Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: maio 2022

sexta-feira, 27 de maio de 2022

O Branding que ninguém fala... mas o cliente vê!!!


Há muitas coisas sobre Branding que ninguém vai te ensinar. Publicações inteiras discorrem sobre o tema, no entanto, colocá-lo em poucas palavras é complicado, certamente não é um tópico muito claro.

Mas vamos esclarecer algumas gafes e trabalhar em cima disto.

Chega de pensar que o Branding é apenas usar um Mock-up com o seu logo nos papéis de carta. Isso não expressa o espírito do seu negócio, nunca o resuma apenas a isto, isto não é a sua identidade. A primeira impressão é sua obrigação, quando uma pessoa é introduzida pela primeira vez para a sua empresa, ele/ela vai concluir um julgamento rápido sobre a sua marca.

Consumidores desenvolvem lealdade à sua marca quando as expectativas são atendidas, quando se sentem confortáveis.

E um belo trabalho de fotografia pode te ajudar, e muito, neste papel.

Como um rápido exemplo, olhe para a Apple, mas calma, olhe de novo, olhe a Apple como empresa:

Ela projeta toda uma cultura empresarial humanista e uma forte ética empresarial. Ela se caracteriza por apoio a boas causas e envolvimento na comunidade.

Estes valores do negócio são evidentes em tudo o que fazem, desde seus produtos inovadores até a sua publicidade, através do direito de seu serviço ao cliente.

A Apple é uma marca emocionalmente humanista que realmente se conecta com as pessoas. E não é mentira que quando as pessoas compram ou usam seus produtos ou serviços, elas se sentem parte da marca, como uma tribo.

É essa ligação emocional que cria a sua marca, e isso fideliza, não puramente seus produtos e um logotipo de mordida.

Logo design e design de identidade são totalmente diferentes, tem papéis distintos. Juntos sim, formam uma imagem de um negócio ou produto. Frente á tudo isto, o logotipo vira uma forma mais simples de mostrar seu negócio, através do uso de uma marca ou ícone, e apenas isto. Na mesma nota, também deve-se afirmar que um designer não pode “fazer” uma marca, só o público pode fazer isso. Um designer faz parte da fundação da marca.

Também trouxe outros exemplos de empresas menores e mais palpáveis que trabalharam bem neste lado da identidade. A Joco por exemplo: De espírito ético, a Joco trabalha basicamente com copos, mas não é só isto, eles cuidam de seu café, tanto quanto a mãe terra cuida de você.

Seus materias são ambientalmente seguros, combinados com design inteligente, e esta sim é a melhor razão para beber de seus copos. Eles são de mentalidade eco, a embalagem pode ser reutilizada e até postada como um tubo, pelo correio. Vejam o projeto todo no Behance, vale o clique, sintam-se abraçados.













E também a Sweet Chick, um restaurante localizado em Williamsburg, Brooklyn. Logo design, o menu, design do site, a vitrine, aventais personalizados, fotografia… Tudo de ar “rústico”.

O Torimen, restaurante yakitori & ramen, localizado em Hong Kong. Ramen é o foco, mas isso não os fez perder a chance de trabalhar na identidade do restaurante, um logotipo moderno, menu, uniforme, sinalização e materiais promocionais.

E o RUWEN’S, que segundo o designer, tem o “sentimento americano” para o site todo e para as ilustrações, em vez de fotos. As marcas precisam criar uma relação emocional com as pessoas.

Tenho um amigo que sempre fala para usarmos os nossos projetos para fazer a diferença. “O projeto pode fazer a diferença na forma como vivemos”, ele diz .
“Precisamos começar a pensar sobre como podemos usar as nossas ferramentas de design para incentivar as pessoas a mudar. Pense se você estiver em um projeto sobre sustentabilidade! Isto realmente pode mudar muita coisa sobre como algumas pessoas vêem algumas outras coisas, e você faz isso!”















Designers precisam fazer isto a fim de atingir um público maior do que apenas o pequeno grupo de sempre, apesar destes passos parecerem exigir uma nova forma de pensar sobre o projeto, eles são passos fundamentais para o caminho daqueles que querem construir uma grande marca e tornar a vida melhor para aqueles que vão experimentá-la.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Como escolher a embalagem perfeita para o seu delivery?

