Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: junho 2022

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Quais são as dicas essenciais para uma criação de marca de destaque?


Você sabia que para 32% dos consumidores do país, o design da embalagem é sempre um fator decisivo na hora de escolha de um produto? É o que diz a pesquisa divulgada pela Two Sides, e publicada no site da Abic em 2019.

Inclusive, no varejo a embalagem é chamada de “O vendedor silencioso” tamanha a sua capacidade de influenciar compras. Com tanto poder de influência sobre os consumidores, vale a pena investir numa boa criação de marca para seus produtos, certo? 

Para te ajudar a entender melhor como funciona esse processo, apresentamos aqui um artigo com algumas dicas para desenvolver um design de embalagens efetivo e marcante. Boa leitura!

Como o design de embalagens pode agregar valor à marca?

A embalagem é a um dos pontos mais fortes de contato direto entre uma marca e seu público-alvo. Se avaliarmos com atenção veremos que é o único ponto de contato físico de um produto de varejo com seu consumidor. Uma embalagem com um bom design consegue expressar toda a identidade visual da marca. Além disso, desperta memórias, aguça sentidos, gera curiosidade e associa sensações positivas ao consumo do produto.

Quais são as dicas essenciais para uma criação de marca de destaque?

Separamos cinco itens que não podem ser deixados de lado durante o processo de criação de uma embalagem. Confira a seguir!

1. Faça um estudo de mercado

Um bom briefing de design de embalagem contempla uma completa análise de concorrência e mercado. Dessa forma, é possível entender as tendências e projetar a marca no cenário, visualizando suas potencialidades e seus diferenciais.

2. Aposte na estética

Uma vez no mercado, a embalagem precisa ter atributos suficientes para chamar a atenção do consumidor à primeira vista. Por isso, a segunda dica diz respeito ao aspecto visual da identidade do produto.

Pesquise tendências de cores e estilos, buscando a que mais se encaixa no conceito. Estude a psicologia das cores (você sabia que cada cor pode inspirar determinados sentimentos, como fome, sono e tranquilidade, em quem a observa?) e integre os elementos, construindo um mix coerente e cheio de identidade.

3. Apresente informações acessíveis

Nem só de design vive uma embalagem. É preciso considerar que este é o espaço para transmitir informações legais ao consumidor. Elas precisam estar colocadas em local visível e dispostas de maneira acessível, para que o cliente compreenda cada um dos atributos do produto que está consumindo.

Não se esqueça: ser transparente com os clientes é uma estratégia infalível para consolidar uma criação de marca.

4. Seja estratégico em questões logísticas

É realmente tentador desenvolver uma embalagem a partir de matérias-primas nunca utilizadas, com formatos inusitados e detalhes completamente fora do convencional. Mas se lembre de que cada escolha tem um preço, e, em alguns casos, o valor da embalagem e os gastos com armazenamento e transporte poderão tornar o investimento alto demais.

5. Não se esqueça da funcionalidade

Um dos pulos do gato para quem busca uma forma de se consolidar no mercado é criar embalagens que sejam funcionais mesmo após o fim do produto. Isso faz com que o consumidor acrescente novos significados à compra e coloque a marca acima das demais em razão de sua funcionalidade extra.


Como apostar em um design de embalagens diferenciado?

Após ler cada um dos itens anteriores, deu para perceber que o trabalho de criação de marca é mais complexo do que parece, não é mesmo? Por isso, a dica mais importante para conquistar um resultado satisfatório no processo é: conte com o apoio de uma agência com expertise em fazer brandings campeões.

Uma boa agência irá trabalhar na construção de branding. Nesse caso, cada um dos elementos da identidade do cliente (slogan, cores, elementos visuais) será cuidadosamente combinado para compor uma identidade visual marcante e incomparável. Quem trabalha de forma diferente não pode colher outro resultado que não seja a diferenciação e o destaque dos concorrentes. Por isso, investir no design de embalagens é uma etapa essencial do processo de criação de marca.

