Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: agosto 2021

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Saiba como escolher o modelo de embalagem ideal para o seu negócio


Todo e qualquer negócio que lida com produtos precisa, invariavelmente, investir em boas embalagens, de modo que os clientes recebam um produto devidamente protegido e resguardado de qualquer tipo de problema. Entretanto, é muito comum não saber qual é o modelo de embalagem ideal para o seu negócio, uma vez que existem inúmeras opções disponíveis no mercado.

Tenha em mente que, tão importante quanto o produto em si, é a forma como ele será embalado.

Afinal, uma boa embalagem é capaz de valorizar ainda mais o produto, seja preservando-o ou tornando-o mais maleável e funcional.

Independentemente do produto, fato é que uma embalagem faz toda diferença, e saber escolher o modelo ideal para seu negócio pode ser determinante para conseguir boas vendas.

Atualmente, existem dois tipos de embalagens principais, as que envolvem o produto (como uma embalagem de café) e as que armazenam os produtos ( como sacolas de mercado). Contudo, existe algo em comum: o modelo ideal varia de acordo com suas necessidades e do seu público-alvo.

Embalagens sustentáveis e sua importância

Conheça suas necessidades


O primeiro passo para escolher uma embalagem adequada para seu negócio é entender suas necessidades, de modo a escolher um produto que possa atendê-las da melhor maneira possível.

Por exemplo, as embalagens polipropileno (PP) são modelos tidos como ideais para indústrias de brinquedos, metais sanitários, limpeza, CD/ DVD e, principalmente, para o setor alimentício.

Isso se deve ao fato de que se trata de um material com ótimo aspecto visual pelo brilho que o filme proporciona, bem como é conhecido por ser flexível, translúcido/transparente e por possuir maior destaque no ponto de venda.

As embalagens laminadas, por outro lado, são modelos com estruturas com barreira, compostas de materiais diversos ( como polietileno, polipropileno, BOPP, poliéster), cuja visualização pode ser personalizado, sendo liso ou impresso em até seis cores.

Além disso, esse modelo de embalagem torna possível facilitar o fechamento, acrescentando abas adesivas, dispensando, assim, o uso de seladoras.

Outro exemplo são as embalagens stand up, que são conhecidas por permanecerem de pé e terem seu manuseio mais facilitado no dia a dia, mesmo após serem abertas. Esse modelo é ideal para quem deseja embalar um produto que será usado com frequência, como um café.

Por fim, fato é que, independentemente da embalagem, é preciso identificar suas necessidades e, dessa forma, saber qual é o modelo ideal de embalagem para seu negócio.

Onde encontrar a embalagem ideal para seu negócio?


A melhor forma de encontrar a embalagem ideal para seu negócio é através de  empresas especializadas ou gráficas com experiência na produção de embalagens como a nossa (no caso do papel).

Trabalhamos com embalagens e sacolas personalizadas para alimentos, cosméticos, roupas e diversos outros produtos. Tudo vai depender do tipo e da necessidade do seu negócio.

É preciso um bom e amplo portfólio e experiência para desenvolver embalagens de qualidade para suas necessidades, ajudando-o na escolha do modelo ideal e mais recomendado para cada produto.

Para garantir que fará a escolha certa, faça um orçamento e veja as condições que podemos lhe oferecer. Essa etapa é muito importante durante uma tomada de decisão acurada e confiável.

Até a próxima!

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Qual o futuro das embalagens de papel no Brasil?


No Brasil, as ofertas de papel, papel cartão e papelão são suficientes para o mercado interno e também para exportação

Materiais tradicionais, milenares ou centenários como o vidro, o aço e o papel tendem a ceder parte de seu espaço aos novos materiais e tecnologias que vão surgindo. É um processo natural dentro da dinâmica evolutiva da indústria de embalagens, aonde diversos materiais vão surgindo e ocupando posições, alternando-se no envase das várias categorias de produtos.

