Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: fevereiro 2022

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Novo RG com registro único é lançado pelo Governo

Carteira de identidade digital, o novo RG, reunirá CPF, Carteira de Trabalho e outros documentos
Imagem: Agência Brasil

Carteira de identidade digital, o novo RG, reunirá CPF, Carteira de Trabalho e outros documentos. Conheça vantagens e quando começará a valer

Mais uma novidade para quem há muito tempo esperava pela carteira de identidade digital. O novo RG com registro único, que reúne CPF, título de eleitor e carteira de trabalho, em um único documento dispensa a necessidade de carregar diversos documentos quando a situação exigir. Saiba quando começa a valer.

A cerimônia de anúncio da criação da carteira nacional de identidade unificada, válida em todo país, foi realizada na tarde desta quarta-feira (23). O presidente assinou decreto durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.
Quando começa a valer o novo RG? Entenda

A nova carteira de identidade digital usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos. A emissão do novo RG será gratuita, os institutos de identificação terão prazo até 6 de março de 2023 para se adequar à mudança. O decreto entrará em vigor no dia 1º de março.

De acordo com o governo, os documentos continuarão a ser emitidos pelos órgãos estaduais, bem como as secretarias de Segurança Pública. No entanto, terão o mesmo formato e padrão de emissão.

Com a novidade, o procedimento passará a ser realizado da seguinte maneira: os órgãos estaduais de registro civil irão receber o pedido do cidadão e validarão a identificação pela plataforma do governo federal, o Gov.br. O documento continuará a ser emitido em papel, mas os cidadãos poderão acessar a nova identidade no formato digital.

"Gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão", destacou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos.

Novo RG reunirá vários documentos, além de permitir maior segurança - Imagem: Divulgação TSE

Novo RG trará mais segurança. Saiba como


O novo documento digital é considerado como mais seguro porque vai permitir a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive offline. Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o documento facilitará a segurança já que será emitido de maneira unificada, evitando assim, diversas fraudes e crimes. "A gente avança para um novo tempo de controle, de seriedade e de tranquilidade da população brasileira", afirmou.

A mudança permite que o cidadão possa emitir a nova carteira nacional de identidade em uma unidade da federação diferente, o documento já vai contar como segunda via, uma vez que estará vinculado ao número do CPF. Caso a pessoa que solicita a identidade não tenha ainda o CPF, o órgão de identificação local faz de imediato a inscrição dela, seguindo as regras estabelecidas pela Receita Federal.
Prazo do novo RG

O documento, quando estiver disponível — a partir de 1º de março — terá validade de dez anos. Os documentos atuais de cidadãos com idade até 60 anos também serão aceitos por até dez anos. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.

Por ter a possibilidade de inclusão do código padrão de viagem internacional, o documento pode ser lido por equipamento e poderá ser também documento de viagem. Já que terá o código MRZ, o mesmo usado em passaportes.

Quais são as vantagens do novo RG?

O documento unificado digital possui diversas vantagens. Confira algumas delas:
  • Acesso facilitado aos cidadãos a outros serviços públicos, como a realização digital da prova de vida para o INSS;
  • Auxiliará na identificação do cidadão para a concessão de benefícios sociais e adesão a programas federais;
  • Maior segurança contra a falsificação da carteira de identidade;
  • Possibilidade da declaração múltipla de filiação;
  • Inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil;
  • Declaração de gênero não binário;
  • Permite reunir diversos documentos: título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, CNH, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep;
  • Poderão constar, ainda, indicativos para pessoas com necessidades especiais e o Código Internacional de Doenças (CID).
Vale destacar que todas as informações extras são facultativas. Desse modo, cabe ao cidadão decidir por incluir ou não os registros complementares.

*Com informações da Agência Brasil

JEAN ALBUQUERQUE | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
PUBLICADO EM 23/02/2022, ÀS 20H50

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Pensando fora da caixa


Por todo o mundo, graças a internet e novos avanços tecnológicos, vemos mudanças constantes no nosso dia a dia e sobre tudo na forma como fazemos as coisas.

