Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: abril 2016

sábado, 30 de abril de 2016

30 de Abril - Dia do Ferroviário

 Dia do Ferroviárioferroviário contribui para o funcionamento do complexo sistema de transportes que é a rede de trens. O mais famoso cargo, e o que mais rapidamente nos vem à cabeça, é o de maquinista - o "motorista", que comanda o trem. Mas ainda há muitas pessoas importantes envolvidas, e todas elas merecem nossa comemoração no dia de hoje.

Para começar, é preciso lembrar que o ferroviário pode atuar em vários tipos de trens: urbanos, turísticos, de carga.
Como sistema de transporte de pessoas ou carga, os trens representam uma opção mais barata, porém insuficientemente explorada no nosso país. Seu custo é bem menor do que o rodoviário, pois os trens são movidos a diesel ou a eletricidade.
Segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), em apenas cinco anos houve um investimento de mais de 1 bilhão de reais no aumento da produção. Além disto, foi reduzido em 50% o índice de acidentes e foram gerados 15 mil novos empregos na indústria ferroviária.

HISTÓRIAS DO TREM NO BRASIL

A primeira estrada de ferro do Brasil foi a Estrada de Ferro Petrópolis, inaugurada em 30 de abril de 1854. Era conhecida também como Estrada de Ferro Mauá, já que foi construída graças ao patrocínio do Barão de Mauá na empreitada: ligar a Praia da Estrela, na Baía da Guanabara, à raiz da Serra de Petrópolis. Já a locomotiva, trazida da Inglaterra, era homenagem à esposa do Barão de Mauá. Chamava-se "Baroneza" (com 'z' mesmo, por causa da grafia antiga).
Foi criada ainda no mesmo século outra estrada de ferro, no Rio de Janeiro, tendo em vista o desenvolvimento da região. Chamava-se Estrada de Ferro D. Pedro II, mas mudou o nome para Estrada de Ferro Central do Brasil após a Proclamação da República, em 1889. Sua principal função era integrar as áreas urbanas que não paravam de crescer, devido à chegada de imigrantes, libertação dos escravos e crise da lavoura canavieira. A Central do Brasil foi se estendendo e, com o tempo, serviu também para ligar o subúrbio ao centro da cidade do Rio de Janeiro.

30 de Abril - Dia Nacional da Mulher

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil




Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade.

Ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais.

Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de abril, o Dia Nacional da Mulher também homenageia e lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos.

Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial.

O combate ao sexismo, a misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia, seja em escolas ou em instituições com foco na luta pela igualdade.

Origem do Dia Nacional da Mulher

O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, através da lei nº 6.971, de 9 de junho de 1980, como homenagem a Jerônima Mesquita, uma enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil.

Jerônima também foi a fundadora do Movimento Bandeirante, que tinha como objetivo principal promover a inserção da mulher em todas as áreas da sociedade. Jerônima Mesquita esteve também envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres.

A data do Dia Nacional da Mulher foi escolhida por ser o dia do nascimento desta líder e icônica cidadã.


sexta-feira, 29 de abril de 2016

A importância de ser flexível no trabalho e na vida pessoal





A sabedoria chinesa ensina:

“Em noite de tempestade, as árvores rígidas são as primeiras a quebrar. As flexíveis se curvam e deixam o vento passar…”

Muitos negócios e relacionamentos “morrem” por ausência de flexibilidade.

A palavra flexível nos remete a algo maleável, fácil de manejar. Ter a competência da flexibilidade significa estar aberto a novas ideias e apto a responder prontamente por mudanças. A flexibilidade, somada à iniciativa, promove inovação em métodos, processos, soluções e produtos.

Um profissional flexível, diante de um obstáculo, busca soluções inovadoras para atingir os resultados desejados. Transforma, incrementa ou cria processos de trabalho e procura vender suas ideias e propostas de mudança.