Dentro deste contexto, verificamos que, somadas, as embalagens de papel, papel cartão e papelão ainda detêm uma grande participação na totalidade das embalagens produzidas no país. Isto acontece por uma série de fatores, a começar pela oferta desta matéria prima em qualidade e quantidade suficiente, pois o Brasil é um dos grandes exportadores mundiais de papel, graças ao modo de produção adotado no país, a partir de florestas 100% cultivadas. Além de todas as florestas nacionais dedicadas à produção de papel serem plantadas, elas têm certificação internacional, o que garante um manejo florestal da melhor qualidade.

Isso é fundamental para manter pujante a indústria gráfica que temos espalhada por todo o país, o que garante fácil acesso das empresas a este tipo de embalagem. A presença da indústria gráfica e o conhecimento, acumulado por elas, das tecnologias de produção de embalagens de papel cartão fazem com que as pequenas e médias empresas se beneficiem desta tecnologia e da facilidade de acesso à sua utilização, que não exige investimentos em moldes caros, permite pequenas tiragens e envase simplificado.

A qualidade da impressão é um ponto forte das embalagens de papel cartão, pois, além da qualidade das cores e imagens, a impressão pode ser combinada com vernizes, relevos e outros recursos gráficos que resultam em embalagens bonitas e expressivas.

Estes fatores garantem a participação atual destas embalagens, mas o que vai garantir seu futuro são o design e a composição com outros materiais. A aplicação intensiva do design vai abrindo para as embalagens de papel cartão novas perspectivas, formatos diferenciados, exclusivos e inovadores, criando soluções eficientes na competição de mercado. A combinação das formas diferenciadas com a alta qualidade de impressão resulta em embalagens mais competitivas.

Uma nova abordagem de projeto apresentada recentemente ampliou ainda mais este caminho. Até agora, os novos desenhos dependiam muito dos equipamentos de acabamento mecanizado e dos equipamentos de envase, o que acabava restringindo as soluções apresentadas ao que estes equipamentos eram capazes de fazer. Nesta nova abordagem, o projeto é feito a partir do objetivo que se deseja obter.

Primeiro, vai-se ao mercado e ao consumidor para descobrir suas expectativas e desejos relativos à embalagem. A partir disso, é criada a embalagem que vai atender as exigências do consumidor e, só depois, é desenvolvido o equipamento para produzi-la e para operá-la na linha de produção. Uma empresa suíça apresentou esta proposta: desenvolver equipamentos para produzir a embalagem que o mercado quer, e não mais produzir as embalagens que o equipamento consegue fazer.

Novos conceitos como este nos fazem perceber que a embalagem de papel cartão tem ainda muito que oferecer, pois a combinação de suas características e vantagens competitivas, associadas ao novo design, garante a ela um lugar de destaque no futuro dos produtos de consumo.


quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Confira 8 maneiras de deixar seu pai super feliz no Dia dos Pais


O dia dos pais é muito lembrado no Brasil e uma oportunidade de homenagear os pais mostrando todo amor e gratidão por essa pessoa tão essencial na formação de todos.

Infelizmente, em muitos casos, os pais são ausentes, não assumindo uma paternidade presente e ativa. Portanto, essa é uma ocasião importante também para refletir sobre isso e pensar em como transformar essa experiência em algo cada vez mais saudável.

De todo modo, há muitos homens conscientes que participam ativamente da criação de seus filhos, dividindo responsabilidades, dores e alegrias.

Então, se o seu pai é incrível e você quer passar esse dia com ele de uma forma diferente e divertida, aproveite essas dicas que selecionamos para deixá-lo super feliz!

1. Preparem uma comida especial



Cozinhar é uma atividade legal para fazer com seu pai. Vocês podem combinar de prepararem um prato especial. Para isso, será necessário pensar no cardápio e fazer as compras, o que pode ser divertido também.

Usem a criatividade e façam uma comida deliciosa para toda a família!