Uma empresa do ramo alimentício de sucesso é composta por vários elementos, como o bom atendimento e a capacidade de oferecer uma experiência gastronômica incrível aos clientes. A entrega em domicílio também é um fator a ser considerado, já que é sinônimo de comodidade e oportunidades de venda. 

Por conta disso, a embalagem para delivery deve transmitir os valores de sua marca, ao mesmo tempo, ter resistência e proteger o alimento. Se você tem interesse pelo tema e deseja saber mais a respeito, leia este texto até o fim!

Considere alguns pontos antes de escolher

Listamos, logo abaixo, alguns fatores que você precisa levar em conta para escolher as embalagens perfeitas para o seu delivery. Confira!

Integridade

Você escolhe a melhor carne, capricha nos outros ingredientes e faz um sanduíche digno de ser fotografado e exposto em um outdoor. Porém, durante o caminho até a casa do cliente, o revestimento não protege o alimento e ele acaba todo desmontado.

Não é difícil imaginar a insatisfação que o cliente terá ao se deparar com aquele projeto de lanche, certo? Embrulhos como saquinhos de papel e papel-manteiga, apesar do baixo custo, são péssimas opções, porque não mantêm a integridade do hambúrguer.

Temperatura

Você provavelmente também já passou por essa situação: pediu um lanche para ser entregue em casa, chamou a família e preparou a mesa com pratos e talheres. Na hora de experimentar aqueles alimentos vistosos, sente uma terrível sensação: a comida está gelada!

Isso é péssimo, pois nada melhor do que sentir que o lanche acabou de ser preparado e ainda está quente. Caixinhas de isopor e papelão não são efetivas para manter a temperatura, além de serem extremamente poluentes e trabalhosas.

Sustentabilidade

Falando em poluição, que tal contribuir para um planeta mais sustentável? Embalagens biodegradáveis são ótimas alternativas e demonstram a preocupação de sua empresa com o meio ambiente, o que pode gerar valor aos olhos dos clientes.

Personalização

Embalagem e sacola personalizadas com a logomarca de sua hamburgueria, por exemplo, aumentam as chances de você fidelizar os seus clientes. Afinal, essa personalização funciona como uma forma de você impactar as pessoas visualmente e fazer com que elas se lembrem de seus serviços em vez dos concorrentes. 

Além disso, também demonstram mais profissionalismo de seu estabelecimento, passando uma imagem mais responsável e comprometida. Aos poucos, sua marca será mais facilmente reconhecida.

Escolha a melhor embalagem para delivery

Depois de analisar todos esses critérios, você deve ter chegado à conclusão que as melhores opções são personalizadas, sustentáveis, capazes de proteger o alimento e mantê-lo quentinho por mais tempo, certo?

Portanto, procure empresas no mercado que sejam especializadas em fazer embalagens para fastfood e delivery, como a gente, que apostam em tecnologia, experiência e competência para produzir uma perfeita para o seu tipo de negócio.

Algumas de suas vantagens são: 
  1. economia; 
  2. práticidade; 
  3. resistência; 
  4. sustentabilidade; 
  5. acomodam melhor o alimento; 
  6. mantêm a temperatura; 
  7. não deixam os líquidos vazarem. 
Não se esqueça de que a embalagem para delivery pode ser um diferencial competitivo, ajudando o seu estabelecimento a ser uma opção frequente de seus clientes. Por isso, invista nesse quesito e prepare para atendê-los da melhor maneira possível — até os mínimos detalhes fazem diferença!

Se você precisa de soluções para sua lanchonete ou restaurante, entre em contato conosco — nós podemos ajudar!

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Confira os incríveis Tardigrados que podem se transformar em vidro

Eles são pequenos, de formato estranho e muito parecidos com pedaços de pele ambulantes.Os famosos tardigrades são invertebrados microscópicos conhecidos como ursos d'água ou leitões Moss.

Esses seres quase parecidos com minhocas de cor clara sobrevivem nas condições mais extremas do mundo e isso se incluem radiação ionizante intensa, vácuo do espaço sideral fervente e até quase 100% de perda de água.

