Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

A sua empresa tem Gestão de Tecnologia?

A gestão de tecnologia nas empresas ganha cada vez mais importância devido à quantidade de processos de uma organização que se tornaram dependentes dela. Os investimentos em inovação tecnológica passaram a ser fundamentais para garantir o bom desempenho de todos os setores.

No momento de pensar sobre a gestão de tecnologia da empresa, podem surgir muitas dúvidas. Para ajudá-lo a entender mais sobre o assunto, apresentamos os principais conceitos neste artigo.

O que é gestão de tecnologia?

A gestão de tecnologia busca alinhar as ferramentas tecnológicas da empresa às necessidades de uso e às estratégias do negócio. Fazer esse processo de forma adequada garante que os recursos tecnológicos e informações estejam bem armazenados e disponíveis para a utilização cotidiana.

Todo negócio pode se beneficiar da gestão de tecnologia. Caso ainda não tenha começado a planejar, o momento certo para começar é agora mesmo!

Quais os principais benefícios?

Os empreendimentos se beneficiam muito da gestão de tecnologia, podendo-se destacar:
  • criação de protocolos para segurança das informações da empresa e da rede;
  • garantia de conformidade com as normas regulatórias;
  • controle das licenças de software e redução dos riscos de irregularidades;
  • possibilidade de planejamento de compras e substituições de infraestrutura;
  • alinhamento da tecnologia às necessidades da empresa;
  • redução de custos pela identificação de necessidades reais;
  • assegurar a disponibilidade dos sistemas e evitar a perda de negócios por problemas de tecnologia.
Como implementar?

É importante considerar a necessidade de obter apoio para a criação do plano de gestão de tecnologia da empresa. Nesse momento é interessante procurar por indicações seguras, pois se trata de uma área estratégica para os negócios. Dependendo do tamanho da atividade, talvez seja o caso de contratar uma consultoria de TI e telecom, que trate das duas áreas de forma integrada, para melhor aproveitamento de recursos.

Ao fazer o planejamento de tecnologia é necessário estabelecer os seguintes parâmetros:
  • como será feita a manutenção de dados;
  • quais serão os níveis de segurança para cada tipo de informação;
  • quem será encarregado da manutenção da infraestrutura;
  • como será a configuração de acesso à rede e suas restrições;
  • a quem os funcionários devem recorrer para suporte em caso de problemas.
A criação de diretrizes fará com que seja possível identificar a necessidade de contratação de produtos, serviços ou até mesmo funcionários. Por vezes, o diagnóstico fará com que produtos e serviços já existentes sejam substituídos, podendo gerar redução de custos ou ganhos de funcionalidades para o negócio.

A tecnologia permeia todo o ambiente da empresa, então não basta que o planejamento seja feito de forma separada. Todos os setores da devem ser devidamente capacitados e seguir os protocolos e procedimentos estabelecidos a fim de garantir a segurança das operações. Em alguns casos, o investimento em treinamento dos empregados pode ser interessante.

Conhecimento é fundamental na hora de definir a gestão de tecnologia da empresa. Os empresários podem se beneficiar muito da implementação de tal recurso em seus negócios. Contar com o apoio de uma consultoria especializada para a tomada de decisões pode garantir a segurança e a confiabilidade do sistema.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Porque o uso de uniformes profissionais são tão importantes nas empresas



Hoje em dia, os uniformes profissionais não são mais vistos apenas como uma forma de padronização dos funcionários, mas como um cartão de visitas da empresa, responsável pela identificação de uma marca.

Para muitos clientes e fornecedores, os uniformes representam a preocupação da empresa com o bem-estar de seus colaboradores, além de inspirarem confiança, comprometimento e até higiene, dependendo do segmento de mercado.

A principal vantagem da utilização de uniformes profissionais é a criação de um ambiente profissional, mais formal e sem tantas variações de estilos. Isso ainda incentiva os colaboradores a se sentirem parte de uma equipe, o que é excelente para o empresário que deseja trabalhar a cultura da etiqueta profissional em sua organização.

Além de facilitar a identificação do funcionário, os uniformes também são importantes para a segurança do trabalho, já que, em muitas profissões, uma vestimenta adaptada evita riscos de acidentes.

Outra característica dos uniformes profissionais é que eles estão cada vez mais elaborados esteticamente e adaptados às tendências da moda, assim como são criados modelos práticos, confortáveis e duráveis.

Mas, para que o uso de uniformes seja realmente efetivo, é essencial que sejam escolhidas peças confeccionadas com alta qualidade, bons tecidos e que atendam a critérios de modelagem, corte e costura definidos pela empresa.

Mais um ponto positivo considerado é a economia de tempo e dinheiro para os funcionários, já que eles não terão que se preocupar em sempre ter roupas adequadas para o trabalho. Do ponto de vista dos empresários, a relação custo/benefício na compra de uniformes profissionais para os colaboradores também é vantajosa.

Por fim, é importante lembrar que, segundo a legislação, se o empregador exigir o uso de uniformes profissionais, ele tem o dever de disponibilizar as peças aos funcionários.

Fonte: Apatita

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Ilusão de ótica engana o cérebro humano

Resultado de imagem para ilusao de otica

Por diversas vezes a internet nos deixou intrigados com imagens que viralizaram, como quando questionamos se um vestido era azul ou dourado. Mas, na verdade, o que acontece é que o nosso cérebro nos faz entender uma coisa diferente do que realmente é.

Desta vez, o que está deixando todo mundo em polvorosa não tem nada a ver com a cor, mas sim com a dúvida de se é uma imagem estática ou não. A figura em questão é uma esfera com vários hexágonos estampados em uma cor próxima do vermelho com bordas douradas, em um fundo com diversos outros hexágonos de dois tons diferentes de roxo.

Acredite se quiser, mas a imagem abaixo não é um GIF e nem um vídeo:

Reprodução/Beau Deeley
Se você olha para diferentes pontos da esfera, parece que esta "bola"está sendo envolvida pelo fundo, ainda com a impressão de ser algo dobrado, como um tecido mole. Mas se você olha para o fundo, quem se mexe é o objeto redondo.

A imagem foi criada pelo artista multimídia Beau Deeley, que conta com outras artes parecidas que prometem deixar qualquer um com tontura e dor de cabeça. Questionada, a neurocientista Alice Proverbio, que estuda o funcionamento do cérebro humano, contou no Twitter que o que acontece nesta ilusão de ótica é o acionamento do V5 pela saturação de V4. Não entendeu ainda? Tudo bem, a cientista explica:

"V5 (ou MT) é a área cortical dedicada ao processamento de movimento, enquanto o V4 se dedica ao processamento de cor e forma. Os neurônios V4 estão tão saturados que a taxa de disparo basal/repouso dos neurônios MT é interpretado como um sinal sensorial real", contou Proverbio em seu perfil oficial.

Ou seja, basicamente acontece uma competição dentro do córtex visual. "Quando um sinal é atenuado ou suprimido por qualquer razão, outros insumos têm a chance de serem representados em níveis cognitivos superiores", diz a cientista.

O que a arte de Beau Deeley faz com o cérebro é, de fato, surpreendente, mas a neurocientista alerta que observar essas figuras por muito tempo pode, sim, causar dores de cabeça.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Rumo à criatividade




Confira 11 eventos criativos pelo mundo para participar

Inovação e criatividade são as novas palavras-chave dos eventos corporativos de sucesso. No entanto, nem sempre é fácil encontrar soluções criativas para gerar engajamento entre funcionários, motivar o comparecimento de clientes e potenciais compradores, captar investidores ou fortalecer a marca.

O primeiro passo é se inspirar em eventos já realizados, observando novos pontos de vista e estruturações. Assim, você consegue criar novas referências para atingir os objetivos da sua empresa ao planejar eventos de excelência.

Para sair do velho esquema de confraternização de fim de ano, palestras e workshops, resolvemos listar aqui alguns exemplos de eventos criativos que potencializaram a área de atuação das empresas que os promoveram. Pronto para ficar inspirado?

1. Festival SXSW

O Festival South by Southwest (SXSW), criado por Roland Swenson em 1987, surgiu como um evento para divulgar nomes das artes e da música. A primeira edição já foi um sucesso! Acredite: os organizadores, que haviam convidado apenas 150 pessoas, foram surpreendidos por uma multidão de mais de 700 participantes.

O encontro é realizado anualmente na cidade de Austin, no Texas, e atualmente é responsável pela difusão de tendências não só do universo musical, mas também das áreas de empreendedorismo e cinema. É considerado, hoje, um dos eventos mais importantes de tecnologia, inovação e economia do mundo.

O festival é atrativo graças à sua proposta de programação recheada de variedades e atrações. Na ocasião, palestras sobre empreendedorismo são seguidas por outras abordando temas ligados à vida pessoal e assim por diante. Sem contar que a cidade inteira fica em clima de festa, promovendo shows animados em pubs conhecidos.

Entre as figuras empreendedoras reconhecidas que marcaram presença nesses mais de 30 anos de eventos, podemos citar Jimmy Wales, cofundador do Wikipedia, Craig Newmark, criador do Craigslist, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Foi também durante a realização do SXSW que as redes sociais Twitter e Foursquare surgiram, tornando o festival conhecido pela divulgação e estouro de artistas e empresas.

