Gráfica e Editora Moura Ramos: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 05 de Novembro - Dia Nacional do Design Google+

sábado, 5 de novembro de 2016

05 de Novembro - Dia Nacional do Design



O Dia Nacional do Design é comemorado em 5 de novembro. Nesta data, são parabenizados os profissionais da área. Ela foi instituída em 1998, pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que assinou o decreto para homenagear o designer, planejador e artista plástico brasileiro chamado Aloísio Magalhães, que foi um dos defensores do design no Brasil.

Desde a instauração desta data, houve muitos avanços e conquistas para a área, sendo visível o aumento de cursos no mercado, além do grande número de prêmios internacionais e publicações, como o crescimento dos meios de comunicação especializados no assunto, profissionais brasileiros reconhecidos no exterior, eventos nacionais repercutidos, entre outros.

O que é design?

Design é um termo amplo, que abrange a criação, especificação, concepção, idealização, configuração, elaboração e desenvolvimento de algum produto, geralmente feitos de forma industrial, ou através de um sistema de produção por demanda, que padroniza os itens, desenhos, entre outros. É um trabalho criativo, técnico e estratégico.

O primeiro curso bacharelado de design no Brasil foi oferecido pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial). A sua instauração aconteceu em 1962, tendo como influência o modelo de ensino da Escola de Ulm, uma famosa instituição alemã.

No estudo para aprimorar as habilidades de design, aparecem algumas disciplinas principais, como a biônica, antropometria, ecologia, economia, e outras.

Há vários itens que o design podem analisar e projetar, como vestimentas, máquinas, marcas, tipografia, utensílios domésticos e objetos em geral, ambientes, serviços, interfaces digitais de softwares, sites e muito mais.

O profissional que trabalha com o design é chamado de designer. Estes profissionais costumam se especializar em alguma atividade ou área do ramo. 

Existem muitos tipos de design, sendo os principais:

· Design gráfico
· Design de produto
· Design visual
· Design de moda
· Design industrial
· Design de interação
· Web design

Com o que um designer trabalha?

Designer é o profissional que projeta soluções, desde um produto até um serviço. Além do mais, projeta gerenciamento e experiência, sendo que na maioria das vezes, o seu papel é tornar mais simples a relação entre o homem e a tecnologia.

É possível dizer que ele garante melhores soluções de comunicação através da arte, desenhos e tipografia. Atualmente, a principal ferramenta de um designer é o computador. Porém, é essencial que a máquina esteja equipada com programas importantes como Illustrator, Adobe Premiere, Photoshop, 3D Studio Max e outros. Obviamente, é preciso que o profissional saiba além da técnica. Assim, é necessário estudo e talento.

É preciso que este profissional estude cada projeto, para assim conhecer todos os pontos importantes que deverão ser desenvolvidos, como a produção gráfica, tipografia, ergonomia, cores e etc. As pesquisas e referências são importantes para encontrar a solução mais eficaz, reunindo aspectos inovadores, organizados, viáveis e estéticos.

Pelo fato do acesso às ferramentas de trabalho deste profissional estarem crescendo cada vez mais, torna-se mais fácil que pessoas não capacitadas realizem essa atividade, o que gera um grande debate entre os designers, visto que a maioria afirma que, para ser um profissional da área de design, é necessário ter uma boa formação acadêmica, com muito estudo e pesquisa.