Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Um Guia para você aproveitar ao máximo a Hora do ENEM

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Um Guia para você aproveitar ao máximo a Hora do ENEM








O Exame Nacional do Ensino Médio é mesmo um desafio e tanto. Justamente por ser uma etapa decisiva é que a hora do Enem acaba sendo tão temida. E não é para menos!

A concorrência é enorme: somente no ano de 2015, foram mais de 7,7 milhões de candidatos inscritos, segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). É muita gente querendo uma vaga na universidade!

Sem falar que o exame por si só é bem puxado. São dois dias intensos, nos quais o aluno tem que resolver quatro provas objetivas, cada uma contendo 45 questões de múltipla escolha, além da redação.

Para garantir o seu lugar ao sol, melhor dizendo, a sua vaga em uma boa faculdade, só mesmo estudando muito e tirando uma boa nota. Afinal, trata-se de uma verdadeira maratona, vence quem resiste e persiste. No entanto, todo esforço vale a pena. A seguir você saberá mais sobre como se preparar melhor!

Qual a importância do Enem? O resultado no Enem funciona como uma espécie de passaporte para concorrer a uma vaga nas melhores universidades públicas e privadas do país. O aluno também precisará da nota do exame, caso deseje se candidatar a uma das bolsas do Prouni ou, ainda, tentar um financiamento estudantil via Fies. Resumindo: essa prova é mesmo muito importante!

Com tanta matéria para estudar e uma concorrência pra lá de assustadora, é preciso recorrer a todo o tipo de auxílio na hora de reforçar os estudos. Cada minuto de preparação é fundamental! E vale tudo: desde assistir aulas e fazer simulados até lançar mãos de aplicativos que auxiliam na hora dos estudos.

Pensando justamente em dar uma boa turbinada na preparação dos estudantes que se submeterão a esse exame, o Governo Federal lançou o projeto Hora do Enem.

Você conhece essa iniciativa? Sabe como esse projeto pode ajudar na sua preparação para o exame? Conhece os benefícios desse programa? Não? Calma, isso é o que nós explicaremos em detalhes em nosso artigo de hoje.

Preparamos um manual completo, um verdadeiro guia, para que você fique por dentro de todos os detalhes desse projeto e, assim, possa tirar o melhor proveito de mais essa ferramenta. Confira!

O que é o projeto Hora do Enem? Lançado em abril de 2016, o projeto Hora do Enem é uma iniciativa do Governo Federal para fomentar a preparação dos alunos para a prova o exame homônimo.

Na verdade, o projeto foi idealizado para aumentar a igualdade de condições entre os candidatos. Estudantes que não têm condições de pagar um bom curso preparatório podem ter excelentes chances, estudando por meio da plataforma.

A ideia central é trazer para os estudantes diversas ferramentas de estudo, de modo que o aluno escolha a opção que mais se adequa ao seu perfil e, assim, possa se preparar adequadamente. Por exemplo, alunos que sentem maior necessidade de revisão de conteúdos podem assistir a aulas específicas nos programas de TV.

Para aqueles que estão mais afiados na teoria e precisam de um reforço na parte prática, existe a opção de realizar simulados on-line. Ou, ainda, repassar a resolução de exercícios nos vídeos com questões comentadas. Enfim, as opções são muitas.

Mas como é possível ter acessos a todo esse leque de opções? Isso é o que nós vamos explicar no item a seguir. Continue ligado!

Como funciona o projeto? A Hora do Enem é um projeto que funciona como um ponto de apoio ao estudante que está em preparação para se submeter à prova do Enem. Para ter acesso a todas as funcionalidades do programa, o estudante precisa fazer um rápido cadastro. O projeto funciona como um grande ambiente de estudo, onde o aluno pode aprender e revisar conteúdos por meio dos seguintes canais:
  • Programa de TV; 
  • Boletim de notícias; 
  • Vídeos com resoluções de questões; 
  • Videoaulas; 
  • Plataforma de estudo personalizada, que conta com simulados e exercícios diversos. 
Quais são os benefícios de utilizá-lo? Quem está se preparando para o Enem sabe: toda ajuda é bem-vinda! A pressão é imensa e os bons resultados só dependem mesmo da dedicação e esforço pessoal. Ou seja, é preciso estudar, estudar e estudar.

