Antes de consumir o produto em si, o cliente tem um grande tempo de contato com a embalagem personalizada. Desde as prateleiras do supermercado até o momento da abertura, é ela que está sendo vista e avaliada.
Investir em embalagens chamativas, portanto, faz-se necessário para destacar seu produto em meio à concorrência e fortalecer sua marca.
Saiba, neste texto, qual é a importância de uma embalagem personalizada e como ela pode ajudar seu negócio!
Fortalecer seu posicionamento de marca
Como já citado, as embalagens são responsáveis pelo primeiro contato dos potenciais consumidores com sua marca e, como sabemos, deixar uma primeira impressão satisfatória é um grande passo para atrair clientes e posicionar sua marca.
Um embrulho bem projetado, esteticamente agradável e que traga a identidade visual da empresa em destaque tem um grande impacto inicial no público; Isso torna o seu produto mais identificável do que os demais.
Não tenha receio de investir em acabamentos diferenciados para suas embalagens, como aplicações de efeito metalizado, detalhes com verniz, laminação ou materiais diferentes, que tenham alguma conexão com o produto que embalam.
Outra forma de aproximar o cliente da marca é quebrar a formalidade presente em embalagens, usando linguagem mais relaxada e amigável ao consumidor. De preferência, explique as origens do produto e ressaltea importância que a empresa dá ao comprador.
Esta prática tem tido sucesso em casos como a marca de sucos Do Bem e a água de coco Obrigado. Ambas apresentam embalagens simpáticas e que parecem conversar com o cliente.
Promover uma melhor experiência de uso
O marketing tem passado por revoluções em sua prática e um dos termos mais usados ultimamente tem sido experiência de uso ou do usuário. De nada adianta que o primeiro contato com a embalagem seja esteticamente agradável se ela não tem uma boa usabilidade para o comprador.
Se seu produto tem uma embalagem que pode ser usada novamente ou é facilmente aberta e fechada, sem dificuldades e riscos de danos, a experiência de usuário será agradável ao cliente.
Isso aumenta as chances de que ele continuará comprando de seus produtos e recomendar sua marca a amigos e conhecidos, em uma forma de marketing espontâneo.
Conveniência e praticidade na embalagem personalizada
O consumidor moderno tem pouquíssimo tempo livre e está sempre em movimento, seja de casa para o trabalho, do trabalho para a escola ou vice-versa. Para ele, não faz sentido comprar um produto de grande volume, que é difícil de carregar em mochilas e oferece riscos de vazamentos.
Atinja este consumidor projetando embalagens em tamanhos reduzidos, também chamados de pocket ou embalagens para viagem. Além de facilitar a vida do seu cliente, seu produto terá a marca exposta em vários locais, ampliando a área de divulgação e atraindo potenciais consumidores curiosos.
O mesmo princípio se aplica a clientes que moram sozinhos, especialmente em casos de produtos alimentícios: embalagens menores facilitam o consumo e diminuem o risco de prazos de validade expirados.
Para este nicho de produtos, também é válido investir em soluções que diminuam a quantidade de talheres e louças sujas. Embalagens que também servem como recipientes de refeição práticas e descartáveis são uma ótima opção.
Transformando a embalagem em objeto de desejo
Uma das formas mais interessantes de vender mais produtos tem sido, ironicamente, fazer as embalagens em si serem desejadas, em uma inovadora jogada de marketing. O maior número de cases de sucesso deste ramo vêm da empresa de refrigerantes Coca-Cola.
Patrocinadora de eventos como as Olimpíadas, ela lança linhas de garrafas personalizadas com a temática e a cultura do país sede, estimulando os clientes a fazerem uma coleção de garrafas. Isso incentiva o consumo do produto.
Outra estratégia de sucesso foi a linha de latas de refrigerante com diversos nomes próprios. Consumidores de todo o país começaram a buscar seus nomes em latas, gerando uma repercussão espontânea nas mídias sociais e aumentando ainda mais a exposição de uma marca consagrada.
Brindes personalizados como estratégia de atração
Poucas coisas agradam mais aos consumidores do que pequenas surpresas escondidas dentro da embalagem personalizada. Itens singelos, como um cartão de agradecimentos pela compra ou brindes como canetas, miniaturas ou adesivos são uma forma de demonstrar ao cliente que ele é especial e que sua empresa se importa com seu bem-estar.
Sempre que possível, saia do padrão e inove em brindes que tenham a cara de sua empresa!
Embalagens para promoções
Aproveite o espaço de marketing que sua embalagem oferece para disponibilizar descontos e ofertas promocionais de outros produtos da mesma marca. Exemplos de usos desta estratégia são trocar certo número de embalagens vazias por um produto novo, como a MAC, do ramo de maquiagens, propõe.
Outro exemplo clássico está nas embalagens retornáveis de refrigerantes ou cervejas, onde a devolução da embalagem vazia gera um desconto na compra de um novo envase. Ambas as abordagens fidelizam o cliente e aumentam seu número total de vendas, além de diminuir o gasto com a produção de embalagens novas.
Apelo à sustentabilidade
O consumidor do século XXI é diferente de tudo o que havia antes: interessado em inovações tecnológicas e sabendo de tudo o que ocorre por meio da internet, ele procura cada vez mais por empresas conscientes, que apliquem práticas de produção sustentáveis em seus produtos e embalagens.
Para atingir este público, há vários caminhos, como o uso de embalagens reutilizáveis de vidro, que tem crescido em popularidade em detrimento dos antigos plásticos.
Outra opção é investir em plásticos de alta tecnologia, como os bioplásticos, com origem vegetal, ou os biodegradáveis, materiais plásticos que degradam em muito menos tempo do que os tradicionais.
Deixe bem claro na sua comunicação que sua empresa adota princípios e práticas sustentáveis. Isso atrairá repercussão positiva e potenciais novos consumidores jovens, que seguirão fiéis à sua marca por um longo tempo.
Neste post, vimos sobre a importância da embalagem e os benefícios que ela pode trazer para seu negócio, seja em termos de vendas, de reforço de marca ou em fidelização de clientes.
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Fonte: http://blog.wedologos.com.br
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