2. MECA Inhotim

Em sua 2ª edição, realizada em 2017, a proposta de ser o maior menor festival tem mostrado êxito. Realizado no maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o evento mistura shows, workshops, exposições e talks, além de outras atrações e experiências durante dia e noite. A última edição durou 3 dias diretos e contou com a participação de Jorge Ben Jor, Karol Conka, Lia Paris e Lumen Craft.

A inovação aparece na estrutura criada para o evento, além das atividades criativas proporcionadas, como aulas matinais de ioga, visitas guiadas exclusivas e até passeio de balão de ar quente para os convidados. Além dessas ações interativas, os participantes também têm a possibilidade de acampar no local, aproveitando cada instante.

3. Festival de Cannes

Ao falar de festival, não podemos deixar de abordar o Festival de Cannes, que já acontece há mais de 65 anos e é um dos mais prestigiados eventos da área do cinema. É realizado na cidade de Cannes, na França, e recebe artistas de todas as partes do mundo.

De frequência anual, o evento é midiatizado internacionalmente e a cerimônia de abertura é transmitida nas telas de cinema, além de projeções ao ar livre abertas à população. No festival, o que sobressai é o cuidado e o luxo em cada detalhe, do tradicional tapete vermelho à cronometragem das apresentações de cada premiação. É pelo planejamento e pelo trabalho impecável de um evento desse porte, reconhecido mundialmente, que o Festival de Cannes merece entrar na nossa lista de inspirações.

4. TED

Com o slogan inovador ideas worth spreading, o TED foi fundado em 1984 pela organização sem fins lucrativos Sapling, com a proposta de realizar palestras, corporativas ou não, de no máximo 18 minutos, em um formato simples, objetivo e envolvedor.

O segredo do grande sucesso do TED envolve a escolha palestrantes carismáticos e ótimos oradores que explicam inovações de modo envolvente. São abordados os mais diferentes assuntos, de ativismo a entretenimento. No site oficial, é possível conferir os vídeos das conferências já realizadas.

Com o intuito de favorecer a disseminação de ideias, o programa criou, em 2009, o TEDx. São eventos locais organizados de forma independente e com o estilo difundido pelo TED, de forma que as instituições consigam espalhar ideias de maneira inovadora usando um nome já tão conhecido.
5. RD Summit

Considerado o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina e idealizado pela empresa Resultados Digitais, o RD Summit é um evento que acontece anualmente em Florianópolis, capital de Santa Catarina e apontada como a Ilha do Silício.

Sua primeira edição aconteceu em 2013, com 300 participantes, mas ganhou relevância em cada realização. Hoje, é classificado como um dos principais eventos do setor no âmbito nacional. Quatro edições depois, esse número cresceu 250%, contando com a participação de mais de 8 mil profissionais em 2017.

A proposta do evento é uma imersão completa nas áreas de marketing, marketing digital e vendas. Seus grandes diferenciais são os conteúdos compartilhados por profissionais que ocupam grandes cargos em empresas mundiais como Google, Netflix, RD Station, Endeavor e Trello. Além disso, cerca de 70% dos profissionais que marcam presença no RD Summit são tomadores de decisão, tornando o aprendizado e a prática de networking muito valiosos.

Também se destaca a dinâmica do evento: a programação das palestras é bem delimitada e separada em temas; os happy hours e as festas auxiliam na formação de conexões de maneira espontânea e descontraída; as feiras permitem a realização de negócios e o encontro de novas soluções para todos os tipos de empreendimentos; e a feira gastronômica equipada com dezenas de food trucks é planejada para agradar todos os gostos.

6. ABAV — Expo Internacional de Turismo

Organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a ABAV Expo Internacional de Turismo é considerada a mais importante feira de turismo do Brasil, e uma das maiores feiras do setor da América Latina. O tradicional evento, já em sua 46ª edição em 2018, possui caráter profissionalizante, além de englobar empresas de renome da área, sendo um importante canal de relacionamento e de informações significantes.

Em 2016 e 2017, sob a presidência de Edmar Bull, também presidente e fundador da Copastur, as edições da ABAV Expo contaram com diversas novidades, o que incentivou a participação de mais de 25 mil profissionais de turismo em sua última edição. A inovação foi vista principalmente na preocupação em tornar o evento mais moderno e tecnológico, garantindo uma experiência holística e mantendo o público qualificado para a formação de novos negócios.

