O trapping é um procedimento que visa facilitar o encaixe de cores na medida que excede um pouco a área de cobertura da cor em relação ao seu "encaixe", assim, uma área sobressalente é criada e o registro, mesmo que falho, não gera os famosos filetes brancos.
Vamos acompanhar a FIGURA 01 e analisar suas informações:
1. - Aqui, vemos a imagem em "composição", ou seja, o resultado da soma entre os canais Magenta e Yellow (amarelo) em um encaixe perfeito.
2. - Podemos observar a separação dos canais M e Y sem a aplicação do trapping, assim, note que o amarelo se encaixaria perfeitamente no M.
3. - Este é o resultado quando temos variação no registro da impressão. Este erro pode ser causado por diversos fatores, mas o mais comum é (mesmo) a falha no momento da impressão. Isto deve-se à velocidade com a qual as empresas gráficas tem que operar.
Detalhe 1
Veja que podemos ver o substrato branco na fala entre os encaixes de magenta e amarelo.
Por ser um operador de pré-impressão, pode parecer que estou "tirando o meu da reta", mas os controles de calibração de imagesetteres é muito simples, sem falar que em uma empresa que conte com revisão dos fotolitos, dificilmente um fotolito com erro de registro chegaria ao cliente.
Aproveito para dizer que o fato de ser usado CtP não garante que as chapas estejam corretas, uma vez que a aplicação destas na máquina pode sofrer variações da mesma forma que a chapa gravada a partir de um fotolito convencionar. Tempo de exposição não compromete o registro. Pode comprometer as retículas (ganho ou perca de ponto) e as imagens de uma forma geral com esta variação, mas o registro permanece no mesmo local.
4. - Alguns softwares aplicam o trapping diretamente na arte (o help do illutrator cs informa que ele faz isso automaticamente, embora não tenha conseguido testar com eficiência este recurso)... o PhotoShop também faz trapping entre cores. O mais correto, no entanto, é que o RIP aplique o trapping ao interpretar o PostScript.
Fizemos testes com PDF X3 (usamos o X3 com variação para manter as informações dos canais extras / pantones - digamos que nós usamos o PDF X3 VCH ) e nosso RIP conseguiu traduzir todas as informações (inclinações de retícula) e aplicar trapping REALMENTE muito satisfatórios de maneira automatizada.
Na maioria das artes, no entanto, aplicamos o trapping manualmente, oque exige que se faça a análise do documento e aplique o trapping de acordo com os meus critérios de avaliação.
Neste exemplo (ítem 4 da figura 01) foi aplicado um trapping exagerado, apenas mesmo para que pudesse ser visível na imagem de web.
Comparação (entre 2 e 4)
Compare entre os ítens 2 e 4 como a palavra "trapping" engrossou com a aplicação de um contorno amarelo com overprint. Este contorno em amarelo com overprint é o trapping que garante que a área amarela extrapole seu tamanho original e entre na área magenta.
5. - O resultado final, com o trapping é que, mesmo que tenhamos uma variação de registro, esta prevenção possa fazer com que os filetes brancos não apareçam.
Veja no detalhe que podemos ter um pequeno filete com o resultado da soma das cores (no caso de magenta com amarelo - vermelho), mas esta alteração da arte seria muito discreta e praticamente imperceptível aos olhos menos acostumados a analisar um impresso com o critério com que nós o fazemos.
Evidentemente que se o trapping aplicado for muito maior do que necessitamos (aplicamos trapping de 0.25 e 0.3 pt) pode-se gerar uma área de contorno que seja percebida pelo consumidor/usuário final. Para isso, trabalhamos com estes valores tão pequenos mas que são suficientes para resolver o problema de registro no momento da impressão.
Análise Tridimensional
b]1. - [/b]Veja neste gráfico como ficaria a impressão vista de cima, posição do observador... simplesmente olhando, podemos perceber que existe um encaixe entre as cores Ciano e Amarelo.
2. - Tridimensionalmente, o resultado seria este, como mostra a imagem 2 da figura 02.
3. - Se "levantarmos" a tinta amarela, veremos que sua área fura a área do ciano de maneira exata. O trapping justamente trabalha nesta exatidão, aumentando a área do amarelo e fazendo que não seja necessário o perfeito encaixe das cores.
4. - Assim, veja na imagem 4 que com o aumento da área amarela que surge uma área de interseção entre ciano e amarelo, e isto nos garante que não acontecerão os filetes brancos mesmo que o registro varie um pouco.
Detalhe - Veja no detalhe como o aumento da área amarela cria uma margem de erro para possíveis variações do registro.
É isso.. espero ter ajudado a esclarecer a forma como o trapping pode ajudar a prevenir os malditos filetes brancos.
Fonte: Papel Print
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