Agora não basta apenas aprender e exercer uma profissão, é preciso reaprender diariamente e melhorar processos constantemente, inovar e principalmente ser criativo. E isso vale também para as nossas atividades domésticas do dia a dia.

Acompanhe os trechos da matéria abaixo publicada na revista Brasil e Energia Petróleo e Gás e reflita:

Em 1998, a Kodak tinha 170 mil funcionários e vendia 85% do papel fotográfico utilizado no mundo. 

Em apenas 3 anos, o seu modelo de negócio foi extinto e a empresa desapareceu. 

O mesmo acontecerá com muitos negócios e indústrias nos próximos 10 anos e a maioria das pessoas nem vai se aperceber disso. 

As mudanças serão causadas pelo surgimento de novas tecnologias.

Conforme exposto na Singularity University Germany Summit, em abril deste ano, o futuro nos reserva surpresas além da imaginação. 

A taxa de inovação é cada vez mais acelerada e as futuras transformações serão muito mais rápidas que as ocorridas no passado. 

Novos softwares vão impactar a maioria dos negócios e nenhuma área de atividade estará a salvo das mudanças que virão. 

Algumas delas já estão acontecendo e sinalizam o que teremos pela frente. 

O UBER é apenas uma ferramenta de software e não possui um carro sequer, no entanto, constitui hoje a maior empresa de táxis do mundo. 

A Airbnb é o maior grupo hoteleiro do planeta, sem deter a propriedade de uma única unidade de hospedagem. 

Nos EUA, jovens advogados não conseguem emprego. 

A plataforma tecnológica IBM Watson oferece aconselhamento jurídico básico em poucos segundos, com precisão maior que a obtida por profissionais da área. 

Haverá 90% menos advogados no futuro e apenas os especialistas sobreviverão. 

Watson também orienta diagnósticos de câncer, com eficiência maior que a de enfermeiros humanos. 

Em 10 anos, a impressora 3D de menor custo reduziu o preço de US$18.000 para US$400 e tornou-se 100 vezes mais rápida. 

Todas as grandes empresas de calçados já começaram a imprimir sapatos em 3D. 

Até 2027, 10% de tudo o que for produzido será impresso em 3D. 

Nos próximos 20 anos, 70% dos empregos atuais vão desaparecer. 

Em 2018, os primeiros carros autônomos estarão no mercado. 

Por volta de 2020, a indústria automobilística começará a ser desmobilizada porque as pessoas não necessitarão mais de carros próprios. 

Um aplicativo fará um veículo sem motorista busca-lo onde você estiver para leva-lo ao seu destino. 

Você não precisará estacionar, pagará apenas pela distância percorrida e poderá fazer outras tarefas durante o deslocamento. 

As cidades serão muito diferentes, com 90% menos carros, e os estacionamentos serão transformados em parques. 

O mercado imobiliário também será afetado, pois, se as pessoas puderem trabalhar enquanto se deslocam, será possível viver em bairros mais distantes, melhores e mais baratos. 

O número de acidentes será reduzido de 1/100 mil km para 1/10 milhões de km, salvando um milhão de vidas por ano, em todo o mundo. 

Com o prêmio 100 vezes menor, o negócio de seguro de carro será varrido do mercado. 

Os fabricantes que insistirem na produção convencional de automóveis irão à falência, enquanto as empresas de tecnologia (Tesla, Apple, Google) estarão construindo computadores sobre rodas. 

Os carros elétricos vão dominar o mercado na próxima década. 

A eletricidade vai se tornar incrivelmente barata e limpa. 

O preço da energia solar vai cair tanto que as empresas de carvão começarão a abandonar o mercado ao longo dos próximos 10 anos. 

No ano passado, o mundo já instalou mais energia solar do que à base de combustíveis fósseis. 