Resumindo tudo, as dicas essenciais para uma criação de marca de destaque são:
  • Faça um estudo de mercado. Um bom briefing de design de embalagem contempla uma completa análise de concorrência e mercado;
  • Aposte na estética;
  • Apresente informações acessíveis;
  • Seja estratégico em questões logísticas;
  • Não se esqueça da funcionalidade.
Agora nós queremos saber: de que maneira sua empresa investe em diferenciação no design de produtos? Conte para nós nos comentários!

terça-feira, 21 de junho de 2022

Confira 8 ótimas dicas de como criar uma cultura de inovação na sua empresa


Manter um clima saudável na empresa depende, entre outras questões, de ideias práticas para a inovação no ambiente de trabalho. Ou seja, vai muito além das questões envolvendo o relacionamento entre os funcionários. Engloba, também, a implementação de boas iniciativas que sejam capazes de aumentar a motivação e a produtividade dos colaboradores.

Além disso, um bom ambiente organizacional contribui para uma percepção positiva a respeito da marca pelo seu público. Daí surge a necessidade da elaboração de estratégias que contribuam com a inovação no espaço de trabalho — e com a manutenção de um espaço criativo.

Neste post, traremos algumas das ações mais importantes para que se mantenha uma atmosfera sadia na empresa, propícia a uma cultura de inovação. Entre elas, mostraremos a identificação das habilidades de cada um dos seus talentos, a construção de um networking diversificado, por meio do uso de escritórios compartilhados, e muito mais.

Se você gostou do tema, continue lendo e veja o que fazer para colocar em prática a inovação no ambiente de trabalho!
1. CERTIFIQUE-SE QUE ACONTEÇA O COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS

Para que a inovação no ambiente de trabalho aconteça naturalmente é necessário que a criatividade dos membros da equipe tenha espaço para fluir. Os talentos da empresa só se sentirão seguros para compartilhar suas ideias se perceberem que estão sendo ouvidos com interesse e que suas sugestões são bem-vindas.

Criar eventos específicos para isso na empresa é uma excelente maneira de estimular o compartilhamento de ideias. Isso pode ser feito, por exemplo, com um dia do mês dedicado à apresentação de novas ideias, no qual todos possam participar efetivamente.

2. IDENTIFIQUE SEUS TALENTOS MAIS CRIATIVOS E MOTIVE-OS

Ter pessoas criativas dentro da empresa não só é interessante pelas ideias sugeridas, mas, também, pelo estímulo que oferecem aos demais membros da equipe para criar. Normalmente, essas pessoas iniciam o processo criativo que é complementado por um brainstorming em que todos sejam envolvidos.

Por isso, é preciso identificar os colaboradores e mais criativos, a fim de garantir que estejam motivados. Uma maneira interessante de fazer isso é facilitando o acesso a cursos e mesmo. Outra forma é por meio da convivência com outros profissionais criativos em espaços de coworking.

3. TENHA CUIDADO AO INTERPRETAR E ADAPTAR AS IDEIAS PROPOSTAS

Muitas boas ideias são perdidas por serem mal interpretadas ou mesmo distorcidas durante o processo de execução de uma determinada tarefa. Quando isso acontece, fica complicado criar uma cultura de inovação no ambiente de trabalho.

Muitas adaptações podem fazer com que eventuais boas ideias percam a sua oferta de valor. Por isso, é essencial que sejam apresentadas de forma clara e submetidas a uma modelagem de negócio estruturada, como o Business Model Generation Canvas

4. ELIMINE O MEDO DO ERRO PARA TER INOVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Seus talentos não podem ter medo de errar — caso contrário, congelarão suas iniciativas. Mais do que não condenar os erros cometidos, é necessário estimular a experimentação. Mesmo que elas não gerem resultados expressivos ou, ainda, que criem projetos imperfeitos.