Para isso, em 2017, foi construída uma área exclusiva para o segmento de luxo na ABAV Expo, com a exposição de produtos diferenciados. Edmar Bull explica a importância de arquitetar uma área específica para esse setor dentro da feira: “Hoje você consegue comprar o aéreo, o hotel e alugar um carro com facilidade. Mas para atender o passageiro de luxo e suas necessidades é preciso ter capacitação e conhecer o fornecedor”, afirma o presidente.

Em 2016, foi realizado um Hackaton Viagens, incentivando a criação de soluções preparadas para atender o mercado de turismo e viagens. Foram mais de 50 desenvolvedores e analistas de sistemas reunidos e 8 projetos desenvolvidos no espaço da feira, demonstrando a importância do uso da tecnologia e agregando novas ideias e soluções ao setor.

7. Savassi Festival

O Café com Letras é um bistrô renomado em Belo Horizonte. Além do ambiente aconchegante e da gastronomia de primeira, o espaço também é uma referência cultural, abrigando uma livraria e abrindo espaço para shows — especialmente de jazz.

Procurando ampliar o alcance da marca e em parceria com uma instituição especializada em pensar o ambiente urbano, o Instituto Cidades Criativas, os donos do empreendimento passaram a produzir e divulgar o Savassi Festival, que começou na rua do Café com Letras, em 2003.

A ideia era atrair novos clientes, fortalecer a marca e ampliar a ideia de uma empresa que ajuda no desenvolvimento cultural da cidade. A iniciativa deu tão certo que hoje, quase 13 anos depois, o evento de jazz anual é considerado o maior a céu aberto da América do Sul e já teve edições até em Nova York.

8. NRF Big Show

Esse evento é organizado pela National Retail Federation, uma organização que engloba diversas empresas varejistas do mercado americano. Durante o NRF Big Show, são envolvidos mais de 30 mil profissionais da área varejista online e offline, em uma maratona de 4 dias que incluem palestras, shows e apresentações de novos produtos e soluções para o mercado.

Sua importância é tão grande que existem pacotes turísticos vendidos em várias partes do mundo (inclusive no Brasil) para quem deseja ir a Nova York apenas para participar do evento.

9. Grande Prêmio de Mônaco

O mais tradicional e glamoroso evento de Fórmula 1 do mundo é o Grande Prêmio de Mônaco, que acontece em um circuito de rua em Monte Carlo, na cidade-estado de Mônaco, na França. Grandes nomes do esporte se reúnem para essa ocasião, ainda comparecendo políticos e celebridades, além da família real de Mônaco.

O automobilista a dar a volta mais rápida no local, repleto de curvas acentuadas e perigosas, foi Michael Schumacher. A lição deixada pela organização do GP é o cuidado com o espaço onde acontece o evento. Todo o microestado colabora para criar a sensação de cenário de filme, com seus cassinos, iates e, claro, o Palácio do Príncipe.

10. Campus Party

É impossível falarmos em eventos voltados para o mercado digital sem mencionar a Campus Party. Desde 2008, o evento é a principal referência no Brasil quando o assunto é tecnologia, inovação e cultura geek.

A Campus Party tem um evento principal que acontece anualmente, no qual personalidades da área de tecnologia, grandes empresas do setor e startups se encontram com os campuseiros (aqueles que literalmente acampam na sede da conferência) para dar início a uma série de palestras, workshops e apresentações de novos produtos.

O evento é tão prestigiado que é comum que empresas e startups promovam viagens de incentivo para que seus funcionários possam comparecer. Assim, além de se divertirem, eles também serão capazes de aumentar seu conhecimento sobre as tendências do mercado, ampliar o networking e ainda conhecer as tecnologias que vão modificar a forma de fazer negócios digitais nos próximos anos.

11. BlueHack

Não podemos deixar de falar do BlueHack, o maior hackathon da América Latina, que leva o nome de uma gigante da computação: a IBM. Um hackathon é um evento corporativo que reúne profissionais da informática que, durante um período, unem esforços para encontrar soluções ou criar produtos inovadores. Em alguns casos, essa maratona de hackers é competitiva, premiando os melhores resultados.

Esses eventos criativos fazem muito mais que fortalecer o nome da empresa, gerando engajamento real do público, atraindo talentos para o raio de captação dos empreendedores e ainda ajudando a testar ou desenvolver os próprios produtos da realizadora.

No caso da IBM, os participantes tinham que usar uma suíte de APIs da empresa e, ainda, desenvolver ideias de melhorias para o software de inteligência artificial que está em desenvolvimento pela organização.


domingo, 21 de outubro de 2018

Como saber se você é uma pessoa criativa de verdade




Pessoas criativas pensam e agem de forma diferente que qualquer outra pessoa. Possuem uma maneira própria de enxergar o mundo e de lidar com situações que ocorrem durante sua caminhada.

