A origem do dia do carteiro no Brasil vem da data de 25 de Janeiro de 1663, quando foi instituído pela primeira vez no Brasil o Correio-mor, que era o nome dado aos carteiros naquela época.
Somente em 1835 foi introduzido o serviço de entregas direto em domicílio e mais tarde em 1852, foi incorporado o serviço de telégrafo, porém ainda de forma separada. Em 1931 ocorreu a união desses dois serviços cirando o Departamento de Correios e Telégrafos e em mais recentemente em 1969 foi criada a atual Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, nome utilizado até hoje para designar o serviço de correios.
Com uma história de mais de 350 anos, o trabalho de carteiro sofreu grande mudança e transformações, desde novas tecnologias e serviços que são prestados, como por exemplo os serviços de entregas expressas e que inclusive oferecem entregas em até 24 horas ou no mesmo dia dependendo do local de origem e destino.
Apesar das novas tecnologias como a internet, o papel do carteiro ainda é essencial na sociedade, uma vez que muitos documentos, contas, informativos e propagandas dependem do trabalho do carteiro para serem entregues. No caso das encomendas, houve um grande aumento no fluxo de itens que agora são comprados pela internet e entregues diretamente na residência do comprador.
Hoje existem mais de 60 mil carteiros no Brasil, que cuidam da distribuição de mais de 40 milhões de objetos por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.