Somente quando o erro for encarado como aprendizado e parte necessária do processo criativo, sua equipe estará livre do medo do fracasso.

5. GAMIFIQUE PROCESSOS E RECOMPENSE A INOVAÇÃO

Dentro desse quesito, você pode criar eventos específicos na forma de jogos  para o compartilhamento de ideias. E se, além deles, seus colaboradores ainda receberem pontos positivos por sugestões apresentadas? E se esses pontos positivos forem transformados em reconhecimento e recompensas em algum momento?

Esse é o caminho da gamificação, que é um modo de valorizar o esforço dos membros da sua equipe, fazendo com que se sintam reconhecidos e, ainda, estimulados à busca pela conquista da recompensa por suas ações.

6. INCENTIVE O INTRAEMPREENDEDORISMO E GARANTA INOVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

O intraempreendedorismo é um pouco de tudo o que foi dito até aqui. Mas pode ser resumido como a capacidade de os seus colaboradores abraçarem uma ideia e fazê-la acontecer, como se também fossem donos do negócio.

A partir do modelo de gestão de pessoas que incentiva a postura de ownership (ou seja, a atitude de proprietário entre os colaboradores), a condição perfeita para o surgimento de produtos e serviços inovadores dentro da empresa é criada. E até mesmo o aperfeiçoamento dos processos já existentes.

7. OFEREÇA UM AMBIENTE ESTIMULANTE

Um escritório fechado com paredes brancas, móveis neutros e muito silêncio pode até ajudar na concentração, mas provavelmente não colabora muito com a criatividade.

Por outro lado, cores alegres, imagens ou mensagens motivacionais pelas paredes, fones de ouvido e um bom app de música em streaming são excelentes modos de estimular a criatividade da equipe.

As pausas durante o trabalho também são necessárias. Se forem acompanhadas de algum tipo de atividade relaxante, se tornam ainda mais produtivas. Isso porque permitem ao cérebro processar todas informações recebidas e transformá-las em algo novo.

Portanto, oferecer locais de descanso onde seja permitida a socialização e a troca de ideias trará excelentes resultados em termos de inovação. É possível, até mesmo, disponibilizar jogos e outras atividades no local de trabalho, o que ajuda a manter o clima saudável na empresa.

8. INVISTA EM COWORKINGS PARA CRIAR INOVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

E por falar em ambientes estimulantes, os escritórios compartilhados são um ótima opção. Eles são planejados para receber profissionais com toda infraestrutura necessária para que façam seu trabalho sem qualquer tipo de preocupação.

E vão além, oferecendo também um espaço descontraído, propício ao networking e ao compartilhamento de ideias e cheio de detalhes inspiradores. Eles ainda servem às empresas que desejam inovar no ambiente de trabalho mantendo um clima saudável na empresa — e não somente aos profissionais freelancers, como muitos imaginam.

A cultura de inovação no ambiente de trabalho é essencial para que qualquer organização se destaque no mercado. Ela proporciona, inclusive, as condições necessárias para o nascimento de ideias disruptivas, capazes de mudar a maneira como o mundo funciona.

Mas para que esse ambiente seja criado é preciso investir em ações que garantam o clima saudável na empresa. Seja por meio do estímulo, do compartilhamento de ideias, da valorização e reconhecimento dos membros da equipe ou de um local de trabalho inspirador, como os que são encontrados em espaços de coworking.


terça-feira, 14 de junho de 2022

Confira cinco ótimas dicas para quem está iniciando no ramo de Delivery de Comida


O mercado de delivery está bombando no Brasil. Com o crescimento dos aplicativos de entrega e uma demanda cada vez maior do público por um serviço que traga conforto e conveniência, muitas empresas ganham um bom dinheiro com vendas de comida online. Por tanto, se você está iniciando a sua atividade com delivery, confira estas 5 dicas essenciais para quem está iniciando no ramo de vendas de comida online:

1 – Vá com calma

Quando falamos sobre vendas de comida online é natural querer entregar para a cidade toda, afinal, todo empreendedor é ambicioso. Mas é preciso ter calma. Comece pequeno, com entregas apenas bem próximo à região da sua empresa. 

Neste primeiro momento, você precisa descobrir 3 pontos principais:
  •  Se existe demanda pelo serviço;
  •  Qual é o nível procura. Por exemplo, existem deliverys que só abrem no fim de semana;
  •  Qual é o valor médio dos pedidos.
O último, geralmente, é o mais importante. Você precisa entender bem o quanto os clientes gastam. Se o volume de pedidos for baixo, pode ser que o negócio não valha a pena. Para que não ocorram problemas deste tipo é importante que você tenha um fluxo de caixa bem organizado e entenda bem a realidade do seu delivery.

2 – Faça uma divulgação eficiente para as vendas de comida online

O maior desafio de quem começa no delivery é a divulgação. O público precisa saber que você existe e que presta este serviço, e é o seu trabalho falar isso para ele.

Você pode começar pelas redes sociais, este é um dos principais meios para vendas de comida online. É um tipo de divulgação que não é tão cara, e pode ser bem definido para a sua área de entrega e de acordo com o público e o horário que deseja alcançar. Mas, é claro, que isso não elimina a importância das mídias offline. O ideal é trabalhar com ambas em conjunto.

Por exemplo, perto da hora da janta, faça alguns posts patrocinados no Facebook, dentro da região de entrega. Esta rede tem um conceito interessante de geofencing. Ele cria uma espécie de “cerca”, com um raio relativamente pequeno, e que exibe anúncios para todos que estiverem na área.

3 – Use embalagens inteligentes

Uma boa dica é no momento de embalar. Este é um grande desafio, pois é preciso que a comida chegue bem quentinha, mas sem gerar um custo muito alto para o estabelecimento. Isso sem falar também na preocupação sustentável, que pode ser um grande diferencial para o seu público.

Então, procure combinar todas estas características em uma embalagem. Ela deve ser eficiente para o seu produto, não muito cara e que seja uma opção mais sustentável possível. Pense na experiência do cliente e na relação que ele irá construir a sua marca.

4 – Fidelize o cliente

Falando na experiência do cliente, nos primeiros momentos do seu delivery isso é absolutamente essencial. Seu maior objetivo é criar uma base de consumidores fiel, que irá pedir com frequência. Portanto, invista muito em satisfação do cliente no primeiro momento.

Bebida de graça, aumentar a batata, incluir uma sobremesa, são ótimas práticas como um bônus na primeira refeição. Se isso for muito caro, você pode investir em programas de fidelização, como uma sobremesa grátis a cada 10 compras. Agregar valor, além de um ótimo serviço e uma ótima comida, ajuda a fidelizar muito os clientes.

5 – Considere automatizar seu atendimento

Os chatbots são alguns dos recursos de Inteligência Artificial mais utilizados na atualidade para vendas de comida online. Acessíveis e funcionais, estas ferramentas diariamente auxiliam centenas de milhares de empresas a oferecem um atendimento de maior eficácia aos seus clientes.

Como essa tecnologia pode ser facilmente empregada em negócios de todos os portes, ela está transformando a experiência do usuário e modificando os seus hábitos. Os restaurantes que já estão aproveitando dessa tecnologia, confirmam como o uso dos chatbots melhoram atendimento e vendas. A exemplo disso, temos o case FunBurgers e Anota AI: A revolução do atendimento.


Atualmente, outras empresas oferecem chatbots conhecidos como “burro”, pois não interpretam as mensagens dos clientes e respondem somente comandos específicos. Assim, eles não agilizam o atendimento e nem otimizam o tempo de realização do pedido, pois é necessário o cliente ficar teclando 1 para… 2 para… e assim por diante.

A facilidade de uso e a objetividade são quesitos chave nos serviços da Anota AI. O sistema agiliza o atendimento aos clientes e fornece informações relevantes sobre o perfil do consumidor.

A empresa disponibiliza um KDS (Kitchen Display System)

Um KDS é um sistema de telas na cozinha, instalado ali para facilitar a gestão dos pedidos e sua produção, reduzindo qualquer possibilidade de erro na montagem das entregas. Muitos aplicativos de automação não possuem e não disponibilizam esse recurso.

Recolhimento de feedback

Por meio de inteligência artificial, alguns sistemas identificam quando um cliente fez um comentário positivo ou negativo. Como resultado, todos os feedbacks ficam disponíveis no sistema administrativo, tornando possível identificar o cliente e o problema da situação.

Cadastro de promoções

Você pode cadastrar promoções para dias específicos da semana. Quando o cliente perguntar por promoções ao chatbot, ele vai avisar e incentivar ao aproveitamento das ofertas.

Geração de relatórios

Você pode acessar relatórios de vendas e clientes que irão oferecer insights e informações cruciais para seu negócio, ajudando-o a tomar as melhores decisões. Da mesma forma, métricas como mapa de calor de entregas (quais regiões você mais vende), melhores clientes, vendas por dias da semana e horários, e até mesmo pesquisas de satisfação estarão disponíveis para você nos relatórios. 

Analisar os resultados de suas ações é sempre essencial para ver se elas estão funcionando.

Programa de fidelidade

Engaje e valorize seu cliente com programas de fidelidade instalados por meio do sistema. Certamente, fidelizar um cliente que já foi conquistado é ainda mais importante do que conquistar novos consumidores, já que clientes antigos podem realizar novas compras repetidamente e recomendar o seu serviço para outras pessoas.

Como você pode ver, existem muitos diferenciais e benefícios em usar chatbots. Mas concluindo, com atendimentos mais ágeis, mais clientes ficam satisfeitos, mais demandas são cumpridas e mais lucro é gerado para a empresa.

Em função de todas estas vantagens que elencamos aqui, empresas de todos os segmentos de mercado podem se beneficiar do investimento na implantação de um chatbot para atendimento, até mesmo os restaurantes. Com um sistema assim, torna-se mais fácil cobrir todos os chamados e não perder nenhum pedido.


quinta-feira, 9 de junho de 2022

A ascensão dos mini bots

Não perca de vista 🦀


Se olhar por uma lupa, pode até parecer um caranguejo, mas na verdade esse pequeno aparelho é o menor robô ambulante do mundo! Cientistas da Universidade de Northwestern, nos EUA, desenvolveram um robô com meio milímetro de largura. Mas o que ele tem de pequeno, tem de útil.

• Os pequenos podem ser controlados remotamente, mas engana-se quem acha que isso ocorre através de um controle remoto.

• Os mini bots possuem uma tecnologia com “memória” latente. Quando são aquecidos por um laser eles deformam, e ao esfriar voltam ao estado normal. Esse movimento permite a movimentação do aparelho.

• Esse tipo de locomoção por aquecimento acontece pois os robôs possuem estruturas minúsculas, que esfriam e esquentam rapidamente.

Trabalho grande – Não, a função desse mini robô não é ser fofo. O objetivo dos cientistas por trás do projeto é aprimorar a ideia para que sejam capazes de realizar tarefas complexas em máquinas, construções e até mesmo pequenas cirurgias no corpo humano, já que podem alcançar espaços que muitas vezes são impossíveis com métodos tradicionais. Se deseja conhecer esses pequenos, dá uma olhadinha na demonstração abaixo.



quarta-feira, 1 de junho de 2022

Descubra como escolher a embalagem ideal para o seu restaurante


Você sabia que 54,8% dos internautas brasileiros pediram comida pela internet entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro de 2021?

Esse número, divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revela que durante a pandemia, assim como no mundo pós pandemia, o delivery é tendência e promete crescer cada vez mais.

Diante disso, se você atua no segmento Food e pretende ocupar o seu lugar no mercado, saiba que a embalagem utilizada no seu restaurante pode ser um grande diferencial competitivo.

É isso mesmo! Diante da alta concorrência no “Cardápio digital”, vence aqueles que oferecem o melhor ao consumidor.

Então, quer saber como escolher a embalagem ideal para o seu restaurante? Acompanhe esse artigo até o final.

Embalagem para restaurante: passo a passo de como escolher o ideal para o seu

Pode até parecer simples escolher uma embalagem para restaurante, mas isso merece cada detalhe da sua atenção! Afinal, quando o produto chega até o cliente, bem lacrado e atraente, você com certeza ganhará mais pontos com ele.

Por isso, anote essas dicas para quando for escolher a sua embalagem:Avalie o material da embalagem: independentemente do tipo de produto que você oferece no seu restaurante, ele precisa chegar da melhor forma para o consumidor. Se você vende Yakisoba, por exemplo, ele tem que chegar quentinho. Então, o primeiro passo é sempre avaliar se a embalagem é própria para e ideal para manter a temperatura do que é oferecido no menu.

Escolha o que for prático: além da qualidade do material da embalagem, considere também o que for mais prático de manusear na cozinha. Se você oferece um cardápio variado, prefira embalagens versáteis e que sejam utilizadas para diferentes opções. Lembre-se de que deve ser algo prático para você e para os seus clientes!

Certifique-se da segurança: escolha um fornecedor que possua todas as certificações exigidas pela ANVISA para trabalhar com embalagens de produtos alimentícios. Além disso, analise se o material da embalagem é bem lacrado, isso impede que outras pessoas mexam durante o trajeto de entrega.

Invista na personalização: personalizar embalagens é uma grande estratégia de Marketing. Afinal, essa é uma forma de incentivar o seu público a compartilhar de forma espontânea a sua marca! Capriche na sua personalização.

Conheça os principais tipos de embalagens para delivery

Como falamos acima, é necessário avaliar o material da embalagem, de forma que atenda às necessidades do que é oferecido no seu delivery. Esse é o primeiro passo que determinará a escolha ideal.

Para isso, você precisa conhecer esses dois tipos de produtos:

Embalagem de Papel Selada para Delivery: exclusiva para produtos que contenham molho ou algum líquido que possa vazar no transporte ou até mesmo sujar a caixa de entrega. Com esse tipo de embalagem, o líquido não vaza e o produto chega intacto. Esse tipo de embalagem é ideal para comidas orientais, hambúrguer, comida mexicana, sobremesas, saladas, massas e muitas outras opções.

Embalagem de Papel para Delivery Simples: diferente da anterior, essa opção é dedicada para alimentos que não possuem líquidos ou molho com risco de vazar durante o percurso de entrega. Esse tipo de embalagem é ideal para para fritas, saladas, hambúrguer e outros tipos de alimento que não necessitam de uma selagem completa. Além disso, você pode escolher entre a opção com ou sem o plástico protetor interno.

Conte com uma parceira especializada

Já imaginou encontrar tudo o que foi abordado nesse artigo em um só lugar e com o melhor custo-benefício do mercado?

Aqui na Gráfica Moura Ramos você pode ter tudo isso e muito mais. Produzimos impressos em geral para uso Promocional, Editorial e Corporativo e com o melhor custo-benefício do mercado.

Alem dos materiais gráficos tradicionais, somos também uma gráfica especializada em produzir embalagens personalizadas, especialmente para delivery, e com a melhor qualidade do mercado.

Oferecemos opções de formatos e cores totalmente personalizáveis. Isso significa que você pode utilizar uma, duas, três cores ou até fazê-la totalmente colorida.

Além disso, a sua embalagem pode ser impressa somente por fora ou também por dentro (caso queira uma embalagem de papel delivery ainda mais completa).

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