveitamento de papel para montagem de layout, mas vale salientar que além da variedade no formato do papel, tem também o formatos das máquinas para impressão, que variam de gráfica para gráfica.

Hoje, o padrão mais comum das máquinas são para trabalhar os formatos: 36 x 52cm / 52 x 72 / 72 x 102cm, mas é preciso sempre deixar uma margem de sangria de em torno de 5mm em cada lado do papel (isso dependerá de cada trabalho, já que quanto maior, maior deve ser a sangria e vice versa).

Vocês poderão encontrar em vários sites tabelas já com várias possibilidades de formatos que permitem um bom aproveitamento do papel, mas o melhor mesmo é saber você mesmo calcular (mas tem-se que saber qual o formato de papel que a gráfica trabalha).

Abaixo segue uma tabela de aproveitamento no formato 66 x 96 (o papel mais comum / mais utilizado) e o 76 x 112 – o número maior, embaixo de cada figura, indica a quantidade total de impressos no formato que se conseguirá imprimir por folha (clicando você abre as imagens maiores).


Até a próxima e esperamos que vocês deixem seus comentários ou dúvidas.


Um comentário:

  1. tienes buenos articulos aqui! Si alguien aquí está buscando un préstamo a tasa 2 a cambio de comprar una casa u otras necesidades de financiamiento, quiero que se comunique con el Sr. Pedro en pedroloanss@gmail.com cuando me presentaron al Sr. pedro en el seminario de vigilancia del mercado, estaba ingresando al mercado como comprador por primera vez. naturalmente, mis necesidades eran un poco diferentes y tenía muchas preguntas. antes de enviarme mi carta de aprobación previa, llamó para hablar conmigo sobre lo que significaba y lo que podría cambiar. se puso a mi disposición prácticamente a cualquier hora por correo electrónico y mensajes de texto. fue muy receptivo y conocedor. también es muy sencillo. Le expliqué cuáles eran mis expectativas en cuanto a la hora de cierre y otros detalles. dijo que cumpliría con esas expectativas pero las superó. Cerré tan rápido que mi agente de bienes raíces y el vendedor, por supuesto, estaban entusiasmados con eso. pero como comprador, aprecié que me guiaran a través del proceso de oferta de préstamo del Sr. Pedro. desde la aprobación previa hasta el cierre, el viaje fue muy fluido y me considero afortunado porque he escuchado historias de terror. Lo recomiendo a cualquiera que busque un préstamo. todo se manejó electrónicamente de manera conveniente y segura

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário.