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segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Conheça os 7 pecados do Atendimento ao Cliente


Conheça 7 das características mais detestáveis encontradas em alguns profissionais de atendimento.

Pode até aparecer que isto seja muito básico para alguns, porém com certeza, você vai se lembrar de alguma situação que você tenha se deparado com um atendente ou vendedor que tenha lhe atendido desta forma.

Estão preparados? Então sigamos em frente rumo aos pecados “mortais” desse artigo.

1- Apatia

A apatia ocorre quando os profissionais de uma empresa não demonstram que se importam com o cliente. É a indiferença, é aquele sentimento de “tanto-faz” muito comum naqueles funcionários que estão apenas presentes fisicamente mas com o pensamento e alma distantes.

2- Má vontade

É prima da preguiça, é a falta de atitude, normalmente a gente percebe a má vontade em situações que a gente sabe que é possível que o atendente ou vendedor pode nos ajudar com uma solicitação simples, mas não, o funcionário não toma nenhuma ação.

3- Frieza

É aquele atendimento burocrático, distante no qual o profissional não faz questão nenhuma de querer saber mais sobre você e suas necessidades.

4- Desdém

Muito comum em situações de atendimento e vendas que envolvam assuntos mais técnicos, no qual o profissional se acha muito superior porque sabe mais sobre o produto ou serviço do que o cliente.

5- Robotismo

É aquele atendimento totalmente ausente de qualquer sentimento, em muitos casos é consequência do excesso do uso de scripts, manuais e roteiros de atendimento que acabam engessando o atendimento, o que tira qualquer iniciativa ou mesmo a naturalidade dos profissionais de linha de frente.

6- Demasiado apego às normas

É o pecado no qual o profissional não tem um mínimo de flexibilidade, porque está totalmente amarrado com às normas da empresa, mesmo que para isso tenha que até perder o cliente.

Que fique claro que a ideia aqui não é incentivar o desrespeito às normas e políticas da empresas, porém sempre vale tentar encontrar algumas exceções para resolver o problema dos Clientes, sempre prevalecendo é claro, o bom-censo entre as partes.

7- Jogo de responsabilidade

Por fim, o sétimo pecado, que nada mais é do que fazer o cliente passar de um funcionário ou departamento para o outro e não resolver absolutamente nada.

Muitas empresas usam disto apenas para ganhar tempo ou cansar o cliente para que ele desista de ser atendido.

E você, já se deparou com alguma situação assim?

Compartilhe com a gente a sua experiência e não se esqueça de deixar o seu comentário ou like, caso tenha gostado desse post ou queira comentar algo com a gente.


domingo, 22 de setembro de 2019

Incrível: Memórias artificiais foram criadas com sucesso


Um novo estudo do Hospital for Sick Children (Canadá), em colaboração com a Universidade de Boston e Universidade de Harvard (EUA), conseguiu criar memórias totalmente artificiais em animais pela primeira vez.

A pesquisa é formidável e um pouco assustadora, uma vez que demonstra a possibilidade de manipular circuitos cerebrais para gerar memórias totalmente separadas de narrativas individuais e na completa ausência de uma experiência real.

Indistinguível

Os pesquisadores utilizaram engenharia reversa para obter o resultado desejado.

Primeiro, mapearam os circuitos cerebrais que formam uma memória natural. Em seguida, estimularam as células cerebrais de ratos transgênicos utilizando os padrões da memória natural.

Ao fazer isso, os cientistas efetivamente conseguiram criar uma memória artificial, que foi retida e rememorada de forma indistinguível à natural.

Os circuitos cerebrais que normalmente respondem a experiências específicas puderam ser artificialmente estimulados e ligados entre si nessa memória artificial, que por sua vez pôde ser provocada por pistas sensoriais adequadas no ambiente real.

Metodologia

No caso deste estudo, a memória natural foi a associação de um odor específico, o de flores de cerejeira, a um choque nos pés, de forma que os animais aprenderam a evitá-lo.

Para criar a associação, os pesquisadores utilizaram uma técnica sofisticada chamada de optogenética. Trata-se de proteínas sensíveis à luz usadas para estimular neurônios específicos através de fibras ópticas implantadas cirurgicamente.

Os cientistas modificaram os ratos para produzir uma proteína em nervos olfatórios sensíveis à acetofenona (o químico que dá origem ao perfume da flor de cerejeira). Ao associar o choque elétrico com a estimulação optogenética dos nervos olfatórios sensíveis à acetofenona, os pesquisadores basicamente ensinaram os animais a ligar a dor a este odor em particular.