O projeto Hora do Enem nada mais é que um braço direito na preparação para a prova. Os benefícios do uso desse sistema são diversos. O primeiro deles é a praticidade. Com o corre-corre do dia a dia, os estudantes acabam perdendo muito tempo nos deslocamentos para assistir às aulas. Com o projeto, o aluno pode acessar o conteúdo que deseja com apenas alguns cliques.

Sem falar que o programa tem uma interface amigável e bastante intuitiva. Os conteúdos são atualizados e possuem uma linguagem que aproxima o estudante dos assuntos em pauta.

Outro ponto positivo é a flexibilidade. O aluno pode ver (e rever) as videoaulas na hora que quiser, o que facilita muito o processo de aprendizagem.

Quais são as ferramentas? Ao se cadastrar no programa, o aluno passa a ter acesso a três produtos distintos. São eles: TV Escola, Plataforma de estudos e MECFlix.

Para que você entenda tim-tim por tim-tim como funcionam esses produtos, preparamos um resumo com as principais informações sobre cada um desses tópicos. Não deixe de conferir!

TV escola

O TV Escola é um programa de TV voltado para conteúdos cobrados no exame. Nele são apresentadas vídeos com resoluções de questões e dicas de prova que são imperdíveis para aqueles que desejam o sucesso absoluto no Enem.

Com uma duração de 30 minutos e exibição de segunda a sexta-feira, o programa conta com três blocos. Nos dois primeiros blocos são apresentadas informações mais genéricas sobre o Enem, como dicas, notícias e orientações. Há ainda resolução comentada de duas questões de provas anteriores.

Já o terceiro bloco, conta com a presença de um convidado, que pode ser um professor, um gestor escolar ou um especialista na área de educação. Esse convidado costuma fazer algum relato, trazendo uma visão crítica sobre a prova.

Se você adorou essa possibilidade e está aí se perguntando como pode fazer para assistir a esses programas, a gente explica. Você tem basicamente três opções:
  • Assistir por meio de sinal aberto digital, opção está disponível apenas para as cidades de Brasília (Canal 2.3), São Paulo (Canal 3.3) e Rio de Janeiro (Canal 2.3); 
  • Acessar por meio da parabólica em sinal analógico, utilizando polarização horizontal (Frequência 3770); 
  • Da TV por assinatura, TV a cabo ou com operadoras de satélite DTH (Direct-to-home).
Para facilitar de vez a vida do aluno, há a possibilidade de assistir toda a programação do TV Escola diretamente no site ou no celular. Caso queira usar essa opção, o aluno terá que baixar o aplicativo do TV Escola, que está disponível tanto para iOS quanto para Android. É muita informação num só lugar!

Boletim TV — Dicas do Enem O Boletim TV — Dicas do Enem é mais um dos recursos da Hora do Enem. Nesse boletim, são reportadas notícias curtas, relacionadas ao exame, e orientações gerais para aqueles que vão fazer a prova.

A ideia é trazer informações importantes para os alunos, por meio de lembretes curtos e rápidos, em matérias que tratam de diversos temas relacionados ao Enem: entrevistas com alunos que farão a prova, matérias com dados e índices de provas anteriores, principais mudanças nas avaliações e simulados, e por aí vai.

Esse boletim é transmitido diariamente na TV Escola e tem duração de cerca de 2 minutos. Além do mais, você pode conferir todos os boletins acessando esse site aqui.

X da questão

Essa é mais uma funcionalidade do projeto Hora do Enem. Nessa seção, são disponibilizados vídeos em que professores resolvem questões que já caíram em edições anteriores da prova.

O aluno tanto pode assistir a esses vídeos diretamente no site, como pode baixá-los para conferir o conteúdo off-line. Para tanto, basta acessar o site da TV Escola, fazer o login com o e-mail e senha cadastrados e procurar o vídeo desejado na videoteca.

Depois é só escolher a qualidade para baixar o vídeo e pronto: você pode começar a curtir as séries, animações e vídeos disponíveis.

Plataforma de estudo Geekie Games é a plataforma oficial de estudo do programa Hora do Enem. Ela foi desenvolvida com o intuito de servir como suporte na preparação para o exame. Para ter acesso à plataforma é muito simples: basta fazer o cadastro e pronto! Você já pode começar a acessar a plataforma.

E o cadastro é supersimples. Você precisará fornecer basicamente três informações: seu nome completo, seu e-mail e uma senha de acesso. Feito isso, basta dar uma lida na política de privacidade e aceitar as condições gerais de uso para ter o cadastro efetivado na plataforma.

