Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Confira os incríveis Tardigrados que podem se transformar em vidro

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Confira os incríveis Tardigrados que podem se transformar em vidro

Eles são pequenos, de formato estranho e muito parecidos com pedaços de pele ambulantes.Os famosos tardigrades são invertebrados microscópicos conhecidos como ursos d'água ou leitões Moss.

Esses seres quase parecidos com minhocas de cor clara sobrevivem nas condições mais extremas do mundo e isso se incluem radiação ionizante intensa, vácuo do espaço sideral fervente e até quase 100% de perda de água.

E pesquisas e estudos feitos com os tardigardes revelaram para os cientistas que eles produzem uma espécie especial de "biovidro" que possui proteínas e moléculas essenciais em conjunto até que são reidratados de volta à vida.


Os cientistas estão elaborando testes em cima desta substância produzida por estes seres para ajudar em vacinas áreas que passam por seca. O biovidro é produzido como uma forma de proteção corporal para os tardigrades e isso permite que eles sobrevivam e não percam suas células de água no corpo.

Segundo o pesquisador chefe e engenheiro molecular Juan de Pablo"Quando você remove a água, eles se transformam muito rapidamente em grandes quantidades de moléculas vidradas. É assim que eles permanecem nesse estado de animação suspensa".


Outra área que os cientistas querem explorar com os tardigrades é a da medicina, com o intuito de diminuir o custo de armazenamento de vacinas e mantê-las a frio.

O Dr. em biologia celular da Associação da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, Thomas Boothby, afirma que estes seres são de vital importância para um grande passo para o avanço na área médica, entre outras.

Ele acredita que estudos futuros possam ajudar a entender os mecanismos do organismo do animalzinho. Segundo ele, o objetivo é "Entender a capacidade dos ursos de água para trazer um monte de aplicações, tais como a criação de culturas resistentes à seca ou a estabilidade do material biológico".


1 - Características

Essas criaturinhas da natureza são consideradas as menores que já existiram. Ela possui 1,5 milímetros de comprimento, o equivalente ao tamanho de uma semente de papoula.

Elas adaptam o corpo para os mais diversos tipos de ambientes e temperaturas, se tornando seres surpreendentes em termos de sobrevivência.

2 - Adaptação

Quem olha esse animalzinho pequeno, nem imagina que ele é um perigo sério. O tardigrado possui dentes que rasgam qualquer coisa facilmente. São dentes-punhais que agem de forma rápida e dilaceram o alimento em um piscar de olhos.

3 - Organismo incrível

O pesquisador sueco Ingemar K. Jonsson, da Universidade Kristianstad, resolveu testar mesmo se a resiliência das tardigrados é essa coisa que tanto provaram. Ele lançou, à bordo de uma nave espacial, tardigrados em órbita baixa da Terra, no ano de 2007.

Ele analisou as criaturas, que ficaram expostas a niveis mortais de radiação UV, vácuo, raios cósmicos e detectou que todas elas sobreviveram.

Você já ouviu falar dos tardigrados? Mande seu comentário para gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.