E pesquisas e estudos feitos com os tardigardes revelaram para os cientistas que eles produzem uma espécie especial de "biovidro" que possui proteínas e moléculas essenciais em conjunto até que são reidratados de volta à vida.


Os cientistas estão elaborando testes em cima desta substância produzida por estes seres para ajudar em vacinas áreas que passam por seca. O biovidro é produzido como uma forma de proteção corporal para os tardigrades e isso permite que eles sobrevivam e não percam suas células de água no corpo.

Segundo o pesquisador chefe e engenheiro molecular Juan de Pablo"Quando você remove a água, eles se transformam muito rapidamente em grandes quantidades de moléculas vidradas. É assim que eles permanecem nesse estado de animação suspensa".


Outra área que os cientistas querem explorar com os tardigrades é a da medicina, com o intuito de diminuir o custo de armazenamento de vacinas e mantê-las a frio.

O Dr. em biologia celular da Associação da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, Thomas Boothby, afirma que estes seres são de vital importância para um grande passo para o avanço na área médica, entre outras.

Ele acredita que estudos futuros possam ajudar a entender os mecanismos do organismo do animalzinho. Segundo ele, o objetivo é "Entender a capacidade dos ursos de água para trazer um monte de aplicações, tais como a criação de culturas resistentes à seca ou a estabilidade do material biológico".


1 - Características

Essas criaturinhas da natureza são consideradas as menores que já existiram. Ela possui 1,5 milímetros de comprimento, o equivalente ao tamanho de uma semente de papoula.

Elas adaptam o corpo para os mais diversos tipos de ambientes e temperaturas, se tornando seres surpreendentes em termos de sobrevivência.

2 - Adaptação

Quem olha esse animalzinho pequeno, nem imagina que ele é um perigo sério. O tardigrado possui dentes que rasgam qualquer coisa facilmente. São dentes-punhais que agem de forma rápida e dilaceram o alimento em um piscar de olhos.

3 - Organismo incrível

O pesquisador sueco Ingemar K. Jonsson, da Universidade Kristianstad, resolveu testar mesmo se a resiliência das tardigrados é essa coisa que tanto provaram. Ele lançou, à bordo de uma nave espacial, tardigrados em órbita baixa da Terra, no ano de 2007.

Ele analisou as criaturas, que ficaram expostas a niveis mortais de radiação UV, vácuo, raios cósmicos e detectou que todas elas sobreviveram.

Você já ouviu falar dos tardigrados? Mande seu comentário para gente!


quarta-feira, 18 de maio de 2022

Saiba como fortalecer a marca: Identidade visual da empresa


Entenda como fortalecer a identidade visual de sua empresa e explicar o que é conceito visual e branding.


O que é conceito visual?

São os princípios que regem uma empresa e os elementos formais que a representam visual e sistematicamente.

Na última década, o componente visual passou por uma profunda transformação, especialmente numa sociedade na qual a informação se caracteriza pelo tratamento predominantemente visual.

Com isso, é comum a comunicação se fazer com cores e movimentos. Sem falar das formas que quase instantaneamente são processadas pelo cérebro.
O que é a identidade visual de uma empresa?


A identidade visual de uma empresa é um conjunto de elementos gráficos que a identificam visualmente.

Por exemplo, logomarca, padrões tipográficos, símbolos gráficos, conjunto de cores. arquivos digitais dos sinais gráficos e aplicações específicas, como papelaria, formulários, sinalização, frotas e, sobretudo, uniformes profissionais.

Trocando em miúdos, identidade visual é o conjunto projetado para representar graficamente uma organização.

É pela identidade visual que uma empresa pode reunir toda sua referência visual.

São pelas informações visuais – as disposições e os arranjos gráficos – que a empresa vai se estabelecer dentro de um padrão que irá consolidar sua marca e seu produto.

Em decorrência da valorização e da profusão da imagem que ganham amplo espaço no mercado, toda empresa deve aproveitar essa brecha para se consolidar e se comunicar com os seus clientes, aproveitando também para ressaltar seus valores e seus serviços.

