Um bom planejamento e pensamento criativo são essenciais quando se trabalha com Mídias Sociais. Isso fez com que muitos criadores de conteúdo para internet se encontrassem dentro desta função, e, muitas vezes, falhassem devido à desorganização que acompanha — quase — todos os criativos de forma instintiva.
É possível fazer um planejamento tão bonito quanto seus colegas de trabalho quando se é uma pessoa desorganizada? Sim, mas também é extremamente difícil e doloroso, por isso, é preciso criar seu próprio sistema. Aqui vão 5 dicas de um planejador desorganizado:
1 — Tom Riddle não teria se tornado Lorde Voldemort sem seu diário.
Não adianta centralizar tudo em docs e planilhas no Google Drive se você mesmo sabe que vai deixar aquilo de lado e não vai conseguir seguir suas próprias metas e obrigações. Tenha sempre folhas em branco ao seu alcance, assim você pode criar seu planejamento através de desenhos, keywords, gráficos precários e frases de efeito.
Não tenha medo de escrever coisas realmente direcionadas para você, e não pense duas vezes antes de se utilizar de piadas internas e humor próprio, afinal, se é necessário que a parte maçante seja feita, que seja feita do seu jeitinho. Ter uma agenda — física, não virtual — pode ser mais útil do que você imagina.
2 — Seja uma Khaleesi.
Tabelas são úteis, se você souber trabalhar com elas. São como os dragões de Daenerys: criaturas livres, mas que quando minimamente domadas, trabalharão ao seu favor e te ajudarão a cumprir seus objetivos. Tabelas podem ser sua chave para o Trono de Ferro.
Por isso, enfeite-as à sua maneira, use quantas palavras achar necessário e abuse do uso de cores. Cores não são como textos, não precisam ser lidos para que se faça a compreensão. Um vermelho sangue vai te dizer que aquilo deve ser feito com urgência, e que todo o seu exército está em perigo, enquanto um verde gritante vai te dizer que a tarefa foi cumprida e você pode relaxar em relação àquilo e brindar com seus súditos.
Lembre-se, você é o rei daquilo, e ninguém precisa ver nada que você não quiser.
3 — Quem não cola, não sai da escola.
Sempre esteja de olho no planejamento dos seus colegas, veja como eles fazem, retire o que pode ser útil e descarte sem pensar duas vezes o que vai te gerar trabalho sem trazer um retorno. Não tente se enganar. NUNCA tente se enganar.
Além disso, é sempre importante ficar de olho em páginas e perfis semelhantes aos que você administra. Não copie, fica feio na fita, mas referências nunca são demais.
4 — Mostra o teu que eu mostro o meu.
Trabalhe em grupo e compare seu planejamento com o dos seus colegas. Veja o formato, analise os pontos focados por eles, encontre suas deficiências, ajude a corrigir, e peça apontem as suas.
A grama do vizinho é sempre mais verde, mas isso não quer dizer que não esteja cheia de insetos. Seja o inseticida do cara ao lado, e use ele da mesma forma.
5 — Seja autêntico, nenhum modelo é melhor que o seu.
Eu estaria mentindo ao dizer que um bom planejamento não precisa de uma forma, mas isso não significa que você não possa fazer seu próprio modelo. Crie seus métodos, documentos, planilhas, rabiscos, esculturas, gravações, whatever.
O importante é entender a complexidade daquilo que você administra, e utilizar a criatividade para estar sempre um ou dois passos a frente de tudo.
Escrito por: Lucas Magalhães para o Soda Virtual
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