O 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e serve para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.
O glaucoma é uma neuropatia óptica de caráter multifatorial que se caracteriza pela perda progressiva do campo visual até chegar à cegueira nos seus estágios mais avançados. Geralmente tem progressão lenta e é assintomático nos primeiros anos.
Infelizmente ainda é uma das principais causas de cegueira irreversível em todo o mundo.
Embora sua etiologia ainda não esteja bem esclarecida, na maioria dos casos, essa doença pode estar relacionada, entre outras coisas, ao uso de medicações à base de corticoesteroides.
Em abril de 2014, a Sociedade Brasileira de Glaucoma realizou o primeiro Consenso Brasileiro de Glaucomas Secundários, reunindo cem especialistas de todo o país. Durante o evento, o glaucoma corticogênico foi considerado pelos experts presentes, como o tipo mais comum entre aqueles de causa conhecida. É, portanto, uma doença evitável.
Esse tipo de glaucoma está geralmente associado ao uso prolongado dessas drogas, principalmente sob a forma de colírios. A prescrição desses colírios é fundamental para tratar uma série de doenças que acometem os olhos. O problema está no uso crônico e indiscriminado, geralmente como automedicação, sem controle médico.
A sociedade tem feito solicitações à Anvisa para que a retenção da receita médica dessas medicações seja obrigatória, da mesma forma em que já é feita no caso dos antibióticos.
No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, fica então um alerta à população sobre essa forma da doença que tem levado à cegueira muitos dos nossos jovens em plena fase produtiva da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.