O que é o Peixe na Páscoa:
O Peixe na Páscoa é uma das representações que simbolizam a vida e a fé das pessoas em Jesus Cristo.
Alguns apóstolos de Cristo eram pescadores e os primeiros cristãos já incluíam o peixe entre os símbolos das suas crenças. Antigamente, como sinal de esperança na fé em Jesus, os primeiros cristãos costumavam presentear uns aos outros com peixes.
O acróstico IXTUS, que significa “peixe” em grego, fazia referência a Jesus. As letras representavam as iniciais de "Iesus Xristos Theos Huios Sopter" que quer dizer "Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador".
Durante a Quaresma – os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa - os cristãos dedicavam-se ao jejum, para lembrar os quarenta dias de penitência em que Jesus passou no deserto e os sofrimentos que suportou na cruz.
Esse costume foi reduzido para a Sexta Feira da Paixão, onde o alimento principal passou a ser o peixe. Este ato é considerado entre os cristãos como uma homenagem ao episódio da crucificação de Jesus.
A Páscoa
A Páscoa é uma das festas mais importantes do cristianismo. Nas festividades da Semana Santa e da Páscoa, são homenageados os episódios que marcam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
A Semana Santa começa no "Domingo de Ramos", que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, onde as ruas eram cobertas de folhas de palmeiras para comemorar sua chegada.
A "Sexta Feira Santa" é o dia em que os cristãos lembram do sofrimento e a morte de Jesus durante a sua crucificação. O "Sábado de Aleluia" é caracterizado pela permanência dos fiéis em constante vigília, a espera da prometida ressurreição de Cristo.
Por fim, no "Domingo de Páscoa" é celebrada a sua Ressurreição e a primeira aparição aos seus discípulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.