Uma pessoa flexível, além de abraçar novas ideias, busca aliados para o sucesso da implementação das mesmas. Um exemplo de profissional flexível seria aquele que após ter a oportunidade de se envolver em atividades de Treinamento e Desenvolvimento se propõe não só a colocar em prática novos aprendizados e conceitos, como ser um multiplicador, divulgando e promovendo as mudanças internamente.

Quando o profissional se dispõe a sair da zona de conforto e encontra oportunidade de emitir opiniões e sugestões sobre os processos de trabalho, passa a ser capaz de se questionar, criticar processos e rever paradigmas. Com iniciativa e flexibilidade impulsiona-se a inovação.

Felicidade, prosperidade e sucesso não combinam com rigidez. Quanto mais rígida é uma pessoa, maior será seu sofrimento. Flexibilidade é uma característica de pessoas bem resolvidas. É uma das melhores estratégias de sobrevivência na vida e nos negócios. Ser flexível é um poderoso diferencial na busca pelos seus objetivos.

O chamado “jogo de cintura” é um exercício de flexibilidade e diplomacia; com ele podemos resolver as situações difíceis e complexas. Ser flexível não significa perder sua autenticidade, cedendo a tudo e a todos. É entender, negociar e adaptar-se às circunstâncias.

Flexibilidade é a capacidade de adaptar-se positivamente à mudança, ajustando suas atitudes de acordo com as mais diferentes e conflitantes situações do cotidiano. Adotando essa postura você só tem a ganhar.

Fonte: Por Sileide Lima para o Global Empregos

Dicas para montar um plano de carreira



Todo profissional deve ter os objetivos de sua carreira definidos. Começando pela profissão escolhida, determinar planos, mesmo que de curto prazo, para avaliar o que consegue entregar e que vai agregar valor a sua profissão é fundamental.

A diretora em transição de carreira da Right Management, Matilde Berna, diz que um plano de carreira é feito de escolhas. “A cada fase da carreira e da vida existem escolhas que são importantes avaliar. Fazer um plano de carreira é olhar em uma perspectiva e traçar objetivos ao longo do tempo”.

Em que fase da carreira você está? É preciso avaliar se está começando a carreira ou na fase de consolidação, entre 40 e 45 anos. Fazer um plano de carreira está relacionado ao que te motiva, te interessa e o que tem como objetivo.

Segundo Matilde, esses objetivos podem ser delineados todos os anos, ou em uma linha de longo prazo. É preciso analisar em que ponto você está e onde pretende chegar. “Também é importante conhecer quais suas habilidades, conhecimentos, interesses, o que te motiva efetivamente?”

Ser claro em suas escolhas. De acordo com Matilde, quando você se enxerga, sabe em que momento está, quais habilidades e conhecimentos você carrega, é mais fácil saber onde quer chegar, quais os objetivos: ser gerente?, gestor? presidente? É preciso conhecer o que falta para chegar onde você quer.

Não precisa decidir o que quer ser daqui a 20 ou 30 anos. Ao escolher uma profissão, é preciso prestar atenção no mercado para conhecer que a construção de uma carreira não é simples. “Tem percalços e conquistar os objetivos é um trabalho árduo”.

Olhar para o mercado. Conhecer a complexidade do mercado, “conhecendo os obstáculos, você traça um plano interessante, mas não irreal”, diz Matilde. Um plano de carreira não é traçado em linha reta. “É uma opção sua escolher a universidade que vai cursar, escolher a atividade que vai fazer, mas você não tem total domínio de onde vai trabalhar e se o mercado vai responder positivamente às suas ações”, destaca Matilde.

Autoconhecimento. O profissional deve buscar conhecimento sobre os significados deste trabalho em sua vida. Quanto de dinheiro quer ganhar, o quanto está disponível em relação ao tempo, a mobilidade. Segundo Matilde tudo isso é investimento financeiro e de tempo.

“O plano de carreira tem que ter clareza de quem é o profissional, das suas habilidade, do que eu já conhece e com o que tem afinidade. É muito importante olhar para o mercado e ver para onde ele está indo.