Ao criar uma identidade visual, o empresário tem a facilidade de apresentar seus produtos e sua equipe.

Uma das formas mais práticas de apresentar isso aos clientes é apresentar uma equipe treinada e uniformizada.

Esse é um tipo de identidade visual que leva o cliente imediatamente à marca. Além do mais, ao ser recebido por colaboradores uniformizados o cliente se sentirá seguro e confortável para fazer um pedido, compra ou até mesmo tirar dúvidas.

Afinal, o funcionário que veste a camisa da empresa é a melhor pessoa para apresentar, demonstrar e explicar o produto.

Sem falar que os colaboradores uniformizados deixam o ambiente bonito, organizado, seguro e, sobretudo, atrai a atenção do público ou consumidor a ser conquistado.

Isso é um atributo a mais para o empresário e o seu negócio.

Como criar uma identidade visual para uma empresa?


Não há nenhuma dificuldade em criar uma identidade.

Basta que, antes de iniciar, o empresário siga um rápido passo a passo, respondendo às seguintes questões: 
  • qual é a missão da empresa? 
  • o que se pretende informar? 
  • qual é imagem que se quer transmitir? 
  • e, em poucas palavras, qual é o modelo do negócio? 
Em seguida, é preciso escolher:

Nome: é a designação que a organização adota e pela qual ela doravante será reconhecida. 

Logotipo: é a versão gráfica do nome, é mais informativo porque é representativo.

Símbolo: é a figura ou desenho que acompanha o logótipo. O símbolo tem a força de memorização e de tornar mais simples a comunicação formal da organização.

Gama cromática: complementa a identificação visual, além de conferir uma carga emocional à identidade visual.

Curiosidade: Um terço (33%) das 100 principais marcas usam a cor azul em seu marca. (Zuza

Slogan: é a expressão que reforça os atributos da organização.

A identidade visual é, portanto: 
  • o resultado de um percurso de criação; 
  • a revelação da identidade da empresa; 
  • a visibilidade de seus atributos; 
  • a integração e reforço mútuos; e 
  • a harmonia na conjugação de todos esses elementos. 
Qual a importância da identidade visual para uma empresa?


A identificação visual é o fator responsável por materializar a identidade da organização e estratégico para uma comunicação direta e efetiva.

É comum a alguns empresários pensarem que ao escolher o nome da empresa, ainda que seja expressivo e que venha acompanhado de uma ideia exclusiva, basta.

Ao contrário, por mais que um nome seja perfeito, ele é apenas um nome.

Só se tomará uma marca a partir do momento em que for percebido como um sinal gráfico pelos clientes e consumidores.

Somente após o nome ser representado visualmente sob uma determinada forma é que se tornara de fato uma identidade visual.

É só no momento em que uma organização se apresentar ao mercado com uma mesma imagem, tanto em sua logomarca, como impressos e, principalmente, com seus colaboradores uniformizados, ela se tornará efetiva sua identidade visual.

Será somente mediante a identidade visual que a empresa irá formalizar sua personalidade visual.

Como fortalecer a identidade visual de uma empresa?


A fim de que uma empresa possa estabelecer sua identidade visual e fazer a comunicação, é preciso que ela descubra seu público-alvo. Para tanto, ela pode lançar mão de estratégias para estudar o mercado.

Isso feito, torna-se importante apresentar uma proposta de valor ao mercado e mostrar de forma sucinta e direta a razão pela qual cliente deve escolhê-la.

Com essas informações organizadas, está na hora de gerir ideias e conceitos que devem ser trabalhados de forma mais criativa possível.

É nessa etapa que será feito um brainstorming (discussão em grupo com intuito de resolver questões criativas) para iniciar o processo criativo.

Após o brainstorming, haverá um filtragem do que será usado, ou seja, qual conceito será trabalhado a partir de então. 

Depois de construída a marca, é fundamental que a organização invista nas redes sociais e ofereça um bom atendimento.

Para tanto, é imprescindível que se crie um plano de marketing, a fim de que o retorno seja medido e calculado. 

De acordo com o professor de marketing Philip Kotler, um dos principais motivos para se usar o marketing é que ele é responsável por grande parte do crescimento e do desenvolvimento econômico da empresa. 