Com o cadastro feito, chegou a hora de começar a fazer uso de todas as ferramentas disponibilizadas. Na plataforma de estudo Geekie Games você pode ter acesso a dois diferentes instrumentos: plano de estudo personalizado e simulados on-line do Enem. Vamos detalhar cada um desses tópicos para que você entenda direitinho todas as funcionalidades da plataforma:

Plano de estudo personalizado 

O que é? O plano de estudo personalizado é uma excelente forma de o aluno aprender a elaborar um planejamento de estudo, de modo que ele possa organizar o tempo disponível, focando no que é mais importante.

Ele funciona como um estímulo à organização e planejamento, de modo que o aluno se torne capaz de montar o seu próprio plano de estudo, seguindo à risca. Isso tudo, é claro, em nome de melhores performances no exame.

Para que serve? O principal objetivo do plano de estudo é trazer disciplina e organização para a vida do estudante. Com o plano, o aluno pode visualizar a distribuição dos estudos ao longo do tempo e, assim, checar se está mesmo acompanhando o planejamento montado. Isso é fundamental para que ele consiga estudar bem todas as matérias, evitando se concentrar demais em algumas disciplinas, se esquecendo de outras.

Todos os estudantes podem construir o seu plano de estudo? Para responder a essa pergunta é preciso voltar lá para fase de cadastro: ao se cadastrar na plataforma de estudo, você precisa informar se está cursando ou não o último ano do ensino médio.

Isso porque há uma pequena diferença no perfil de cada tipo de estudante. Se você estiver cadastrado na plataforma e estiver cursando o último ano do ensino médio, poderá ter acesso às aulas, simulados, plano de estudo e desempenho por assunto.

Caso não seja aluno do último ano do ensino médio, você terá acesso apenas às aulas e simulados, não sendo possível utilizar nem o plano de estudo, nem visualizar o desempenho por matéria. Ou seja, a opção de montar um plano de estudo personalizado estará disponível apenas para alunos cursando o último ano do ensino médio.

Simulados online 

O que é? Os simulados online, como próprio nome sugere, nada mais é que um mecanismo voltado destinado à resolução de exercícios por meio de um simulado.

Qual o benefício de realizar os simulados? O principal benefício de utilizar o simulado on-line é que ele permite que o aluno treine os seus conhecimentos por meio de testes. Os simulados são desenvolvidos seguindo o mesmo padrão das questões do Enem, inclusive com nota TRI (o tal método de correção adotado no Enem).

Com isso, o estudante, além de se preparar, pode avaliar o seu desempenho, comparando o seu resultado com a nota de corte do curso que deseja e da faculdade que pretende cursar.

Quando os simulados são realizados? Agora no ano de 2016, a plataforma disponibilizou 4 simulados. Poderão ter acesso aos simulados todos os alunos que estiverem devidamente inscritos na plataforma.

O último simulado desse ano foi realizado entre os dias 08 e 16 de outubro. Geralmente, o simulado é aberto às 8 horas do primeiro dia do período, ficando disponível até as 23h59 do último dia.

Qual é o formato utilizado? Como já dito, os simulados seguem o mesmo padrão da prova do Enem. Eles possuem, em média, 20 questões de acordo com a área de conhecimento, totalizando 80 questões. Vale lembrar que o último simulado, agora do ano de 2016, contará com 45 questões por área, num total de 180 questões.

Qual o tempo de duração? O tempo médio para cada questão gira em torno de 3 minutos. Os cadernos por área do conhecimento contam com 20 questões, sendo, portanto, o tempo total por caderno estimado em uma hora.

Em resumo: para simulados com 80 questões, o tempo total é de 4 horas. Já nos simulados com 180 questões, esse tempo pode chegar a 9 horas. Vale ressaltar que uma vez iniciada a resolução de um caderno, o tempo não poderá ser pausado.

Ou seja, caso você não termine de responder os cadernos, suas respostas preenchidas serão finalizadas automaticamente. Por isso, olho vivo na hora de fazer o simulado!

Como funciona o acesso ao simulado? O acesso ao simulado é feito necessariamente por meio da internet. E não importa onde o aluno estiver no momento da realização do simulado: ele pode estar em casa, no trabalho ou na escola, tanto faz!

O importante é ter em mãos um computador, celular ou tablet e uma boa conexão com a internet. No mais, é se concentrar para alcançar bons resultados no simulado e ir treinando para o famigerado dia da prova.