Acredito que todas as pessoas têm a capacidade de criar, mas algumas se destacam por possuir uma maior facilidade. A lista a seguir mostra um pouco da perspectiva das pessoas criativas e o que elas costumam fazer e como encaram a vida.

1 – Se inspiram nas horas menos esperadas

Eles nunca sabem quando a próxima grande ideia chegará. Ela apenas chegará, da maneira menos esperada e no momento menos esperado.

2 – Eles sonham o tempo inteiro

Ele estão aqui, mas não estão. Eles podem viajar a qualquer momento durante uma conversa. É normal, não fique zangado com eles.

3 – Ficam entediados facilmente

Precisam sempre de um estímulo para manterem-se ativos. Eles não irão focar naquilo que não gostam, você pode chamar de TDAH ou qualquer coisa, mas isso é apenas parte de sua genialidade.

4 – Enxergam o mundo com os olhos de uma criança

Observar o mundo como uma criança pode ser, muitas vezes, a chave do sucesso.

5 – Eles falharão, mas você pode ter certeza que tentarão novamente

A vida não é fácil para ninguém, nem menos para as pessoas criativas. Falhas e quedas são inevitáveis, mas somos nós que decidimos se seremos derrotados ou se utilizaremos o obstáculo para nos fortalecermos ainda mais. As pessoas criativas também são rejeitadas por diversas vezes, mas apenas tomam isso como lição.

6 – Vão seguir seu coração, mesmo que, muitas vezes, sua mente diga o contrário

Dizem que as pessoas criativas são menos propensas a se preocuparem com as coisas e mais propensas a assumirem riscos. Isso pode trazer mil falhas, mas um milhão de satisfações.

7 – Eles se perdem no tempo

Quando estão criando, se perdem totalmente, podendo esquecer de comer, de beber e até de dormir. Quanto as ideias estão fluindo em sua mente, nada mais importa para eles.

8 – Eles trabalham enquanto você dorme, e dormem enquanto você trabalha

A inspiração vem nos momentos mais inesperados, como foi dito no número 1.

9 – Onde a maioria das pessoas vê dificuldade, eles veem oportunidade

Sempre procuram ver o lado bom das coisas e se livram de problemas de maneiras incomuns

10 – Eles se apaixonam por suas obras e as odeiam no dia seguinte (e vice-versa)

Às vezes, esse tipo de inconstância acontece sem um motivo realmente definido

11 – São humildes e orgulhosos ao mesmo tempo

Apesar de sempre estarem dispostos a aprender, são extremamente orgulhosos e confiantes quando se trata de suas ideias e criações.

12 – Estão sempre à procura de novas formas de se expressar

A busca por novidades e ideias é constante. Seja um fotógrafo, pintor, escritor, eles sempre desejarão fazer as outras de outras maneiras.

13 – Eles procrastinam

Sim, eles cumprirão os prazos na maioria das vezes, mas boa parte do trabalho será realizada na noite anterior a este prazo.

14 – Eles veem o outro lado da moeda

Sempre conseguem enxergar as coisas através de um ponto de vista diferente

15 – Não gostam de limites

Regras e limites não são feitos para eles. Muitas das vezes são vistos como rebeldes, e temos exemplos históricos disso.

16 – Não gostam de números

São brilhantes, mas se você pedir para que façam as contas, verá o quanto não gostam dos números

17 – São grandes observadores

Observam pessoas e estão atentos até aos mínimos detalhes. Qualquer coisa pode servir de inspiração para eles.

18 – Estão sempre fazendo novas experiências

Como foi dito no item 3, precisam sempre ser estimulados. E fugir da rotina é uma excelente escolha para isso.

19 – Eles recomeçam tudo de novo

Não importa o quão avançados estão com uma criação, mas se sentirem que não está bom o suficiente, não pensarão duas vezes antes de descartar e começar novamente.

20 – Mandam eles arrumarem um emprego “de verdade”

Os familiares e amigos dessas pessoas muitas vezes vão enxergar tudo como uma brincadeira e desejarão que elas desistam dessa “brincadeira”. Mas os criativos sempre seguirão e acreditarão em seus sonhos. (Nossa, eu já ouvi muito isso!)

21 – Eles amam

Amam a vida, amam as pessoas, amam os animais, amam a beleza. O seu amor pela vida é contagiante, e se você tem alguns amigos assim, fique com eles. Eles vão fazer sua vida um pouco mais bonita.