O marketing estimula a pesquisa no mercado e oferece ideias inovadoras, além de examinar os consumidores e as organizações que os atendem e ser o responsável pelos bons resultados de uma organização.

De acordo com o relatório realizado pela Lucidpress em parceria com Demand Metric, a apresentação consistente de uma marca aumenta em média 23% a receita de uma empresa.

A repetição e consistência são os dois pilares de um trabalho para fortalecer a identidade visual de uma empresa. Ao apresentar sua marca de forma consistente, com o tempo, os consumidores irão internalizar os valores de sua empresa e ficarão mais propensos a comprar.

Fortalecer a identidade visual já é prioridade em muitas empresas.

89% dos profissionais de marketing dizem que brand awareness (métrica que mede o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores) é um dos objetivos mais importantes, seguido por vendas e geração de leads, segundo o Content Marketing Institution.

A seguir, saiba como o uniforme pode ser a peça chave para o crescimento de seu negócio.

O uso do uniforme profissional


O escritor italiano Umberto Eco, em seu livro Psicologia do vestir mostra que o vestuário faculta a comunicação.

Para o autor, a roupa não serve apenas para cobrir o corpo do frio ou do calor. O vestuário deve ser analisado como uma forma de inventar a comunicação.

Segundo uma pesquisa feita pela Pam Moore, a primeira impressão de uma marca é formada em 10 segundos,mas são necessários de 5 a 7 impactos para os consumidores se lembrarem do logotipo.

Então, ao adotar o uso de um uniforme personalizado com a identidade visual da empresa, a marca ganhará exposição e isso ajudará o trabalho de branding (gestão da marca).

Sendo assim, o uniforme profissional mostra que o indivíduo pertence a um determinado grupo social, cultural e intelectual, criando assim uma identidade visual potente e eficaz.

Uniformes para empresas promovem a marca e fortalece a imagem corporativa:
  • Reflete a imagem da empresa 
  • Cria uma identidade visual única 
  • Aumenta a produtividade da equipe 
  • Passam excelência e cuidado com os clientes 

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Super dicas para criar um catálogo que vende


Ao criar um catálogo que venda você precisa ter como foco promover a sua imagem em cada página. Abaixo seguem algumas ótimas dicas que vão fazer a diferença no catálogo profissional da sua empresa!

Criar um catálogo que transmita credibilidade e confiança, que expanda o seu público e que convença os utilizadores a comprar... é um grande desafio!

E como adoramos desafios, apresentamos alguns pontos que irão ajudar na criação do seu catálogo profissional, para que cumpra o seu objetivo final: vender.

Tome nota!

CATÁLOGOS QUE VENDEM

1 – Crie especificamente para o seu público


Adeque o design do catálogo ao seu público-alvo. Se o seu público for jovem, o catálogo será drasticamente diferente de um catálogo dirigido a um público sénior.

Se a sua empresa comunica com vários tipos de público, tenha vários tipos de design para corresponder ao estilo e necessidades dos seus públicos.

Um catálogo eficaz deve mostrar como o produto ajuda as pessoas a alcançar o estilo de vida a que aspiram, e a reforçar a identidade e imagem que ambicionam.


2 - Invista no design
A CAPA

A expressão “não julgue um livro pela capa” não se aplica aos catálogos! Porquê? Porque os potenciais clientes vão formular, de imediato, um julgamento sobre o seu negócio com base na capa, e é essa primeira impressão que induz a decisão de abrir e interagir com o catálogo.

Por isso, a capa deve ser esteticamente atrativa e, em simultâneo, ser clara quanto ao que o catálogo inclui. Se o design da capa não for eficaz, a venda está condenada à partida.

O INTERIOR

Sabemos que a tendência será poupar no número de páginas do catálogo, mas, por vezes, isso significa também poupar na qualidade. Porquê?

Porque os seus produtos precisam de espaço para terem uma existência própria e para chamar a atenção dos utilizadores. Coloque-se no lugar do seu público e tente imaginar como se sentirá ao folhear o catálogo. Conteúdo muito denso provoca cansaço visual, confusão e, por consequência, rejeição do catálogo.

