Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Qual o papel ideal para a impressão do meu livro?

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Qual o papel ideal para a impressão do meu livro?

Existem diversos tipos de papéis disponíveis no mercado, porém nem todos são recomendados para impressões de livros. Por estarmos desde 1987 no mercado, já produzimos milhares de livros com diferentes tipos de papel e sabemos quais são os que funcionam bem.

Offset (popularmente conhecido 
como sulfite)

O papel offset popularmente conhecido como papel sulfite, possui ambas as faces não revestidas, assim, possui capacidade de absorver bem a tinta e apresenta uma baixa reflexão da luz, o que facilita a leitura.

Suas gramaturas variam desde 56g/m² (utilizado por exemplo em materiais como enciclopédias ou até mesmo publicações religiosas) até os 240g/m². Para a publicação de livros, recomendamos utilizar entre 75 e 90g/m².

Pólen®️

O papel Pólen®️, fabricado pela Suzano, é um dos preferidos entre os autores. Assim como o papel Avena®️, o Pólen®️ é um papel off-white, ou seja, não são brancos, possuem um tom de creme.

A diferença entre o papel branco para esses não são somente na cor. Ele reflete ainda menos luz, fazendo com que o leitor canse ainda menos durante a leitura, proporcionando maior conforto.

Ele também garante uma alta qualidade no material impresso e promove uma excelente experiência sensorial para o leitor devido à maciez da sua textura e leveza do material.

Existem duas modalidades de papel Pólen, a bold e a soft. A bold possui um papel mais áspero e encorpado (ótimo para livros com poucas páginas que precisam ganhar mais alguns milímetros de lombada).

Já o soft, é um papel mais liso que fica ótimo com impressões suaves. Para a impressão de livros com esse papel recomendamos a gramatura entre 70 e 90 g/m².

Papel couché

E por fim, temos o papel couché. Esse é o papel ideal para impressão de livros de fotografias, ilustrações ou obras de artes.

O Papel Couché é considerado um dos melhores papéis para impressão. É indicado para trabalhos impressos que exijam alta qualidade e excelente aparência. Por ser um material revestido, esse papel possui um acabamento muito superior em sua superfície. Ele proporciona uma melhor definição tanto em qualidade quanto nas cores.

Por outro lado, esse acabamento possui uma alta taxa de reflexão, o que acaba deixando a leitura desconfortável, por isso não indicamos esse papel para a escrita.

O papel couché é um material mais processado, por esse motivo é importante que você opte por gramaturas um pouco superiores na produção de sua obra. Recomendamos considerar a faixa de 90 a 150g/m², podendo aumentar ainda mais dependendo do fim ao qual seu livro se destina.

A escolha do papel é uma etapa muito importante que deve ser levada em consideração, porém não é a única. Aqui na Gráfica Moura Ramos temos mais de 35 anos de experiência na produção de impressos em geral e especialmente de produtos gráficos no campo editorial, onde inclui-se livros.

Fale conosco e peça já um orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.