A diretora de carreira, enfatiza que quando se fala de sucesso na carreira, não estamos falando apenas de capacidade cognitiva e de habilidades, mas também de ter também boas atitudes, conduta, em qualquer ambiente.

A sua capacidade de lidar com essas relações, com os conflitos e com a pressão é fundamental para ter uma carreira bem sucedida. “Não basta ter somente uma grande capacidade técnica, e sim atitude frente aos problemas”, finaliza.

Fonte: Portal Administradores.com e http://www.editoraevora.com.br

29 de Abril - Dia Internacional da Dança

Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.

Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.

O Japão preservou o caráter religioso das danças. Até hoje, elas são feitas nas cerimônias dos tempos primitivos.

Em Roma, as danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), e dançava-se em festas e bacanais.

Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura.

No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, em que cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças.

Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo.

O maracatu, o samba e a rumba são prova disso, pois através das danças vindas dos negros, dos índios e dos europeus esses ritmos se originaram.

Hoje em dia as danças voltaram-se muito para o lado da sensualidade, sendo mais divulgadas e aceitas por todo o mundo. Nos países do Oriente Médio a dança do ventre é muito difundida; e no Brasil, o funk e o samba são populares. Além desses, o strip-tease tem tido grande repercussão, principalmente se unido à dança inglesa, pole dance, também conhecida como a dança do cano.

Fonte: Por Jussara de Barros para o Brasil Escola

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Cuidado com o Wifi Ultraleve oferecido no WhatsApp


Whatsapp sem gastar internet é um golpe: Cuidado, o link que circula no Whatsapp prometendo que ao convidar 15 amigos através do mesmo link, ele poderia ativar um programa chamado Wifi Ultraleve, onde o usuário poderia usar o Whatsapp sem gastar internet, na verdade é um golpe.

Mais uma vez os usuários do Whatsapp caem em armadilhas preparadas por golpistas e gente inescrupulosas. Esses golpistas estão sempre antenados aos assuntos do momento e deles se utilizam para criar iscas atrativas para as suas vítimas.

Dessa vez o assunto abordado é a possibilidade da internet vir a ser limitada e cortada no fim da franquia contratada, o que impossibilitaria o uso do Whatsapp. E claro, a isca se aproveita do fato de que seria sensacional poder usar o Whatsapp sem gastar internet.
Whatsapp sem gastar internet
Link promete Whatsapp sem gastar internet, mas na verdade é um golpe para fazer o usuário assinar pacote de plano debitado do saldo do celular.
Ao clicar no link prometendo a possibilidade de usar o Whatsapp sem gastar internet , o usuário é levado para o endereço http://mobiapps.pro/?lang=en&CC=BR#, um site malicioso que para enganar o usuário, imita o site oficial do Whataspp, inclusive disfarçando as suas intenções maliciosas colocando links oficiais. Dentro desse site, o internauta se depara com a frase: “Parabéns! Seu dispositivo suporta o Wifi Ultraleve. Convide seus 15 amigos para ativar o Sinal do WiFi“.

Após convidar os 15 amigos e depois clicar em ativar, o usuário é levado para um site de assinaturas do MEU CLUB TV da DINDO com tarifação semanal de 4,99/semana para usuários Tim/Claro/OI e tarifação diária de R$ 0,39/dia para usuários VIVO debitados do saldo.

Existem no reclameaqui centenas de queixas por cobrança indevidas efetuadas por essa empresa DINDO (Leia Aqui). A maioria das pessoas reclamam que não sabem o porque estão sendo cobradas, já que não solicitaram o serviço. Talvez agora saibam.

Resumindo o golpe: Além do usuário ser obrigado a compartilhar o link/convite para 15 amigos e espalhar a praga, ao final do processo ele será premiado com um serviço que debitará um bom dinheiro de seu saldo do celular. Para piorar as coisas, ele nunca irá conseguir usar o Whatsapp sem gastar internet através do Wifi Ultraleve, que nem sequer existe.