2. Façam uma sessão de fotos



E que tal uma tarde gostosa tirando fotos com seu pai? A fotografia é capaz de eternizar momentos que poderão sempre ser revistos!

Contrate um(a) fotógrafo(a) para registrar cenas incríveis, ou então chame alguém que saiba fotografar para fazer retratos bonitos que ficarão guardados com todo amor.

3. Façam um passeio de bicicleta



Tire uma tarde para passear com seu pai de bike em um parque gostoso, em uma trilha ou mesmo na cidade. Andar de bicicleta é uma atividade divertida que estimula a coordenação e equilíbrio, além de trazer uma deliciosa sensação de bem-estar.

Não esqueçam de escolher um lugar seguro para o passeio e utilizar os equipamentos necessários de segurança, como o capacete.

4. Aproveitem a natureza



Aproveite o dia para fazer um passeio na natureza com seu pai.

Pensem em um lugar bacana, com bastante verde e ar puro. Vale praia, montanha ou cachoeira! Levem um lanchinho e água para abastecer as energias e desfrutem de toda a paz, tranquilidade e beleza que a natureza oferece.
5. Pratiquem esportes radicais



Se seu pai gosta de aventura e você também, que tal se divertirem andando de skate ou praticando outro esporte radical?

No caso do skate, vocês podem ir a um parque ou mesmo praticar perto de casa, mas se moram próximo da praia podem tirar a tarde para surfar. O importante é passar um tempo juntos fazendo uma atividade que gostam!
4. Vá ao teatro ou cinema com seu pai



Veja a programação cultural da sua cidade, selecione uma peça ou filme que você acha que o seu pai gostaria de assistir com você e convide-o para esse programa artístico.

Pode ser muito inspirador assistir uma produção cinematográfica ou teatral junto com ele. Quem sabe essa experiência não se torna uma memória incrível no futuro?

7. Desenhe seu pai



Seu pai vai adorar receber um desenho bem colorido feito por você. Melhor ainda se vier acompanhado de uma mensagem dizendo o quanto ele é importante na sua vida.

Uma sugestão bacana é fazer um retrato do seu pai, não precisa "saber desenhar". As crianças mais velhas ou os adultos podem arriscar fazer o desenho baseado em uma fotografia.

O importante é mostrar no papel como ele é para você e transmitir toda a sua gratidão e amor!

8. Que tal uma maratona de videogame?




Seu pai gosta de videogame? Se sim, vocês podem passar a tarde em uma maratona de jogos e desafios. Será um momento de descontração e entretenimento.

Façam um balde de pipocas para comer entre uma partida e outra, escolham jogos divertidos e se concentrem na competição! Boa sorte!


terça-feira, 3 de agosto de 2021

Dia dos Pais 2021


O Dia dos Pais é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto no Brasil, no caso deste ano, no dia 8 de agosto.

Nesta data, os filhos homenageiam e agradecem aos papais toda a companhia, suporte e carinho recebido ao longo de suas vidas.

Normalmente, neste dia, com presentes, mensagens, beijos e abraços, os filhos e filhas presenteiam seus pais, demonstrando todo o amor que sentem por eles.

Mensagens para o Dia dos Pais

Todos os pais gostam de receber mensagens carinhosas no Dia dos Pais. E aí? Não vai fazer feio na hora de homenagear o paizão! 

Aqui vão algumas dicas para te inspirar:

"Parabéns papai, neste dia tão especial! Obrigado por ser meu exemplo, meu protetor e meu ídolo. Mas acima de tudo, obrigado por ser meu melhor amigo! Te amo, papai"

"Oi velho! Parece que hoje é dia dos pais! E parece que hoje é dia de te dar os parabéns! Claro que um filho/a que é o máximo tinha que ter um paizão como você, né? Deve ser genético! Beijão, pai!"

"Paizão, você é o melhor pai do mundo, sabia? Você me enche de orgulho! Você é a minha inspiração! O seu dia não é só hoje. Todo dia é seu dia para mim!"

