Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Qual o melhor caminho para a conquista do cliente?

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Qual o melhor caminho para a conquista do cliente?

Imagem relacionada
Em tempos de altíssima competitividade entre empresas de todos os setores, conquistar e manter clientes fiéis à sua marca e produtos é superimportante. Com a chegada da era da informação e do conhecimento, os consumidores têm acesso a uma gigantesca quantidade de dados, de maneira rápida e fácil. O resultado? Clientes cada vez mais exigentes e cientes de que, se uma empresa não oferece qualidade no atendimento, é possível encontrar facilmente uma concorrente que o faça.

Por isso, investir na melhora constante do atendimento ao seu cliente é essencial para conseguir atrair e fidelizar consumidores, aumentando suas vendas e garantindo a sustentabilidade e vantagem competitiva do seu negócio. Quer descobrir como garantir a qualidade no atendimento na sua empresa? Continue lendo o post de hoje e confira!

Conheça seu cliente

Pare e reflita: para atender bem ao seu cliente, você deve saber com exatidão o que ele espera de sua empresa e quais são as suas expectativas ao adquirir um produto ou serviço seu, não é mesmo? E como é possível conhecer essas informações se você nem sabe direito quem é o seu cliente?

Traçar um perfil detalhado do tipo de consumidor que busca a sua empresa é essencial. Somente inteirando-se de dados como sexo, idade, profissão, nível socioeconômico, onde mora, hábitos de compra e desejos de vida de seus clientes, você poderá oferecer um produto exclusivo, que atenda às suas necessidades e resolva suas dores.

Para fazer isso, existem boas técnicas de levantamento de dados, grupos de foco e análise do feedback que os clientes dão à sua empresa. Através do cruzamento e análise desses dados, você conhecerá direitinho quem são as pessoas que querem o que você tem a oferecer.

Tenha uma missão clara

Qual o propósito central da sua empresa? Aonde você deseja chegar com ela? Qual a sua missão? Essas perguntas, muitas vezes negligenciadas por empreendedores, são cruciais na hora de definir qual a imagem que sua empresa quer passar aos clientes.

Criar uma imagem, um selo para o seu negócio, facilita sobremaneira o processo de identificação da sua marca, e permite que o grupo certo de pessoas (aquelas que efetivamente se tornarão seus clientes) chegue até você.
Determine e padronize processos de atendimento

Para ter qualidade no atendimento, é preciso que todo o processo esteja devidamente estabelecido e padronizado. Afinal, apesar de cada cliente ser único, é necessário que as pessoas de sua equipe, e você mesmo, saibam a melhor maneira de agir frente aos mais diversos tipos de situação.

Quando um cliente fica insatisfeito com a compra ou faz uma reclamação, como isso deve ser conduzido? O que deve ser feito e falado para que o consumidor se sinta bem e queira voltar a comprar em sua empresa? Determine com precisão como os processos de atendimento devem ser realizados. Só assim será possível garantir e manter a sua qualidade.

Treine e qualifique seus colaboradores

De nada adianta você ter processos de atendimento super bem elaborados se os seus colaboradores não o conhecem a fundo, não é mesmo? Por isso, invista em treinamentos e capacitações para a sua equipe de atendimento ao cliente.

Poder contar com funcionários bem treinados e cientes de suas ações, é uma garantia infalível de que seus clientes terão uma experiência agradável e que desejem voltar a comprar em sua empresa. Acredite: treinar a sua equipe é um investimento com retorno garantido!

Inove

Estamos vivendo na era da criatividade e da inovação. Tudo é muito acelerado e um produto que ontem mesmo era considerado genial, hoje já pode estar obsoleto. As pessoas estão constante e freneticamente em busca do novo e do diferente. Por isso, se você quer garantir a qualidade no atendimento de sua empresa, inovar é preciso.

Entretanto, é necessário esclarecer que inovar não significa somente criar um produto inédito e incrível. Isso ocorre em raríssimas ocasiões. Inovar, acima de tudo, é criar novas alternativas para produtos ou serviços que já existem, de maneira a melhorá-los e torná-los mais atrativos. Ou seja, você não precisa ser um inventor para trazer a inovação para a sua empresa.

Motive e recompense sua equipe

Contar com uma equipe de colaboradores motivada e ciente de seu papel no crescimento da empresa é uma maneira extremamente eficiente de melhorar a qualidade no atendimento aos seus clientes. Afinal, quase ninguém é capaz de atender com excelência estando frustrado e desmotivado com o trabalho. Por outro lado, funcionários engajados e felizes costumam dar o melhor de si em suas tarefas.

Assim, fica fácil perceber a importância de oferecer boas condições de trabalho, remunerações justas e programas de premiação para os funcionários que se destacam, certo? Além disso, acostume-se a dar feedbacks frequentes e honestos, elogiando quando um funcionário se destaca e falando abertamente quando há algo a ser melhorado. Compartilhar o planejamento, estratégias e objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo também é uma maneira eficiente de engajar a equipe para a conquista de resultados positivos.
Invista pesado na primeira impressão

Já diz o velho ditado: “A primeira impressão é a que fica”. E quando se fala em atendimento ao cliente, essa frase não poderia ser mais verdadeira. Caso o cliente se sinta lesado em sua primeira compra, as chances dele retornar são praticamente nulas — e ainda há um risco alto dele expressar sua insatisfação a outras pessoas. Se isso for feito via redes sociais, por exemplo, a mancha na imagem da empresa tomará proporções muito grandes e difíceis de serem contornadas.

Então, esforce-se ao máximo para acertar de primeira! E se algum problema surgir, seja ágil e eficiente na solução, jamais mentindo para o cliente. Atitudes como essa costumam gerar empatia e afinidade com a empresa. Assim, mesmo que alguma situação inesperada ocorra, o cliente sairá satisfeito e fiel à sua empresa, apenas pelo fato de ter sido bem tratado.

Nunca se esqueça: o principal responsável pelo sucesso de sua empresa são os seus clientes! Por isso, invista continuamente em estratégias de melhoria na qualidade no atendimento, e colha os bons frutos que essas atitudes trazem!

Você gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre como garantir a qualidade no atendimento do seu negócio? Compartilhe com a gente nos comentários e enriqueça a discussão sobre esse assunto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.