Com energia elétrica a baixo custo, a dessalinização tornará possível a obtenção de água abundante e barata.                       
No contexto deste futuro imaginário, os veículos serão movidos por eletricidade e a energia elétrica será produzida a partir de fontes não fósseis. 

A demanda por petróleo e gás natural cairá dramaticamente e será direcionada para fertilizantes, fármacos e produtos petroquímicos. 

Os países do Golfo serão os únicos fornecedores de petróleo no mercado mundial. 

Neste cenário ameaçador, as empresas de O&G que não se verticalizarem simplesmente desaparecerão. 

No Brasil, o modelo de negócio desenhado para a Petrobras caminha no sentido oposto. 

Abrindo mão das atividades que agregam valor ao petróleo e abandonando a produção de energia verde, a Petrobras que restar não terá a mínima chance de sobrevivência futura. 

E você? O que pensa sobre todas estas mudanças que já estão acontecendo e outras mais que estão por vir?

Comente! A sua opinião é muito importante para nós!

Fonte: Revista Brasil e Energia Petróleo e Gás, edição de Dez/2016

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Confira 10 formas criativas de organizar a sua área de trabalho [vídeo]


Veja uma seleção com diversas ferramentas incríveis para você personalizar o seu computador e de quebra ganhar mais produtividade.


Personalizar o seu computador pode ser muito legal, principalmente porque através disso é possível deixar o visual muito mais interessante e com a sua cara, além de garantir mais personalidade e, de quebra, aumentar a produtividade.

O Baixaki selecionou dez ferramentas incríveis que vão transformar a sua Área de trabalho completamente. Você vai poder adicionar recursos especiais e até mesmo organizar melhor a bagunça deixada pela grande quantidade de itens que todos nós adoramos deixar espalhados pelo Desktop.

1. Colorindo as pastas do Windows

Folder Colorizer

10 formas criativas de organizar a Área de trabalho [vídeo]

Que tal organizar melhor os seus arquivos dentro do computador, separando todo o conteúdo por pastas coloridas? Isso é possível com o Folder Colorizer.

A execução é muito simples. Depois de instalar o aplicativo, ele passa a residir no menu de contexto do Windows. Para colorir as pastas, clique sobre qualquer uma delas com o botão direito do mouse e selecione a opção “Colorize!”.

Para voltar à cor original, clique em “Restore original color”.
Além de trazer algumas cores pré-definidas na memória, o Folder Colorizer também permite que você crie novas tonalidades de cor. Isso pode ser feito facilmente clicando em “Colors...”, dentro da função “Colorize”. Basta escolher a cor e adicioná-la à biblioteca.

2. Tenha mais de uma Área de trabalho

Dexpot

10 formas criativas de organizar a Área de trabalho [vídeo]

Está difícil de organizar a sua Área de trabalho? Tudo bem, com o Dexpot você pode criar até 20 desktops diferentes e dividir a sua bagunça para fazer com que ela pareça menor.

Mas a única vantagem não é essa. Quem trabalha com mais de um aplicativo simultaneamente, pode encontrar no Dexpot uma ótima maneira de ganhar mais produtividade.

Depois de instalar o programa, um ícone presente sobre o relógio do sistema mostra em qual Área de trabalho você está no momento. Para mudar, basta clicar sobre qualquer uma das outras.

É possível personalizar independentemente cada uma delas; além de ficar tudo mais bonito, ajuda você a se organizar melhor. Para fazer isso, clique com o botão direito sobre o ícone do Dexpot na bandeja do sistema e depois em “Configurar Desktops”. Na tela que se abrir, faça as alterações desejadas e clique em “Aplicar”.

3. Separe os ícones da Área de trabalho por categorias

Fences

10 formas criativas de organizar a Área de trabalho [vídeo]

Caso criar mais de uma Área de trabalho não seja o ideal para organizar os seus arquivos, o Fences é uma ótima opção. O aplicativo cria uma espécie de “grade” no Desktop para que você possa separar facilmente todas as pastas, documentos, programas e atalhos espalhados por lá.

