Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Conheça a ciclovia feita totalmente de resíduos plásticos

sábado, 6 de outubro de 2018

Conheça a ciclovia feita totalmente de resíduos plásticos

Resultado de imagem para CICLOVIA NA HOLANDA É FEITA INTEIRAMENTE DE RESÍDUOS PLÁSTICOS
Conhecida pelo intenso uso de bicicletas como meio de transporte, a Holanda inaugurou no mês passado uma ciclovia feita a partir de resíduos de plástico, como copos, garrafas e outras embalagens. As estruturas pré-fabricadas fazem parte de um projeto piloto que pretende reproduzi-las em estradas pelo país.


O caminho, inaugurado em Zwolle, no nordeste do país, tem 30 metros e corresponde a mais de 218 mil copos plásticos reutilizados. A estrutura deverá ser três vezes mais durável do que seria uma alternativa de asfalto.

A estrutura rodoviária pré-fabricada também tem sensores que monitoram o desempenho da estrada, incluindo sua temperatura, o número de bicicletas que passam por ele e sua capacidade de lidar com o tráfego.

As seções pré-fabricadas da ciclovia são leves, o que facilita o transporte, e ainda permite uma economia de 70% de tempo para instalação. O caminho ainda é projetado para drenar a água da chuva.

Ao jornal britânico “The Guardian”, os inventores do caminho, Anne Koudstaal e Simon Jorritsma, disseram que este primeiro piloto é “um grande passo para uma estrada sustentável e preparada para o futuro, feita de resíduos de plástico reciclado”.

Eles esperam que a estrutura possa ajudar a evitar inundações, com uma cavidade especial para reter a água ou transportar cabos, e durar três vezes mais do que as rodoviárias tradicionais.

Passos para sustentabilidade

No início deste ano, a União Europeia lançou um plano para reformular a lei europeia sobre resíduos plásticos. A iniciativa pretende garantir que cada embalagem no continente seja reutilizável ou reciclável até 2030.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.