Ao usar couchê fosco, deve-se evitar grandes áreas chapadas, ou vice-versa.
Por características físicas desse suporte, problemas de ancoragem da tinta são comuns, o que provoca muitas vezes um falso diagnóstico de que a tinta não secou.
Em verdade, o problema é causado pelo desprendimento do pigmento da superfície do papel ao sofrer atrito. Uma outra forma de lidar com o problema, é aplicar algum tipo de proteção; verniz de máquina, UV TOTAL, laminação etc.
CUSTOS (formatos de papel padronizados)
Existem formatos padronizados nos quais os papéis são fornecidos para as gráficas. Verifique se o seu projeto contempla um bom aproveitamento. Muitas vezes, por causa de 0,5 cm muda-se o aproveitamento do papel e pode haver uma diferença enorme no custo.
Certos papéis são fornecidos apenas em alguns formatos. Um primeiro passo será descobrir se o papel que se pretende usar em um impresso tem bom aproveitamento para o formato deste. Lembre-se de que as margens de pinça (1cm) e contrapinça (1cm), dentre outras, devem ser acrescentadas, porém isso vai depender da montagem e da máquina no qual o material será impresso.
DOBRA EM ÁREA ESCURA NO PAPEL COUCHÊ
Evite em seu projeto uma dobra sobre uma área escura, principalmente ao imprimir sobre couchê. Ocorre que, após a dobra, o papel terá aparência rachada devido ao rompimento das fibras superficiais que expõem uma área branca sob a área impressa. Isso não chega a ser um problema se essa lâmina estiver sendo sobreposta por outra. Pode-se, também, vincar o papel antes da dobra, porém esta operação aumenta o custo, principalmente quando falamos em grandes tiragens.
Fonte: Papel Print
di
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.