E aqueles alunos que não possuem acesso à internet? Há uma solução para esse tipo de situação também. Caso o aluno seja estudante do ensino médio em uma escola da rede pública, ele poderá fazer a prova na própria escola. Isso porque a Secretaria de Educação Básica do MEC vem trabalhando para garantir que alunos das redes estaduais de ensino acessem a plataforma e realizem os simulados.

Há alguma desvantagem real para aqueles que não fazem o simulado? Não há nenhuma desvantagem em não fazer os simulados, afinal, o banco de dados do exame é totalmente sigiloso e as questões não são compartilhadas com o projeto Hora do Enem.

O ponto negativo em não realizar os simulados da Hora do Enem refere-se apenas a uma menor preparação para a prova propriamente dita. Se você está aí se descabelando de tanto estudar, acredito que você não vai querer perder mais uma boa oportunidade de treinar para o grande dia, não é mesmo?

MECFlix

O MECFlix funciona como uma plataforma de videoaulas gratuitas. O cadastro na plataforma é bem parecido com a inscrição na plataforma de estudo: você também precisa fornecer informações como o nome completo, e-mail e senha de acesso. A diferença é que você precisa repetir o e-mail e a senha também.

Além do mais, é preciso também dar aquela boa e velha lida na política de privacidade, aceitando os termos de uso, para poder ter o cadastro efetivado. Passada a etapa do cadastro, chegou a hora de ter acesso às mais de 600 videoaulas disponibilizadas na plataforma.

Os vídeos estão separados de acordo com a área a que se referem:
  • Ciências da natureza e suas tecnologias; 
  • Ciências humanas e suas tecnologias; 
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias; 
  • Matemática e suas tecnologias.
O diferencial dessa plataforma é que você pode buscar o vídeo por temas, pode salvar as videoaulas que achar interessante para ver depois, criando a sua própria playlist, e ainda personalizar o modo de exibição.

Sem falar que você pode acessar as playlists de outros usuários, o que facilita muito a vida de quem não tem tempo de organizar uma boa seleção de vídeos. Enfim, mais um suporte para auxiliar o aprendizado e otimizar a rotina de estudos.

Como usá-lo para otimizar os estudos? Uma das melhores maneiras de usar a plataforma para otimizar os estudos, é utilizando o plano de estudo personalizado. Como já detalhado no item 4.2, essa é uma excelente maneira do aluno controlar o seu horário, montando um plano de estudo com metas e objetivos a cumprir, o que é muito importante frente ao grande número de conteúdos para estudar.

A outra grande sacada do projeto Hora do Enem para otimizar os estudos é o uso das videoaulas. Como a plataforma MECFlix permite que o aluno as salve para assistir quando julgar conveniente, isso acaba funcionando como uma mãozinha extra para os estudos.

Isso porque o aluno tem possibilidade de estudar as disciplinas assistindo as videoaulas nas mais diversas situações: durante o trajeto para as aulas, quando estiver no ônibus trem ou carro. Essa possibilidade é mesmo fantástica, afinal o estudante pode aproveitar aqueles momentos livres para reforçar o estudo e se preparar ainda mais.

Ufa, Quanta coisa! Realmente, o projeto Hora do Enem é mesmo uma ferramenta que veio pra ficar no universo daqueles que pretendem se submeter a essa prova tão importante.

E não é para menos. Afinal, o bom resultado nesse exame é uma excelente maneira de começar a vida acadêmica com o pé direito, dando um passo certeiro rumo ao sucesso profissional.

Se você é mais um entre os milhões de candidatos inscritos para a próxima edição do Enem, a nossa recomendação final é: estude! Aproveite bem todas as ferramentas disponíveis e se dedique ao máximo. Afaste todas as possíveis distrações que possam, porventura, afastar você do seu objetivo maior e concentre-se nos estudos.

Aproveite aquele tempo precioso que você desperdiça caçando Pokémon GO e mude o foco. Desinstale o aplicativo do jogo e baixe a ferramenta Hora do Enem agora mesmo! Depois que passar na prova, você terá tempo de sobra para curtir, relaxar e comemorar o seu brilhante resultado no Enem. Aceita o desafio? Então, volte aos estudos agora mesmo e boa sorte!

Lembre-se que o segredo para realizar uma boa prova é se preparando com antecedência.

Por Ana Flávia da Fonseca para o blog do Unipê


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.