Compartilhe essa postagem com seus amigos e evite que ele caiam nesse golpe e fiquem disseminando esse link safado nos grupos do Whatsapp.


28 de Abril - Dia da Sogra

Sim, existe Dia da Sogra! Guarde esta data: 28/04








Sogra é o nome que se dá para a mãe do namorado (a) ou esposo (a). Ela é geralmente representada como uma figura que não se dá tão bem com o genro ou nora, sendo inclusive tema de muitas piadas. 

O cantor Dicró, pro exemplo, ficou famoso por escrever diversas músicas com piadas sobre a sua própria sogra. Muitas delas acabaram ficando famosas entre os brasileiros. Existe também no Brasil, o escritor Andrey do Amaral, que lançou o livro "Como Enlouquecer Sua Sogra", que se tornou sucesso.

Mas este relacionamento nem sempre é ruim, existem muitas sogras que se dão muito bem com os parceiros dos seus filhos. Na maioria dos casos, eles acabam se tornando muito amigos. E o Dia Internacional da Sogra é o momento de demonstrar todo este carinho! Ele é comemorado no dia 28 de abril pelos brasileiros. Esta data costuma celebrar a relação entre que as pessoas tem com as suas sogras.


28 de abril - Dia internacional da educação

O dia 28 de abril marca o Dia Internacional da Educação



Antigamente as relações sociais eram organizadas na vertical. Hoje, horizontais, rápidas e velozes. Pedagogo, aquele que conduzia a criança pela mão, é, hoje, aquele que acompanha, lado a lado, dá a mão para apoiar e apoiar-se. Participa, incentiva, dialoga, aprende na direção do "inédito viável" de Paulo Freire. Que se pense em educar para a cidadania, com direitos e condições efetivas de acesso inclusive às redes sociais. Sem distinção de nacionalidade, sexo, idade, cor, credo, classe social.

Pais e professores passem a aprender com os filhos, que são hoje guias de seus pais no manuseio de aparelhos eletrônicos. De certa forma, no entanto, é a mesma história do mundo, só que a passos largos. No ritmo digital, reproduzindo eletronicamente, sem calo nas mãos, antigas tarefas manuais. Mas a luta por um mundo melhor continua. Mundo sonhado por Martin Luther King. Anunciado por S. Paulo: nem judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher... Mundo onde mestre também aprende. E de repente, no dizer de Guimarães Rosa. Mundo de contos de fadas resgatados como fonte de atração turística no mundo mágico de Walt Disney.

Por isso, país do futuro não combina, no presente, com estradas esburacadas, políticos corruptos, impunidade dos ricos, juros altos, impostos escorchantes, seguridade social insegura, saúde precária, insuficiência de transportes coletivos. Dessa forma não se alcança o amanhã. Gente acomodada sonha quimeras ao longo de um cotidiano improdutivo.

Educação é uma questão, basicamente, de filosofia e psicologia. Conteúdo se alcança mediante pesquisa, mas a aprendizagem eficaz tem sua força motriz na motivação. Aprender é querer e querer é empenhar-se. O conhecimento tem seus limites, mas sem fronteiras, sem muros nem cercas elétricas nem justificativas para pichações. As pernas caminham para onde a cabeça quer.

O tamanho do mundo é do tamanho da cabeça de cada pessoa.


quarta-feira, 27 de abril de 2016

As belas imagens criadas pela artista Nino Chakvetadze



As calorosas sensações das lembranças da infância tomam nossa mente quando vemos o trabalho da artista Nino Chakvetadze, da Geórgia. A própria Nino afirma: "Não somos mais crianças, e isso faz com que eu queira desenhar aquilo que vivi e que deixou marcas em meu coração. Dei muita sorte, pois nasci numa família que valoriza muito os laços familiares, o respeito aos mais velhos, e na qual o respeito aos outros fazia parte do cotidiano. Tanto as crianças quanto os adultos deveriam saber a verdade sobre si mesmos".


O pessoal do Incrível.club selecionou 20 imagens das mais cativantes, cheias de amor e de calor humano que vocês poderão apreciar a seguir:











































27 de Abril - Dia do Sacerdote


O Dia do Sacerdote é comemorado no dia 27 de abril. O sacerdote mais conhecido e influente hoje é o Papa Francisco.

Um sacerdote é considerado um representante do sagrado, ou seja, é visto como uma autoridade/ministro religioso. O sacerdote tem habilitação para participar e até dirigir rituais sagrados e cerimônias de culto de alguma religião. Sua posição é denominada como sacerdócio.

O termo sacerdote pode ser considerado sinônimo de padre, principalmente em culturas ocidentais cristãs e católicas.

O sacerdote é uma pessoa fiel em sua crença, sendo visto como alguém que ministrava os sacrifícios a Deus (cultura dos hebreus) e também como sacrificador (em povos ?gentios? ou não-judeus).

Pode-se considerar o sacerdote como um canal de Deus na terra, ou seja, ele possui um bom contato com a(s) divindade(s) da religião específica. As questões espirituais, muitas vezes, são transmitidas a eles pelos fieis em busca de conselhos.

Origem do Dia do Sacerdote

Não sabe-se o motivo de escolha do dia 27 de abril como Dia do Sacerdote, mas sabe-se da importância de tais pessoas em diversas religiões, tais como o cristianismo, judaísmo, hinduísmo e outras.

É fato que sacerdotes existem desde os primórdios dos tempos e em sociedades mais primitivas, possuindo geralmente esse trabalho em período integral com total dedicação, porém, em alguns casos é um trabalho ocasional.


27 de Abril - Dia da Empregada Doméstica

Quem não tem tempo para os afazeres domésticos como passar, lavar, cozinhar e limpar a casa sabe como é necessário contratar alguém que execute esses serviços em troca de remuneração. E, como nossa casa é um ambiente que desejamos que seja o mais agradável possível, é importante que a empregada doméstica saiba cuidar de um lar como se fosse seu.
É um trabalho difícil e, por estas e outras, as empregadas domésticas vêm sendo cada vez mais valorizadas hoje em dia. Com isso, conseguem fazer valer seus direitos. A recente conquista do depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS - mesmo que opcional para o empregador, é sinal de que os tempos mudaram.

terça-feira, 26 de abril de 2016

26 de Abril - Dia do Goleiro



O goleiro traz uma responsabilidade imensa nas costas:

Ele é o último obstáculo que pode fazer com que o atacante adversário não marque um gol.

Em competições de importância internacional, como uma Copa do Mundo, a pressão em cima de quem fica no gol é ainda maior.

Uma falha (ou, como diriam os torcedores, um "frango") pode impedir o time de ganhar o título mundial.

Isso faz do goleiro o homem de confiança do treinador. Nos pênaltis, o "homem do gol" pode conhecer a glória ou o fracasso.

A torcida aplaude os bons desempenhos, mas as vaias diante de um movimento errado podem desestabilizar emocionalmente o maior dos calmos.

Às vezes, o goleiro pode ofuscar seus colegas de campo. É o que ocorre com Oliver Kahn, goleiro da Alemanha, considerado um dos melhores jogadores do mundo.

No futebol, esporte em que os mais destacados são os "fazedores" de gols, é surpreendente que o homem que representa o anticlímax do jogo - já que o goleiro está aí para tentar frear a alegria representada pelo gol - consiga tanto reconhecimento. Mais uma prova de que os goleiros estão tendo seu esforço e função reconhecida pela torcida.

Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br

26 de Abril - Dia da Primeira Missa do Brasil

A Primeira Missa, em tela de Victor Meirelles (1861).
A grande cruz, entretanto, só existiu na segunda missa.
Quatro dias após ter chegado em Porto Seguro, no Domingo de Páscoa, em 26 de abril de 1500, Cabral determinou que se realizasse uma missa no ilhéu da Coroa Vermelha. Foi a Primeira Missa celebrada em solo brasileiro e o evento foi documentado pela Carta de Caminha. Era o último ano do século 15.

