Hoje você poderá acompanhar este excelente artigo publicado por Anna Carolina Rodriguesda Você S/A sobre 13 soluções para melhorar a comunicação.
A inabilidade em se expressar leva ao esforço inútil e sem foco, é desgastante para todos os envolvidos.
A dificuldade de se expressar é um problema recorrente entre profissionais e um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam para obter resultados. A inabilidade de comunicação leva à má compreensão de objetivos, que leva ao esforço inútil e sem foco.
1 Tenha uma meta
Antes de começar uma conversa, pense no resultado.
Ter foco no objetivo final faz com que a discussão tenha foco e
rapidez. Quando começar a falar, diga a seu ouvinte o que você pretende.
“Revele, em uma ou duas frases, o que será tratado”, diz Reinaldo
Polito, professor de expressão verbal do Instituto Reinaldo Polito, de
São Paulo.
2 Inclua seu interlocutor
Um bom jeito de ser ouvido com atenção é mostrar a seu interlocutor que
ele faz parte da solução. Isso ajuda a pessoa a se comprometer. Para
incluir o outro na conversa, use o pronome “nós”, que deixa claro que há
algo a ser compartilhado. “Use o ‘você’ somente para elogiar”, diz Vera
Martins, da Assertiva, consultoria de São Paulo.
3 Mantenha o respeito
Ao conversar sobre algum assunto mais delicado, demonstre respeito.
Olhe nos olhos de seu interlocutor e leve os argumentos dele em
consideração. “Fale com a pessoa, não para a pessoa”, diz Reinaldo
Passadori, do Instituto Passadori, especializado em educação
corporativa, de São Paulo.
Demonstre que a conversa não é unilateral e que você também está aberto
a ouvir. Tome cuidado para manter a firmeza, mas evite a agressividade.
4 Pergunte mais
Procure compreender a perspectiva da outra pessoa, fazendo perguntas
para esclarecer o assunto. Repetir as palavras do interlocutor ajuda a
conferir se você interpretou o que foi dito corretamente.
Para direcionar a conversa, formule questões objetivas quando tiver
dúvidas, do tipo: “Quando isso aconteceu?”. Se o assunto precisar de
esclarecimentos, use perguntas amplas, como: “Por que você chegou a essa
conclusão?”.
5 Escute de verdade
Quando uma pessoa fala, nem sempre os outros escutam. Prestar atenção é
uma qualidade importante do comunicador. Uma maneirade evitar devaneios
durante uma conversa é olhar para a pessoa e não interrompê-la.
Evite planejar mentalmente uma resposta enquanto o outro ainda estiver
falando — isso também distrai. Ouvir atentamente não significa virar
estátua. Dê sinais de que está prestando atenção. “Acene com a cabeça e
use expressões de acompanhamento, como ‘sim’ e ‘entendi’”, diz Reinaldo
Polito.
6 Fique atento ao tom
Nada pior do que ouvir pedido de desculpas ou elogio que soa falso. A
maneira como as pessoas interpretam o que é dito não depende apenas do
conteúdo, mas também da forma como se fala. Lembre-se que o tom da voz e
a postura corporal transmitem mensagens. “Evite o sarcasmo e a ironia”,
diz Reinaldo Passadori. Fale com naturalidade.
7 Cuidado com a linguagem corporal
Seu corpo fala tanto quanto sua voz — e há muito mais tempo. A
linguagem corporal foi desenvolvida pelos homens antes da linguagem
falada. O cérebro é preparado para detectá-la e compreendê-la. Durante
uma conversa, cuide da postura e de sua fisionomia. “Verifique se há
coerência entre o que você diz e o modo como seu corpo se comporta”, diz
Reinaldo Polito.
8 Faça críticas objetivas
Se for criticar, coloque o foco no comportamento inadequado, e não na
pessoa. É difícil mudar uma personalidade, mas é possível ajudar alguém a
ter uma atitude mais adequada com sugestões objetivas e impessoais.
9 Argumente com exemplos
Evite ser impreciso ou generalizar demais. Em vez de dizer que a pessoa
se atrasa, aponte casos específicos que provem seu argumento, como
lembrar que ela chegou tarde nos quatro últimos dias. No caso de uma
reunião, tente usar exemplos e histórias para reforçar sua argumentação e
ajudar os participantes a fixar melhor a pauta.
10 Use “e” em vez de “mas”
Se quiser fazer um elogio, evite construções do tipo “Adorei a ideia,
mas será que podemos adaptá-la?”. Quando se fala “mas”, o interlocutor
desconsidera o elogio e fixa a atenção na crítica.
O melhor é construir frases unidas pela conjunção “e”. “Adorei a ideia e
acho que uma abordagem diferente seria mais eficaz”, por exemplo. Esse
artifício faz com que a outra pessoa ouça seu ponto com mais
tranquilidade.
11 Não fique na defensiva
Vários problemas de comunicação poderiam ser evitados se os
profissionais não ficassem na defensiva. Adote uma postura assertiva.
Faça perguntas para explorar as diferenças de pontos de vista. “À medida
que as defesas diminuem, a capacidade de compreender argumentos
aumenta”, diz Vera Martins, da consultoria Assertiva.
12 Saiba ficar em silêncio
Ficar calado pode ser muito útil. O silêncio permite a quem escuta
ganhar tempo para processar o que foi dito e a organizar os pensamentos
antes de uma resposta apressada. “Ficar em silêncio não significa entrar
mudo e sair calado, mas suspender a fala por alguns momentos para
proporcionar reflexão”, diz Reinaldo Polito.
13 Pratique a empatia
A diversidade de pontos de vista é enorme porque todo mundo tem os
próprios valores e influências que moldam o jeito de enxergar o mundo.
Por isso, a melhor maneira de se fazer entender é tentar se colocar no
lugar do outro para imaginar como determinada informação será encarada.
“Pense em como gostaria de ser tratado se estivesse no lugar do outro”,
diz Reinaldo Polito.
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