Para imitar a dor nos ratos, os pesquisadores estimularam vias nervosas específicas que levam a uma estrutura conhecida como área tegmentar ventral (ATV), ligada à natureza aversiva do choque no pé em estudos anteriores. Um vírus levou proteínas sensíveis à luz até à ATV.

Ratos que receberam memórias artificiais dessa associação evitaram o odor de flores de cerejeira, respondendo a um cheiro que nunca haviam encontrado e fugindo de um choque que nunca haviam recebido. 

Aplicações

Os resultados têm amplas implicações sociais e éticas, afinal de contas, a memória é a fonte de toda a história pessoal de uma pessoa.

É claro, existem bons motivos para se pesquisar este tipo de coisa – indivíduos podem querer recuperar memórias perdidas em acidentes, ou aqueles sofrendo de transtorno de estresse pós-traumático podem desejar apagar certas lembranças. Isso sem contar as oportunidades de tratamento de doenças ligadas à memória, como o Alzheimer.

Além disso, por ser este o primeiro estudo a criar uma memória completamente artificial, pode ajudar os cientistas a compreender melhor como memórias se formam e podem ser manipuladas.

Nos experimentos, a estimulação elétrica de regiões cerebrais específicas também ativou outras regiões cerebrais conhecidas por estarem envolvidas na formação da memória, incluindo a amígdala basolateral. 

Ainda estamos muito longe

Todos os avanços são interessantes, mas é preciso reconhecer que os pesquisadores ainda estão muito longe de criar memórias artificiais em seres humanos.

Para começo de conversa, não somos animais transgênicos como os ratos utilizados no estudo, de forma que todos os implantes cirúrgicos e injeções viriais não serão aplicados em pessoas tão logo.

Apesar disso, existem diversos grupos de pesquisa e governos interessados na manipulação da memória humana e, conforme eles avançam em seus testes, precisaremos discutir as implicações éticas e consequências de tais abordagens.

Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Nature.


sábado, 21 de setembro de 2019

Em comemoração aos 25 anos da série, Google lança easter eggs de Friends


Como a maioria já sabe, a série Friends fará 25 anos neste domingo, 22 e a Warner Media vem buscando celebrar a data de todas as maneiras possíveis.

A última novidade veio por parte da Google que atualizou seu buscador com um conjunto de easter eggs especiais para os fãs. Ao todo são seis novas funções que aparecem ao lado de cada resultado de pesquisa individual do sexteto protagonista, incluindo Ross Geller, Rachel Green, Monica Geller, Chandler Bing, Joey Tribbiani e Phoebe Buffay.

Cada easter egg faz referencia a um momento ou característica marcante do personagem. O de Ross, por exemplo, envolve a situação da mudança do sofá para seu apartamento, quando o elevador está quebrado e ele tem que ficar pedindo pro Chandler e a Rachel pra inclinar o móvel nas escadas. Esse momento foi traduzido no buscador com o layout sendo inclinado de um lado para o outro até voltar ao normal e destruir o ícone do sofá.
Imagem/Reprodução: B9.

O da Monica representa a sua mania por limpeza, com uma esponjinha surgindo e dando uma limpada no seu nome para ficar mais brilhante.

Imagem/Reprodução: B9.

Já o do Chandler e da Phoebe se relacionam com animais consagrados da série, o patinho e o famoso “Smelly Cat“, com direito à música sendo tocada no fundo.
Imagem/Reprodução: B9.

Imagem/Reprodução: B9.

Cheio de momentos icônicos é difícil imaginar o que em especifico representaria o Joey com perfeição. O escolhido faz referencia ao episódio em que ele diz não suportar que as mulheres com que ele sai peguem a comida do seu prato.

Quando o usuário clica na pizza, ela é unida a outros alimentos pelos dois braços do personagem, que repete fora da tela o icônico grito “Joey doesn’t share food!” (O Joey não divide comida!) antes de sumir com eles da tela.

Imagem/Reprodução: B9.

O easter egg de Rachel é um tanto quanto incomum se comparado ao dos demais personagens, pois no lugar de trazer qualquer mudança no buscador, o ícone redireciona o usuário a uma página com resultados de busca que só envolvem fotos de perfil da personagem.
Imagem/Reprodução: B9.

Não foi divulgado por quanto tempo a Google irá manter os easter eggs.


quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Novo projeto do Google quer tornar os seres humanos imortais


Os cientistas já conseguiram inverter o envelhecimento em alguns experimentos. A imortalidade está sempre presente na mitologia, mas poderá ser realidade para nós?