Cabral ordenou a presença de todos os capitães na Missa. Mandou armar um esperavel, e dentro dele um altar mui bem corregido.

A Primeira Missa foi celebrada pelo frei franciscano Henrique Soares de Coimbra, auxiliado pelo padre Marcos de Oliveira Ferreira. No total, eram oito frades, todos franciscanos, todos presentes e todos rezaram em latim.

A bandeira de Cristo, trazida por Cabral de Belém, ficou hasteada durante a Missa. Não há menção de Caminha quanto a existência de uma cruz na Primeira Missa.

Acabada a Missa, frei Coimbra desvestiu-se e subiu numa cadeira alta, de onde fez uma pregação do Evangelho, terminando com referências à chegada dos portugueses na terra achada.

Elevação da Cruz em Porto Seguro, tela de Pedro Peres (1879).
Conforme o relato de Caminha, a grande Cruz foi usada apenas
na Segunda Missa, celebrada em 1º de maio.
A cerimônia foi também acompanhada pelos tupiniquins. No final, levantaram-se muitos deles, tangeram corno ou buzina, e começaram a saltar e dançar um pedaço. Esse foi o primeiro registro da música e da dança brasileira.

A Cruz e a Segunda Missa - 1º de maio

Uma grande cruz foi confeccionada por dois carpinteiros, entre 27 e 28 de abril, despertando a curiosidade dos índios, provavelmente devido às ferramentas usadas.

Essa Cruz foi a razão pela qual o rei Dom Manuel batizou o Brasil com o nome de Santa Cruz, em 1501. Veja os Nomes do Brasil:

Pindorama. Assim os índios chamavam essas terras quando Cabral chegou. Segundo Theodoro Sampaio, o termo da língua tupi pode ser traduzido como o país das palmeiras. A denominação continuou sendo usada pelos nativos, por muito tempo. Provavelmente, designava apenas parte do litoral do Nordeste.
Terra da Vera Cruz. Segundo a Carta de Caminha, esse foi o primeiro nome dado por Cabral, em 22 de abril de 1500.
Ilha de Vera Cruz. Nome usado por Caminha na assinatura de sua Carta, em primeiro de maio de 1500.
Ilha da Cruz aparece no regimento de D. Manuel entregue a João da Nova, no início de 1501, que deveria fazer escala no Brasil, à caminho da Índia. O mesmo nome, ou com variações como ylha da † ou ylha da Cruz, aparece em outros textos portugueses até 1507. A cruz referida foi aquela erguida em Porto Seguro para e Segunda Missa.
Terra de Santa Cruz ou simplesmente Santa Cruz. Esse nome foi registrado em 29 de julho de 1501, na carta, em espanhol, do rei Dom Manuel, que informou aos Reis Católicos a descoberta do Brasil. D. Manuel cita também em outra carta de 1505 (download, 83MB), aos mesmos reis: "...á qual terra puz o nome de Santa Cruz: e isto foi porque na praia arvorou uma cruz muito alta. Outros chamam-lhe terra nova ou novo mundo". O nome Terra de Santa Cruz continuava sendo usado, em 1640, como indica o Atlas de João Teixeira Albernaz.
Terra dos Papagaios. Essa denominação foi feita, principalmente por italianos, desde 1501, e depois na França. A denominação está em alguns mapas feitos até os anos 1520.
Brasil. Sua origem é incerta, mas o nome era usado séculos antes da descoberta do Brasil.

Monumento à Primeira Missa erguido em
Coroa Vermelha, em abril de 2000.
Em 30 de abril, Cabral ordenou que os portugueses se ajoelhassem e beijassem a grande Cruz, que estava encostada em uma árvore, na margem de um rio. Buscavam mostrar aos índios a reverência que tinham por aquele símbolo. Os portugueses acenaram aos índios, que os observavam, para que repetissem o gesto, o que fizeram.

