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terça-feira, 8 de novembro de 2022

Conheça 6 habilidades de liderança que você precisa desenvolver

Imagem: Freepik br

Conhecer habilidades de liderança e desenvolvê-las é essencial para ter sucesso no ambiente empresarial

Desenvolver habilidades de liderança é fundamental para as pessoas que estão à frente de um departamento e, principalmente, uma empresa. Afinal, muitos dos problemas que acontecem no ambiente empresarial está relacionado com a falta de uma liderança eficaz.

Alguns empresários e gestores confundem atitudes de um líder com autoritarismo. As pessoas obedecem a ordens de chefes por medo de serem demitidas ou sofrerem sanções nas empresas. Os líderes, no entanto, estimulam esses colaboradores a serem cada vez melhores.

Por isso, conhecer habilidades de liderança e desenvolvê-las é essencial para ter sucesso no ambiente empresarial, especialmente com relação à gestão de equipes. Veja quais são elas neste artigo!

1. Boa comunicação

Uma das principais habilidades para um líder é a facilidade na comunicação. Há quem diga que essa é a prioridade em termos de coisas que uma pessoa precisa desenvolver para ser uma boa liderança. Isso porque todas as demais características vêm em conjunto com essa. Para entender a importância disso, é preciso pensar em alguns detalhes.

Primeiro, é que nós vendemos a nossa imagem a todo momento. Até mesmo quando vamos a uma loja as pessoas estão analisando a forma como nos comunicamos, o tom de voz, a linguagem utilizada e, simplesmente, emitem uma opinião sobre o nosso perfil. Isso acontece em todo o lugar, tanto com pessoas desconhecidas como na família ou no grupo de amigos.

A comunicação à qual nos referimos neste tópico não se trata apenas da utilização de palavras, mas, sim, da chamada “comunicação não verbal”, feita pela linguagem corporal. A boa comunicação deve ser estudada constantemente pelo líder, tanto em relação ao seu modo de falar quanto seus gestos e ações.

2. Equilíbrio emocional

Algumas pessoas confundem o equilíbrio emocional com apatia, e isso não é verdade. Um líder habilidoso se emociona, lamenta, critica, participa e felicita. Eles não são máquinas incapazes de reagir a estímulos e acontecimentos. Na verdade, os que são assim, geralmente, não têm um equilíbrio emocional muito bem desenvolvido.

Os chefes burocráticos e antiquados não conseguem entender os estímulos psicológicos que os seus liderados emitem, tampouco têm a capacidade de controlar suas emoções e sentimentos frente a eventuais dificuldades que possam surgir no dia a dia.

Por outro lado, o líder eficiente tem um bom equilíbrio emocional e manifesta emoções e sentimentos que são capazes de atingir de forma positiva o time. Ele é capaz de governar as pessoas em prol da produtividade, do bem da sua equipe e dos resultados para a empresa.

Por fim, o equilíbrio emocional é o mesmo que sentir e administrar as suas emoções de forma positiva, evitando arroubos emocionais que podem prejudicar o trabalho da equipe e, principalmente, a sua credibilidade perante os seus colaboradores.

3. Empatia

A empatia pode ser definida como a habilidade de se colocar no lugar dos outros e entender determinados problemas ou situações pelos dois lados existentes. Essa característica é essencial para um líder, especialmente para entender os seus clientes e os profissionais que atuam na sua empresa — e ser visto como um ser humano influenciado por seus sentimentos, hábitos emoções e história de vida.

Cuidar do capital humano de uma empresa é essencial. Portanto, se colocar no lugar do outro pode fazer toda a diferença. A ideia por trás da empatia é tratar as pessoas da forma como você gostaria de ser tratado. O objetivo é deixar a autocracia de lado e ser mais democrático e compreensivo.

4. Facilidade de adaptação a novos cenários

Outra característica importante para o líder é a facilidade de adaptação aos novos cenários. Pessoas flexíveis têm mais facilidade de se adaptar às novas realidades que ocorrem no ambiente empresarial e, até mesmo, no mercado de atuação da empresa.

Quando o líder está aberto a mudanças e adaptações ele também contagia os seus liderados com essa característica, tornando toda a equipe mais flexível. Esse elemento é muito importante e deve ser desenvolvido pelo líder.

Chefes burocráticos tendem a ser pessoas menos suscetíveis às mudanças que ocorrem no mundo corporativo, e isso é um dos motivos que leva empresas sólidas e com tradição a serem excluídas do mercado de forma rápida. Quem não se adéqua às novidades será removido do seu segmento sem dificuldade.

Essa adaptação a novos cenários deve vir de cima para baixo. Por mais que você tenha colaboradores que tenham esse espírito de adaptação, se ela não existir nos lideres da empresa ou, até mesmo, em você, é provável que toda a empresa sofra.

