Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 08 de Abril - Dia da Natação

sábado, 8 de abril de 2017

08 de Abril - Dia da Natação




A natação é uma atividade útil, pois oferece diversos benefícios para a saúde, mas também é um exercício recreativo, podendo ser uma ótima opção para diversão. 

Esta habilidade também é muito encontrada em diferentes tipos de animais, que a utilizam por instinto, e pode ser praticada das mais variadas formas, assim como acontece também com os humanos.

A natação atua com o movimento de todos os músculos e articulações do corpo, por isso, é considerada como um dos melhores exercícios físicos. Ela proporciona diversos benefícios para o organismo, sendo eficiente para melhorar a coordenação motora. É também muito indicada para quem possui problemas respiratórios, como a asma, por exemplo.

Em uma Olimpíada, a natação é considerada um dos esportes mais nobres.
Em 23 de junho de 1894, o barão Pierre de Coubertain, apoiado por amigos e inúmeras celebridades, inaugurou os Jogos Olímpicos modernos.

A cada olimpíada atletas de todas as partes do planeta superam limites nas raias da maior de todas as competições.

A natação brasileira ao longo dos anos tem conquistado muitas vitórias destacando-se no cenário mundial. 

A estréia da equipe de Natação brasileira em uma Olimpíada foi em 1920, na Antuérpia, e o primeiro nadador só subiu ao pódio mais de 32 anos depois.

A primeira medalha ganha pelo Brasil foi na Olimpíada de Helsinki, em 1952, o nadador Tetsuo Okamoto (foto à direita) ganhou a medalha de bronze nos 1500 m livre.

A segunda medalha brasileira veio com Manoel dos Santos, que ganhou bronze nos 100 m livre dos Jogos de Roma, em 1960.

Somente em 1980, vinte anos depois, Djan Madruga, Jorge Fernandes, Cyro Delgado e Marcus Matiollinos conquistaram a medalha de Bronze no revezamento 4x200 m livre nos Jogos Olímpicos de Moscou. 

No ano de 1984, o Brasil conquistou sua primeira medalha de prata nos Jogos de Los Angeles, com Ricardo Prado, que entra para a história do esporte nacional ao conquistar o segundo lugar nos 400 m. Gustavo Borges foi o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas em Olimpíadas.

No ano de 1992, em Barcelona, ele foi vice-campeão nos 100m livre.

Nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, Gustavo conquistou a medalha prata pelos 200 m livre, e o bronze, pelos 100 m livre.

Fernando Scherer foi outro medalhista da Olimpíada de Atlanta, ele conquistou bronze nos 50 m livre.

Já a história da natação feminina brasileira, até 2014, a nadadora Fabíola Molina foi a única que atleta feminina que participou dos Jogos Olímpicos, no ano de 2000 em Sidney.

O Dia da Natação é comemorado em 8 de abril no Brasil.

Fontes: Tudo sobre natacao http://www.calendariobr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.