Cinco anos atrás, uma nova mania dos consumidores tomava conta da internet, a compra de sacolas falsas de marcas de luxo.
Os fãs de marcas de famosas que não podem pagar US$ 5 mil por uma bolsa Chanel compravam sacolas de papelão que as lojas usam para carregar seus produtos. Só que falsificadas, bem entendido.
A indústria de sacolas de papelão se transformou em um grande negócio, principalmente na China, onde elas são vistas como símbolo de ascensão social ou para ajudar a vender produtos pirata.
Segundo o jornal “China Daily”, os chineses aderiram em peso à nova febre. Na época haviam mais de “80 lojas online vendendo sacolas de papel da Chanel” e “outras 70 lojas comercializam sacolas da Gucci”. A maioria são imitações que custam de US$0.78 até US$6.30.
No site de leilões eBay, é possível comprar sacolas de marcas como Playboy, Armani e Chanel, que são muito buscadas na China. A maioria custa menos do que R$ 15, mas uma sacola Chanel com papel plastificado e logo preso na alça já foi alvo de uma disputa entre 12 pessoas e acabou sendo arrematada por R$ 400 – sendo a oferta encerrada 12 dias antes do previsto.
Sacolas de papelão e caixas com logo da marca italiana Gucci: entre as mais cobiçadas no mercado chinês
O chinês Wang Xuesheng, que vende sacolas e caixas falsas de grifes de luxo como Hermés e Burberry, disse que a alta demanda é causada pela busca por produtos exclusivos. “A maioria das pessoas compra essas sacolas só por causa do logotipo”, disse ao “China Daily”. Ele vendeu 600 sacolas da Louis Vuitton em um mês. Em sua loja, as sacolas mais populares são as que contêm logos da Gucci e da Louis Vuitton. Mas, embora fature com a tendência, ele não entende muito bem o apelo. “Se você olhar para os detalhes da sacola, já vai ver que é muito diferente das sacolas verdadeiras.”
“Eu costumava produzir sacolas para lojas chinesas e estilistas que estavam criando suas próprias marcas na internet, mas comecei a receber muitos pedidos para fazer cópias com logos de marcas de grife”, explicou. “No início, meus clientes eram pessoas que queriam vender produtos piratas. Mas há algum tempo, comecei a ter novos pedidos de clientes que apenas querem as sacolas por causa do logo.”
Segundo o jornal, muitos chineses utilizam essas sacolas no seu dia a dia para carregar compras de supermercado, enquanto outros preferem usá-las como enfeite em suas casas.
Yang Xiaoya, que possui sacolas de papel da Gucci, Dior e da Louis Vuitton, orgulha-se de carregar tudo nelas. “Sacolas com logos de grifes de luxo são mais bonitas do que as sacolas comuns”, disse. “Eu carrego de tudo nelas ou uso para guardar presentes dos amigos. Além de terem boa qualidade, elas são muito baratas”.
Mas há quem critique a nova onda como puro consumismo. Para a britânica Alison McNicholas, que mora em Pequim, disse que é dinheiro jogado fora. “As pessoas usam essas sacolas só para fazer de conta que têm dinheiro”, afirmou.
A preocupação maior das grandes marcas, porém, é que essas sacolas estejam sendo usadas para ajudar a vender produtos pirata no mercado internacional.
Fonte: ÉPOCA NEGÓCIOS
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