A primeira viagem de carro
Uma das versões sobre a origem do Dia do Automóvel afirma que a data seria uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen - ou Motorcar.
Bertha Benz, esposa do criador do Motorwagen, fez a primeira viagem de longa distância a bordo de um automotor, em 1888 |
Para provar que o Motorwagen era confiável, Bertha o usou para a primeira viagem de longa distância a bordo de um automotor, em 1888: e não foi sozinha, levou seus filhos Eugen e Richard, de 13 e 15 anos, junto. De Mannheim, onde Benz tinha sua oficina de motores, até Pforzheim, cidade natal da corajosa mãe, foram três dias e 194 quilômetros. O Linogrin - nome da época para a gasolina - que abastecia o tanque de 4,5 litros foi comprado em uma farmácia no meio do caminho, uma vez que ainda não havia postos de combustível. Os freios, feitos de couro, foram substituídos por material novo, que a alemã encomendou numa mercearia local, e o carburador foi a própria Bertha que limpou, com um alfinete de seu chapéu.
DKW Belcar 1000 tinha três cilindros, cada um com um sistema de ignição diferente; portas eram do tipo "suicida" |
O primeiro carro de passeio brasileiro
Outra versão para a escolha de 13 de maio como o Dia do Automóvel é de que a data comemoraria a produção do Belcar, tido como o primeiro carro de passeio brasileiro - anteriormente, apenas utilitários como DKW Universal, Jeep Willys e Kombi haviam sido fabricados no país. O modelo da Vemag - Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. teria motor 1.0 de dois tempos com bloco da também verde-amarela Sofunge. A unidade número um do automóvel teria saído da linha de produção em 1958, ou seja, 24 anos depois do decreto de Getúlio Vargas.
A primeira estrada pavimentada do Brasil
Uma terceira hipótese quanto à origem do Dia do Automóvel no país é a abertura da primeira estrada pavimentado do Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, cerca de 66 quilômetros ao norte, foi inaugurada em 13 de maio de 1926, e tinha até sinalização - embora as placas fossem de cimento, e não de metal, como atualmente.
Independente da razão da escolha da data, vale a comemoração do Dia do Automóvel.
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