Nesse caso, o líder deve ser um espelho para os seus liderados, mostrando a eles a importância de serem flexíveis e estarem prontos para a mudança.

5. Capacidade de assumir responsabilidades e riscos

Até mesmo os chefes mais desqualificados são obrigados a assumir responsabilidades em relação a determinados projetos e processos. Entretanto, não é exatamente sobre isso que estamos nos referindo quanto às habilidades necessárias de um líder. Essas pessoas devem assumir a responsabilidade perante as suas ações, o que é muito diferente do escopo formal de uma organização.

O líder capaz de assumir a responsabilidade por suas decisões deve fazer isso em todas as esferas pelas quais ele é responsável — sejam elas junto aos seus liderados, à direção da empresa, aos seus clientes e fornecedores e, até mesmo, com relação ao seu mercado e a opinião pública, em alguns casos.

Mais do que colocar o seu nome em documentos, o líder assume a responsabilidade por todas as tarefas que precisam ser cumpridas até que o resultado seja alcançado, mesmo aquelas que não são executadas por ele. Assim, quando as metas e objetivos não são atingidos, ele deve trazer para si a responsabilidade pelos resultados aquém do esperado.

A habilidade de assumir a responsabilidade é uma competência que tem efeitos relacionados à motivação junto às equipes. Os colaboradores, geralmente, sentem certa segurança e, até mesmo, proteção para desempenhar as suas funções de acordo com as responsabilidades que lhes são confiadas.

Além das responsabilidades, os líderes também precisam assumir os riscos de suas atribuições. Lideres completos assumem riscos e colocam o seu próprio pescoço à prova para que uma meta seja atingida.

Assumir riscos não é fácil, é preciso ter um grande preparo mental e emocional para lidar com as suas fraquezas e limitações, gerenciando os seus pontos fortes e fracos. Mas os riscos fazem parte do sucesso. Sem eles, é difícil atingir metas ambiciosas. Além disso, não há decisão sem riscos e não existem líderes que são incapazes de assumir responsabilidades por suas decisões mais complexas.

6. Percepção afiada

Por fim, uma das últimas habilidades (porém, não menos importante) que um líder deve ter é a capacidade de antecipar certos problemas, e isso é conquistado graças à percepção afiada que deve ser desenvolvida ao longo da sua experiência no universo empresarial.

Essa habilidade de percepção deve acontecer na resolução de problemas, dúvidas, incertezas ou inseguranças quanto a determinados padrões ou acontecimentos que podem se revelar no futuro. Esse tipo de percepção, naturalmente, pode se manifestar de forma mais apurada ou abrandada nas pessoas. Nem todos nascem com a habilidade para desenvolver uma grande percepção ou estado de alerta.

Entretanto, ela é uma das competências mais importantes de um líder. Por isso, é importante estar sempre aberto aos estímulos que acontecem diariamente na empresa, que podem demonstrar sinais de problemas e oportunidades e que devem ser absorvidos.
  • Essa habilidade pode ser desenvolvida para que o líder tenha abertura em relação a diversos fatores que acontecem diariamente dentro da sua empresa, entre eles:a manifestação de colaboradores, suas sugestões, conversas ou críticas;
  • a recepção de dados e informações sobre fatos que cheguem até o seu conhecimento;
  • a conversa com departamentos e outros lideres de empresas que estão no seu segmento de mercado;
  • a análise das tendências e inovações que podem ser interessantes na sua área de atuação.
A percepção, de fato, é uma faculdade mental que pode ser desenvolvida por pessoas mais abertas a receber esse tipo de informação. Ela pode ser equiparada à disponibilidade e tolerância de uma pessoa que exerce função de liderança.

Chefes e administradores centralizadores jamais seriam capazes de desenvolver esse tipo de habilidade. Afinal, falta sensibilidade e, principalmente, a ideia de que eles não são os donos da verdade, que o mundo muda com frequência e o seu mercado também. Logo, não conseguem estar abertos para perceber eventuais elementos que podem afetar positivamente ou negativamente a sua empresa.

Precisamos deixar claro que a percepção não se trata de algo extrassensorial ou uma visão mágica. Ela tem mais relação com a habilidade de observar os elementos que estão ao seu redor e verificar as formas como eles podem impactar seu trabalho, equipe e a empresa como um todo.

Por fim, podemos concluir que essas são as principais habilidades de liderança que você precisa desenvolver. Com elas, você certamente conseguirá inspirar a sua equipe a atingir as metas e objetivos que foram definidos pela empresa, além de cultivar um relacionamento mais amigável e produtivo com todos os seus liderados.
                                                                    Fonte: https://www.sebrae.com.br

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