Começar a utilizar o Fences é muito fácil. Assim que você instala o aplicativo, ele oferece um guia com todos os passos necessários para que você inicie o processo de organização. Caso você seja mais meticuloso e queira configurar o conteúdo com precisão, clique com o botão direito na Área de trabalho e selecione a opção “configure Fences”.

Na tela que se abrir, é possível modificar o aplicativo de diversas maneiras, como criar novos “Fences”, renomeá-los e definir outros parâmetros. O software também pode esconder os ícones da Área de trabalho. Para fazer isso, dê um duplo clique em qualquer ponto do Desktop. O mesmo processo restaura os ícones.

4. Faça o seu Desktop se organizar sozinho

Arrange Desktop

10 formas criativas de organizar a Área de trabalho [vídeo]

Quem está com a Área de trabalho bagunçada, mas tem preguiça de arrumar, pode usar o Arrange Desktop. Esse aplicativo cria pastas e move automaticamente o conteúdo para dentro delas, deixando tudo completamente organizado em poucos segundos.

Além da Área de trabalho, o Arrange Desktop também pode gerenciar e organizar outras pastas do sistema. Dessa maneira, é possível manter o computador inteiro organizado com poucos cliques.

Arranjar os documentos é muito fácil: assim que você instala o programa, a interface dele mostra uma lista com os tipos de arquivos que geralmente encontramos nos computadores. Depois disso, basta clicar em “organizar” para ver a mágica acontecer.

É possível selecionar somente um tipo de arquivo, como músicas ou imagens, se você quiser.

5. Transforme os ícones desorganizados em mosaicos

Desktop Modify

10 formas criativas de organizar a Área de trabalho [vídeo]

O Desktop Modify pode criar padrões bem diferentes na sua Área de trabalho. O aplicativo tem como objetivo principal organizar todos os ícones em formas de figuras, como círculos, estrelas, quadrado, entre outros.

Antes de começar a mexer com o programa, desbloqueie a organização automática dos ícones na área de trabalho. Para fazer isso, clique com o botão direito na Área de Trabalho, selecione a opção Exibir e desmarque “Organizar ícones automaticamente”.

Depois disso, acesse a interface do Desktop Modify e selecione alguma das figuras presentes na tela. Em poucos passos a sua Área de trabalho estará com uma cara completamente nova.

6. Aproveite melhor a sua Área de trabalho

XWidget

10 formas criativas de organizar a Área de trabalho [vídeo]

O XWidget é uma ferramenta que vai deixar a sua Área de trabalho muito mais completa e funcional incorporando diversos Widgets a ela. É possível adicionar itens como calendários, relógios, galeria de imagens, entre outros — e quase todos são personalizáveis.

Depois de instalar o programa, ele deve trazer alguns Widgets pré-configurados. Para escolher aqueles que mais lhe agradam, dê um duplo clique no ícone do software que fica residente na Bandeja do sistema.

A partir daí, uma barra é mostrada na tela, com todos os Widgets disponíveis. Basta escolher o seu e pronto. Caso algum não tenha lhe agradado, basta removê-lo. Isso não altera o funcionamento dos demais.

Para quem gosta de personalizar ao extremo os itens do seu computador, o XWidget também permite que você crie o seu próprio Widget personalizado. Para fazer isso, clique com o botão direito no ícone do programa que fica residente na Bandeja do sistema e clique em “Create Widget”.

Feito isso, o editor do software deverá se abrir e você já vai pode começar a criar. A interface é autoexplicativa e já traz alguns templates para que você possa iniciar a sua criação com mais facilidade.

7. Seus ícones em uma barra de docks

RocketDock

10 formas criativas de organizar a Área de trabalho [vídeo]

O RocketDock, é um dos aplicativos de personalização para o Desktop mais adorados do mundo. Com ele, é possível instalar uma barra de atalhos no Windows semelhante àquela encontrada no sistema operacional da Apple, o OS X. A vantagem é poder personalizar o formato da barra, as animações e mais uma grande variedade de funções.