Em primeiro de maio, Cabral desembarcou com sua bandeira e definiu um local, na praia, bem visível para se fixar (chantar) a Cruz em terra. Ela foi trazida de onde estava, com os frades franciscanos à frente, cantando como em uma procissão. Apareceram alguns índios que se dispuseram a ajudar a carregar a Cruz. Ela foi, então, fixada com as armas e a divisa do rei de Portugal. Um altar foi armado em sua base e o frei Coimbra rezou a Segunda Missa do Brasil. Os índios presentes acompanharam os portugueses, imitando os rituais. Após a pregação, Coimbra colocou crucifixos de estanhos em vários índios.


segunda-feira, 25 de abril de 2016

O que é Coaching?




Há diversas teorias sobre a origem do termo “coach” no contexto do desenvolvimento de pessoas, mas, em algum lugar da história, ele compartilha um ancestral comum com o verbo em inglês “coax”, que significa PERSUADIR. O profissional de coaching atua como um ESTIMULADOR externo que desperta o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas pautadas em uma metodologia de eficácia comprovada e, então, o Coach (Profissional) acompanha seu Coachee (Cliente), demonstrando interesse genuíno (às vezes chamado de carisma) para APOIAR os seus clientes de Coaching (Coachees) a acessar seus recursos internos e externos e, com isso, melhorar seu desempenho.

Além dessa definição, há outras interpretações sobre a função, o comportamento e as características de um coach. Dependendo das circunstâncias, é possível que o coach precise adotar estilos muito diferentes a fim de atender às necessidades de seus coachees. Entre os fatores que podem influenciar na abordagem de coaching estão a complexidade da meta, os riscos de erro na realização da tarefa, o nível inicial de disponibilidade para o coaching por partes dos integrantes da equipe, sua autoconfiança e capacitação para a tarefa e o nível de maturidade para a aprendizagem demonstrado pelo coachee (até que ponto ele se mostra capaz de cogerenciar o processo de coaching).

25 de Abril - Dia da Contabilidade



O Dia da Contabilidade é comemorado anualmente em 25 de abril.

A data é uma homenagem ao profissional de contabilidade, responsável pelo controle, planejamento e coordenamento financeiro de uma empresa. Ao contrário do que muitos pensam, o dia 25 de abril se comemora o Dia da Contabilidade e não o Dia do Contabilista.

O curso de ensino superior (bacharel) em Ciências Contábeis é a preparação para o profissional que deseja seguir a carreira da contabilidade.

No Brasil, os profissionais da área comemoram a profissão em várias datas diferentes, por exemplo: Dia do Empresário da Contabilidade (12 de janeiro); Dia do Contador (22 de setembro); Dia do Técnico em Contabilidade (20 de novembro).
Origem do Dia da Contabilidade

O Dia da Contabilidade surgiu em homenagem ao senador João Lyra Tavares que, em 25 de abril de 1926, defendeu a regularização da profissão de contábeis no Brasil. João Tavares é considerado o patrono da contabilidade brasileira.

A regulamentação da profissão, no entanto, só aconteceu com o Decreto nº 20.158, de 30/6/1931, oficializando as ciências contábeis no Brasil.

O Dia da Contabilidade foi oficialmente criado a partir da Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979.

Até o mês de abril de 2012, o Dia da Contabilidade era chamado de Dia do Contabilista, no entanto, a partir desta data o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou a alteração do termo Contabilista para "Profissional da Contabilidade".


domingo, 24 de abril de 2016

A vida secreta dos objetos

Surfando pela web nos deparamos com esta curiosa coleção de imagens obtidas a partir de fotografias e algumas delas, possivelmente manipuladas digitalmente, que retratam situações inusitadas tendo como principais elementos, objetos inanimados combinados com clips de prender papel. 

Infelizmente desconhecemos a autoria destes trabalhos, mas que merecem nossa atenção pela boa dose de criatividade e pitada de humor. Confiram: