Agora que as festas de final de ano passaram, o próximo grande feriado em mente já é o Carnaval. Com cinco dias de festa, muita gente gosta de aproveitar a data para colocar o pé na estrada, seja para curtir a folia ou fugir dela.
Como se sabe, entretanto, os preços nesse período sobem consideravelmente e, sem planejamento, pode ficar difícil concretizar o plano de viagem. Confira as dicas para ajudá-la a aproveitar o feriado sem gastar muito.
1) Planeje-se
Muita gente deixa para organizar a descida para praia na semana do Carnaval. Se você não tem um amigo que ofereça hospedagem, entretanto, esse é um hábito que só irá fazê-la gastar mais. Para escolher um destino legal e não prejudicar o orçamento, o ideal é fazer as contas, decidir quanto poderá gastar e planejar-se com antecedência.
Monitores os preços de hospedagem e passagens, se for o caso, em diversos locais. Procure promoções, compare preços com datas próximas e busque promoções. Você pode fazer suas pesquisas em plataformas como Kayak, PassagensAéreas.com.br, Decolar.com, Quanto Custa Viaja, Trivago e Booking.com.
2) Fuja dos destinos mais tradicionais
Se você não é do estilo que adora o Carnaval tradicional, pode ser ainda mais fácil encontrar um destino com preço mais atrativo. Seja qual for a experiência que procura, entretanto, uma maneira interessante de economizar é viajando para locais menos procurados pelos turistas nessa época. Pesquise alternativas e converse com pessoas que já foram para esses lugares no Carnaval para descobrir qual destino seria mais interessante para você.
Considere sempre o deslocamento nessas escolhas: quanto mais fácil o acesso, mais em conta ficará o passeio. Muitas vezes, cidades vizinhas oferecem uma programação animada para a data e essa pode ser uma opção interessante se as finanças estiverem muito apertadas.
3) Varie as opções de hospedagem
Teste diferentes tipos de hospedagem para encontrar a que oferece o melhor custo-benefício para o seu caso. Compare preços e os serviços oferecidos por hotéis, pousadas, campings, hostels e Airbnb, por exemplo, para encontrar a sua opção preferida.
4) Divida os custos da viagem
Um ótimo jeito de economizar no Carnaval é reunindo um grupo e fazendo a viagem em conjunto. Alugando uma casa, apartamento ou chácara, por exemplo, vocês poderão dividir os custos e realmente fazer um passeio mais em conta para todos. Também poderão compartilhar os custos de deslocamento, se forem de carro, fazer compras em conjunto e cozinhar no local.
5) Compre suas bebidas antecipadamente
Um gasto de peso durante as festas de Carnaval é com bebidas fora de casa. De copo em copo, não é difícil perder o controle de quanto se gasta no dia. Por isso, para economizar, vocês podem optar por levar a própria bebida, ou pelo menos parte dela, com vocês. Uns petiscos também podem ser opções interessantes para matar a fome e preservar o bolso.
6) Use a criatividade
Se for aproveitar a data nos modelos tradicionais e precisar de fantasias ou roupas específicas, é interessante deixar a criatividade fluir e investir em itens simples ou feitos por você mesma para se caracterizar. O Pinterest está cheio de ideias para inspirá-la na comemoração. Muitas vezes fantasias descomplicadas acabam sendo mais divertidas e interessantes do que as elaboradas.
7) Escute os moradores locais
Para não gastar dinheiro à toa, uma dica de ouro é sempre conversar com as pessoas que vivem no local. Você pode pedir dicas de restaurantes, supermercados e bares que sejam bons e cobrem preços justos. É interessante se informar também sobre passeios que realmente valem a pena e outros que podem ser pulados pelo grupo.