Dicas de Presentes para o Dia dos Pais

Além de um abraço apertado e passar o dia todo mimando aquele que sempre te mima, você também pode oferecer um presente para seu pai, como por exemplo:
  • Camisa
  • Gravata
  • Cinto
  • Relógio
  • Perfume
  • Camiseta "autografada" por você
  • Bilhete para ver um jogo do time dele
  • Camiseta do time dele
  • Marca-livros
  • Peso de Papel
  • Um desenho (feito por você)
  • Uma pintura (também feita por você)
  • Uma caixa com a cerveja preferida dele
  • Um bom vinho
  • Um almoço ou jantar no restaurante favorito dele
  • Um filme que está passando no cinema
São inúmeras as opções, contudo o mais importante é vocês estarem juntos e se divertirem!

Origem do Dia dos Pais

Há relatos de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para o seu pai, desejando-lhe sorte, saúde e longa vida.

Desde a Roma Antiga, a homenagem aos pais pela sociedade já era realizada, durante o mês de fevereiro. Entretanto, a tradição restringia-se a honrar os que haviam falecido.

A primeira comemoração de uma data para os pais foi realizada nos Estados Unidos em 5 de julho de 1908 pela Igreja Metodista em Fairmont, West Virginia.

Inspirada no dia das mães, a frequentadora da igreja Grace Golden Clayton sugeriu ao pastor a criação da celebração, apoiada pelos membros, como forma de homenagear os entes queridos que faleceram meses antes na explosão de uma mina em uma cidade vizinha.

Em registros mais recentes, no ano de 1910, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd (1882-1978) resolveu criar o Dia dos Pais por causa da admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. Para isso, foi escolhido o dia de seu aniversário: 19 de junho.

Os americanos - e o comércio - se interessaram muito pela data e não demorou para que a celebração se difundisse por todo o estado de Washington e, logo em seguida, se espalhando pelo país inteiro.

Por iniciativa do presidente Lyndon Johnson, a partir de 1966, o dia dos pais passou a ser comemorado no terceiro domingo de junho. Em 1972, o Presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais nos Estados Unidos.

Dia dos Pais no Brasil

Segundo alguns registros históricos, foi o publicitário e jornalista Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no Brasil.

Na tentativa de atrair comerciantes a publicitarem no jornal "O Globo", onde trabalhava, Bhering difundiu a data, que rapidamente se tornou popular.

Inicialmente, Sylvio Bhering escolheu o dia 16 de agosto para comemorar o Dia dos Pais por ser o dia de São Joaquim. Este santo, segundo a tradição católica, é o pai da Virgem Maria e, portanto, avô de Jesus Cristo, considerado pela Igreja Católica como o patriarca da família.

Para que pudesse ser comemorada sempre aos fins de semana (quando supostamente os pais estão de folga e podem aproveitar o dia com os seus filhos), a data foi modificada para ser celebrada anualmente no segundo domingo do mês de agosto.

Dia dos Pais nos Estados Unidos e no Mundo

A data da comemoração do Dia dos Pais varia de acordo com os países, como por exemplo, em cerca de 70 países, incluindo os Estados Unidos é no terceiro domingo de junho.

Muitos outros países têm datas fixas para comemorar o dia dos pais por diferentes motivos. Confira a seguir algum deles.

  • Portugal, Itália e Espanha: o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março quando a Igreja Católica comemora o dia de São José;
  • Taiwan: comemora-se o Dia dos Pais em 08 de agosto, pois a pronúncia da data no dialeto deles assemelha-se à palavra papai;
  • Tailândia: o Dia dos Pais é realizado em 05 de dezembro, data do aniversário do rei Bhumibol Adulyadej (1927-2016);
  • Rússia: a homenagem aos pais ocorre em 23 de fevereiro, data originalmente reservada ao Dia do Defensor da Pátria local.