Como diz o ditado: o hábito faz o monge. O ditado é uma máxima verdadeira, pois ações positivas devem se tornar um hábito constante para se tornar um empreendedor de sucesso.
Estamos acostumados a ver casos de empresas de sucesso ou história de empreendedores de sucesso e ai vem a pergunta: O que fazer para ter uma empresa de sucesso?
Vejamos alguns hábitos comuns que são praticados pelas empresas de sucesso:
Personalidade Empreendedora – não importa quantos anos de vida uma empresa possui é necessário cultivar uma personalidade empreendedora, pois as características empreendedoras são responsáveis pela maioria das empresas de sucesso.
Vejamos alguns exemplos:
Existem diversas características imprescindíveis para um empreendedor de sucesso e uma delas é a resiliência.
Pois, a resiliência não é somente uma competência profissional importante no atual mercado de trabalho, é também uma competência essencial para um empreendedor de sucesso que precisam lidar com a mudança inesperada de situações e ainda assim persistir na busca pelos objetivos.
Outras características empreendedoras que os empresários não podem jamais abandonar são:
Busca de Oportunidades – antecipação de oportunidades, visão de mercado e oportunidades de negócios mesmo em longo prazo.
Outras características de um empreendedor de sucesso são:
- Persistência;
- Saber correr riscos calculados;
- Manter o comprometimento com o sucesso da empresa;
- Entre outras características.
O Que Preciso Fazer Para Ser Um Empreendedor De Sucesso?
Manter um Vínculo Com o Cliente – o vinculo com clientes pode ser determinante, mesmo em momentos que a empresa precisa passar por reestruturação, ou que a empresa atravessa alguma crise, todas essas situações devem reafirmar a importância do cliente e não o contrário.
Pensamento em Longo Prazo – pensar não é tão simples para as empresas, principalmente com excesso de informações e pouco tempo para assimilar o que realmente é importante.
Um pensamento em longo prazo requer aprender com os erros, realizar planejamento, avaliar erros e resultados, ou seja, construir uma cultura voltada ao longo prazo e alcance de objetivos.
Fazendo com que a realidade empresarial seja mais madura, profissional e acabe com o imediatismo e decisões impensadas.
Pensar em longo prazo requer aprendizado para estar preparado para os impactos do mercado, pois muitas erram em não identificar o que o mercado precisa daqui a 5 ou 10 anos, com certeza o produto ou serviço que atende ao mercado atualmente, não atenderá daqui a 5 anos. Um empreendedor de sucesso sempre pensa nas atitudes visando o resultado futuro.
Modelo de Negócios – ao iniciar as operações as empresas de sucesso devem estabelecer um modelo de negócios que seja eficiente para a empresa, independente dos recursos.
Ressaltando que o importante no modelo de negócios é que atenda as necessidades e demandas do mercado. Com instalações e estrutura para iniciar um negócio mesmo que seja pequeno e que cresça ao longo do tempo junto com a demanda.
É fácil? Não. Para isso, é preciso saber planejar estrategicamente, prever demanda e estar preparado para crescer e mudar sempre que for necessário.
Afinal, o mercado não espera a empresa se reestruturar para consumir, a realidade é que o consumo será direcionado a empresas que conseguem manter a clientela com vantagem competitiva.
Invista em Gestão de Pessoas – investir em pessoas é realmente fator de sucesso para as organizações e por isso, investir nas pessoas é mais complexo do que se pensa.
Pois, é necessário investir não só em recursos, mas em um sistema de comunicação que consiga partilhar objetivos, informações importantes e ainda políticas empresariais.
E ainda estabelecer tarefas importantes, liderança e metas a serem alcançadas. Lembre-se, todo empreendedor de sucesso deve saber liderar a sua equipe de trabalho e formar uma liderança que seja capaz de incentivar e uma equipe confiante.
Uma equipe confiante é aquela que possui colaboradores conscientes de suas competências, habilidades e talentos. Para montar uma equipe confiante é necessário que o empresário invista nos seguintes fatores:
- Comunicação de objetivos que sejam claros;
- Delegação de competência;
- Divisão de responsabilidades;
- Descentralização de decisões.
Formação Dos Colaboradores E Formação Contínua Dos Empresários
Para obter uma empresa de sucesso, não se pode esquecer da formação contínua de empresários e empreendedores, pois é fundamental para que a empresa atinja competitividade na era do conhecimento e informação e mantenha a equipe integrada e motivada.
Uma equipe com formação intelectual e preparo empresarial é aquela equipe que estará preparada para enfrentar desafios com comprometimento com as metas e objetivos da empresa, além do desempenho quando surgem desafios.
Incentivando a Inovação e Cultura Organizacional de Forma Alinhada – dessa forma, a empresa terá uma equipe que colabore com a missão, visão e objetivos estratégicos da empresa. Uma empresa de sucesso está sempre pensando no próximo passo a dar.
Pensamento Estratégico – existem dúvidas sobre como a empresa pode assumir um posicionamento estratégico, pois, um posicionamento estratégico é uma decisão que requer trabalhar planejamento, decisão e controle de estratégia.
Não é tão complicado lidar com um processo estratégico e deve nortear a gestão empresarial para decisões de curto e longo prazo. Empresas de sucesso sempre possuem um plano estratégico para o futuro.
É necessário criar uma cultura voltada para identificação constante de problemas e tomada de decisões mais acertadas. A existência de um problema ou uma situação não favorável que precisa ser melhorada para que sejam obtidos melhores resultados futuros.
É preciso identificar também quais os objetivos que empresas de sucesso precisam alcançar para manter seu plano estratégico.
Alternativas de Ação – é necessário escolher quais as alternativas necessárias e viáveis para que os problemas possam ser solucionados e os objetivos alcançados.
Para isso, é necessário propor soluções de acordo com os fatores críticos de sucesso. E por fim, definir um sistema um controle da estratégia que avalie resultados e construa um aprendizado.
Reinvestimentos – quando se sugere um pensamento em longo prazo também se sugere que a empresa esteja preparada para investir o lucro com eficiência.
Portanto, é preciso definir que quais investimentos necessários para que a empresa vise melhorias de processos, invista em tecnologia, automação, comunicação com o cliente e outros investimentos importantes para o sucesso da empresa.
Investir na Marca – o que significa para um pequeno empreendedor investir em sua marca: é tornar a marca conhecida, respeitada e confiável.
O que requer investir em pesquisa de mercado, diferenciação útil e inovação que busque soluções para o mercado.
Um empreendedor de sucesso está sempre procurando novos meios para alçar a sua empresa no mercado para torná-la uma empresa de sucesso.
► Dica Importante!
Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.