Por exemplo, se o seu nicho for relógios de luxo, será importante ter menos itens por página, para evidenciar a qualidade e a singularidade do seu produto. Da mesma forma, este tipo de público valorizará um papel de qualidade superior, fotografias de alta qualidade e exatidão de cores, para que possa folhear demoradamente e com satisfação todas as páginas, dando atenção aos detalhes de requinte e à história do seu trabalho.

É por isso que a escolha da gráfica é um dos aspectos mais determinantes para o sucesso do seu catálogo!

TEXTO

Não fique apenas pelo texto habitual (descrição do produto, preço, materiais, etc.). Na verdade, essas informações são, em muitos casos, a última coisa que o utilizador quer ler. O que o público procura encontra-se resumido nesta expressão: “o que é que eu ganho com isto?”.

Assim, foque-se nos benefícios finais para o cliente. Por exemplo, em vez de escrever “Shampoo Orgânico de Mel”, prefira “Deixe o seu cabelo brilhar como nunca” ou “Volume e suavidade incríveis”. Se vender roupas para o frio, não foque apenas nas características do vestuário; envolva o cliente numa atmosfera intimista de uma noite de inverno cheia de conforto em família. Em suma, não queira que o usuário fique apenas informado; faça-o sentir a emoção certa.

Se apropriado para o seu nicho de negócio, inclua dicas rápidas de utilização do produto, conselhos profissionais, curiosidades ou informações úteis. Desta forma, é mais provável que o utilizador guarde o catálogo, rentabilizando assim o tempo de vida útil do mesmo. O utilizador pode até recomendar o catálogo a alguém ou emprestar a um amigo.

Dica extra: Rentabilize o seu catálogo e date-o por um período mais prolongado. Por exemplo, prefira 2022/2022 em vez de apenas 2022.


3 – Facilite a compra

Não esqueça de tornar o seu catálogo funcional. Crie uma seção dedicada a informações mais práticas, como termos e condições, encomendas mínimas, formas de pagamento, prazos de entrega, formas de expedição, política de trocas e devoluções, entre outras.

As últimas páginas são, habitualmente, um bom local para reunir essas informações. Ainda que lhe pareça uma seção menos sedutora, e que considere que essa informação não precisa de constar no catálogo porque está disponível no website, para o público é muito importante ter essas respostas sempre à mão. Facilite a vida do cliente quando ele tomar a decisão de comprar.

Dica extra: Evite a lógica “R$40 produto, R$10 taxa de envio”. Prefira “R$50 produto, frete grátis”.


4 - Marketing Multicanal

Tenha também uma versão online do seu catálogo. Porquê? Porque os clientes gostam das duas versões!

Além disso, os documentos PDF também são indexados pelo Google; por isso, poderá conceder um bom posicionamento ao seu catálogo nos motores de busca.

E não pare por aí – divulgue o seu catálogo nas redes sociais e através de email marketing.


Precisa de uma boa impressão para o seu próximo catálogo? Fale conosco
!


quarta-feira, 4 de maio de 2022

Dia das Mães 2022


A data comemorativa é um momento de celebrar e agradecer a todas as mamães pela dedicação, amor e carinho que dão aos seus filhos.

O Dia das Mães é uma data móvel, ou seja, sem um dia fixo, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em diversos países, a celebração acontece em outras datas, desde março até dezembro. A data comemorativa é um momento de celebrar e agradecer a todas as mamães pela dedicação, amor e carinho que dão aos seus filhos todos os dias, de forma incondicional. Mas, afinal de contas, quando será o Dia das Mães em 2022?

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi realizado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. No entanto, somente em 1932 o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no País. 15 anos mais tarde, em 1947, a data do Dia das Mães passou a ser incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil.

Quando será comemorado o Dia das Mães?

Como dito anteriormente, o Dia das Mães é comemorado anualmente no segundo domingo de maio. Por este motivo, esta data é móvel, sendo modificada todos os anos. 

Confira quando cairá a data em 2022 e nos próximos três anos:

2022 –  8 de maio de 2022
2023 – 14 de maio de 2023
2024 – 12 de maio de 2024
2025 – 11 de maio de 2025