Sua utilização é relativamente simples. Assim que você executa o RocketDock pela primeira vez, ele fixa a barra de atalhos na tela. Para inserir os atalhos, basta arrastá-los para o dock.

Para alterar algum ícone em especial, clique com o botão direito sobre algum deles e abra a tela “Propriedades do ícone”. Se as imagens encontradas na lista não lhe agradarem, é possível baixar uma nova coleção.

RocketDock também pode ser configurado para ficar oculto automaticamente. Isso é útil para evitar que a barra fique na tela e atrapalhe a visualização dos programas. Para fazer isso, clique em qualquer um dos ícones presentes na barra e selecione a opção “Auto-Ocultar”.

A tela de configurações do RocketDock também permite outras personalizações, como a alteração dos temas. Para fazer isso, clique com o botão direito em algum dos ícones encontrados na barra e selecione “Configurações do Dock”. Feito isso, vá até “Estilo” e modifique como você quiser.

Para fazer com que o RocketDock inicie junto com o sistema sempre que você ligar o computador, marque a caixa “Carregar na Inicialização do Sistema” encontrada na aba “Geral” — dentro da tela de configurações.

8. Informações direto na sua Área de trabalho

Rainmeter


Se você é daqueles que gostam de ter o máximo de informações possíveis centralizadas em um único local, vai adorar o Rainmeter. O aplicativo permite a instalação de um grande número de Widgets completamente personalizáveis na Área de trabalho. Através disso, é possível exibir informações avançadas do sistema, emails não lidos, utilização dos recursos da máquina, feeds de notícias, entre outros.

Para completar, o aplicativo aceita diversas skins também personalizáveis, permitindo que você baixe novos modelos sempre que quiser.

Para configurar o Rainmeter, clique com o botão direito no ícone do programa que fica residente na bandeja do sistema. Em seguida, selecione a opção “Gerenciar”.

Na tela de configurações que se abrir, escolha a aba Temas, selecione o tema desejado e clique em “Carregar”. Para fazer algum Widget desaparecer, clique com o botão direito sobre ele e, logo em seguida, selecione “Desligar Skin”.

Para realizar o processo inverso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Rainmeter na Bandeja do sistema, posicione o mouse sobre “skins”, vá até o nome do tema que você está utilizando e, finalmente, sobre o Widget desejado.

Uma dica interessante é baixar novos temas para o Rainmeter. Um dos mais recomendados é o Enigma, que pode ser encontrado clicando aqui.

9. Executar os programas mais rapidamente

Launchy


Mesmo com a Área de trabalho perfeitamente organizada, muitas vezes precisamos trabalhar com muitos aplicativos simultaneamente. Para evitar ter que sair procurando atalhos pelo computador, podemos utilizar um lançador de programas.

Uma ótima solução para isso é o Launchy: basicamente ele funciona como uma barra de pesquisas. Basta você digitar o nome do aplicativo para que o Launchy traga uma lista com os programas quase instantaneamente.

As pesquisas podem ser executadas mais rapidamente através de teclas de atalho personalizadas (o padrão é Alt + Barra de espaços).

Antes de utilizar o programa, o ideal é executar uma varredura no sistema para que ele construa o catálogo de aplicativos. Para fazer isso, pressione a tecla F5 com a tela principal do programa aberta.

10. Adicione abas na sua Área de trabalho

Stick


A adição de abas nos navegadores foi um divisor de águas em termos de produtividade na web. Sendo assim, por que não utilizar esse recurso para aumentar a produtividade na sua Área de trabalho?

Essa é a principal função do Stick. Ele permite que você adicione e personalize uma série de aplicativos, atalhos e muito mais através de abas na Área de trabalho.

Para configurar o programa, clique com o botão direito no ícone que reside na Bandeja do sistema e selecione a aba (tab) que você quer adicionar na tela.

Um clique com o botão direito do mouse sobre as abas permite que você configure cada uma delas independentemente.