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terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Como a embalagem ajuda a vender mais!?

Muitas pessoas que vão ao supermercado fazer compras passam por um problema curioso nunca lembram do nome das marcas dos produtos que usam. Mas lembram bem da embalagem, suas cores e símbolos, e assim podem identificar o produto e comprá-lo. Percebeu a importância da embalagem na hora da compra, principalmente no PDV?

Já ouviram falar no ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Pois é, estudos comprovam que no geral as pessoas lembram e associam melhor uma imagem do que palavras ou até mesmo sons.

Exatamente por isso que as marcas se esforçam muito para fazer com que a sua imagem – literalmente – seja lembrada na mente dos clientes. Por isso que é comum você chegar na loja, ir direto para aquela coisa vermelha, comprida que tem umas letras engraçadas. Você lembrou do visual e foi por causa da importância da embalagem que você conseguiu distingui-la de todas as outras.

Estudos da CNI (Confederação Nacional da Indústria) afirmam que 75% das empresas que investem no design de embalagens têm aumento representativo em suas vendas! Se você tem uma empresa e se preocupa com a embalagem da sua marca, aqui vão algumas dicas rápidas e objetivas sobre a importância das embalagens:

Dicas sobre a importância da embalagem na hora de venda

1 - Sua embalagem deve trazer proximidade e autorreconhecimento para o cliente

Ou seja, é necessário um estudo profundo em relação às cores e tipologia para que na hora que o seu olho veja a embalagem, rapidamente associe com a marca. Isso facilita o consumidor na hora da compra.

2 - Não tenha receio de ousar, pois é na ousadia que nós encontramos o nosso diferencial

Os consumidores preferem os produtos que possuem embalagens mais atraentes. Isso fará com que a sua embalagem, no meio de todas as outras se destaque mais!

3 - Não basta ter uma embalagem bonita ela tem que ser funcional!

Estude porque, como, quando e o que seus clientes precisam. Sabia que a marca Seda sofreu com o fato de que a embalagem não era nada anatômica e na hora que as mulheres pegavam o shampoo na prateleira do mercado, ele batia no frasco ao lado e derrubava no chão? Elas deixavam de levar para casa pelo receio disso acontecer toda santa vez que elas tentavam tirar o shampoo da prateleira. Ou seja, vale depositar um pouco mais de tempo no formato ideal da sua embalagem.

4 - Sua embalagem deve conter o essencial.

Não adianta lotar de informações desnecessárias. É bom validar o que é importante. Não deixe que sua embalagem fique confusa e poluída. Isso pode assustar e afastar um cliente que está em dúvida em relação ao seu produto ou o outro.

A importância da embalagem criativa como fator de divulgação

O sucesso de um produto não depende só dos benefícios que ele concede ao consumidor. Você produz um suco gostoso e nutritivo? Ótimo, mas muitas pessoas precisam experimentá-lo para que sua marca caia no gosto do público. As propagandas e amostras existem justamente para isso, apresentar o produto ao cliente.

Levando em consideração que o ser humano é bastante atraído pela visão, concluímos que o design de um produto pode ser muito importante para o sucesso, não é mesmo? E, nesse contexto, a importância da embalagem como fator de diferenciação e atração fica evidente.

Um exemplo simples foi a ação de marketing da Coca-Cola, que personalizou suas latinhas e garrafas com nomes próprios. Se você que usa redes sociais, provavelmente viu a foto de algum amigo mostrando uma latinha com o nome dele ou de alguém que ele conheça. Muitas pessoas chegavam a procurar várias vezes por um nome específico antes de realizar a compra. No final, a ação gerou um grande engajamento e divulgação da marca.


Muitas vezes, ideias simples, como um simples nome no rótulo, podem despertar o interesse público, no entanto, a criatividade é um fator necessário para que esse tipo de marketing funcione.

Mas nem sempre o produto é personalizado para beneficiar sua própria imagem. Em alguns casos, empresas de outros segmentos aproveitam um produto para fazer propaganda de seus serviços ou marcas. Ficou interessado em saber como isso funciona?

Confira alguns exemplos de produtos que investiram na aparência da na embalagem para chamar a atenção do consumidor.









Embalagens criativas são muito importantes. Elas chamam a atenção dos clientes e vendem melhor o produto. Confiram o case Doritos e a importância das embalagens renovadas nas vendas deste produto:

A Doritos, famosa marca de snacks pertencente a multinacional PepsiCo, apresentou sua nova identidade visual em solo brasileiro em junho do ano passado, destacando a importância de suas embalagens nessa ação de marketing. Para abrilhantar o lançamento, houve uma grande festa na casa noturna Green Valley, situada em Balneário Camboriú.

A nova embalagem de Doritos conserva sua base, a cor referência da marca, o vermelho, entretanto com um tom mais escuro, o que garante a originalidade do produto que já se tornou bastante tradicional nas principais prateleiras do país.

O diretor de marketing da PepsiCo, Gonzalo Do Pico, falou a respeito da mudança: “A padronização e atualização da embalagem têm como objetivo conectar os fãs da marca em todo mundo e, por meio disso, fazer com que o consumidor reconheça Doritos em qualquer país, concedendo mais identidade à marca”.

Em todas as redes sociais nas quais a marca se faz presente haveria renovações com a nova identidade visual para difundir entre os consumidores os conceitos centrais da embalagem: moderna, ousada, clean e jovem. Entende como as embalagens são importantes?

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