A nova cartada do Google espera que sim. A mais recente empresa do conglomerado, a Calico, vai concentrar seus esforços em derrotar a morte ao se basear em recentes descobertas científicas quanto à imortalidade.

A imortalidade será realidade?

Ninguém pode realmente dizer neste momento se o sonho de viver para sempre pode realmente se tornar realidade, mas muitos afirmam que a meta está “dentro do alcance”. Na verdade, alguns cientistas que trabalham com a extensão da vida acreditam que o fim da morte poderá ser decretado daqui a apenas 20 anos. Por enquanto, porém, tudo que existe são experimentos e teorias – nada verdadeiramente aplicável em seres humanos. Além disso, houve muitas falhas também.

Entretanto, mesmo se a imortalidade e a tecnologia em saúde regenerativa com células-tronco possam se desenvolver a esse ponto, é provável que nenhum de nós seja capaz de beber dessa fonte de juventude – o Santo Graal que a humanidade tem procurado durante tantos séculos.

Se a imortalidade via ciência realmente chegar em 20 anos, como alguns especialistas afirmam, ela provavelmente estará disponível apenas para alguns sortudos. Isso vai ser bom para os fundadores da Calico, é claro. E – numa outra hipótese – caso um avanço inesperado torne a receita mágica da imortalidade disponível para todos na Terra, isso também não vai transformar nosso planeta no paraíso. Muito pelo contrário.

As potenciais consequências de um mundo sem mortes podem ser muito negativas nos dois cenários mencionados acima. Se a imortalidade e a tecnologia em saúde regenerativa estiverem disponíveis apenas para alguns, haverá uma separação dos seres humanos entre ricos semideuses imortais e o resto de nós, pobres mortais.

Se, por outro lado, o elixir da vida estiver disponível para todos, deverá ser criada uma legislação específica no sentido de proibir a reprodução para evitar a superpopulação e a consequente destruição do planeta.

Se isso acontecer, imagine as implicações de negar a nós mesmos a possibilidade de termos novas pessoas na Terra. A ideia de não termos mais outro Einstein entre nós é aterrorizante – mesmo se as pessoas inteligentes já vivas fossem capazes de desenvolver seu intelecto e construir o seu conhecimento ao longo dos séculos, em vez de apenas algumas décadas.

Por enquanto, porém, tudo isso é especulação. Resta-nos apenas acompanhar o que tem sido feito até agora e sonhar – ou ter pesadelos – sobre o que está por vir quando o assunto é imortalidade humana. 


terça-feira, 17 de setembro de 2019

Sacada genial: Heinz cria anúncio em ponto de ônibus com cheiro de bacon

A Heinz decidiu fazer o primeiro mobiliário urbano com aroma de bacon do Brasil. A ativação faz parte da campanha da marca para atrair visitantes para o Big Kahuna, onde a 7ª edição do Bacon Day Festival.

O evento é sediado em São Paulo e tem a Heinz como patrocinadora oficial homenageando o Dia do Bacon, celebrado mundialmente entre agosto e setembro.

A campanha desenvolvida pela agência Africa conta ainda com outras três peças de out of home instaladas próximas a restaurantes fast food na região da Avenida Paulista e Jardins com frases que convidam as pessoas a conhecerem o verdadeiro sabor do bacon.

“Não sabendo que era impossível, foi lá e colocou Bacon em tudo. Até no Ketchup” e “Mais bacon, por amor” são algumas das mensagens.

A participação da Heinz no Bacon Day Festival está ligada ao Ketchup Heinz Bacon e Cebola Caramelizada, lançado em 2018.

“Criamos uma ação divertida para ser apreciada não só pelos amantes de bacon, mas também para chamar atenção de quem estiver passando na rua. Para quem ainda não conhece, vamos apresentar o produto e o Festival de maneira inusitada e provocativa“, comenta Matias Menendez, ECD da agência Africa.

Além disso, em uma ação no Instagram para o Bacon Day Festival, a Heinz também lançou a Bacon Type, a primeira tipografia feita de bacon para os fãs expressarem seu amor pela comida e que já está disponível como um pacote de gifs.

Para acessar a tipografia, basta ir até a sessão de gifs do Instagram Stories e procurar por Heinz Bacon.


O Bacon Day Festival acontece na Big Kahuna – Alameda Lorena, 53, Jardim Paulista, São Paulo, entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro.