Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Embalagens para doces: Veja 7 ideias criativas e eficientes para o seu negócio

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Embalagens para doces: Veja 7 ideias criativas e eficientes para o seu negócio

Embrulhos bonitos, laços grandes e cores vibrantes… Quem nunca comprou um produto simplesmente porque a caixa era bonita não sabe como é se apaixonar por uma embalagem. Consideradas importantes ferramentas de persuasão, as embalagens para doces, que antes eram responsáveis apenas pelo transporte e armazenagem, hoje já disputam nas prateleiras a atenção dos consumidores por meio de um belo design e aparência provocante.

No entanto, além de encantar e influenciar o momento da compra, as embalagens para doces possuem um papel fundamental na conservação do produto, impedindo que o doce estrague depois de algum tempo. Por esse motivo, saber como escolher a melhor embalagem é importante para garantir sua qualidade e eficiência nas vendas.

Suas embalagens para doces não estão convencendo os clientes? Então descubra a seguir como desenvolver embrulhos realmente criativos e eficientes!

Vantagens de investir em embalagens

Desenvolver embalagens para doces requer um investimento, seja na criação do projeto gráfico, seja na produção das peças. Alguns empresários ficam receosos nesta etapa, mas é importante entender que uma boa embalagem ajuda a empresa em vários aspectos.

Diferenciação do produto

Em uma prateleira cheia de concorrentes, as embalagens para doces competem pela atenção do consumidor. Um modelo bem projetado é capaz de sobressair entre os itens e ganhar a preferência do cliente.

Geração de valor

A qualidade das embalagens também influencia na percepção de valor do produto pelo consumidor. Afinal, um ótimo chocolate em uma caixa mal impressa, por exemplo, pode parecer uma péssima escolha.

Se você deseja valorizar seus produtos, precisa ter embalagens bem projetadas e executadas com perfeição.

Identidade da marca

Outro fator com o qual as embalagens colaboram é a construção da identidade da marca. Isso porque elas trazem as cores, símbolos e fontes da comunicação visual padrão, ajudando a divulgar o negócio junto aos clientes.

Quando feitas corretamente, são capazes de mostrar rapidamente, mesmo no meio dos concorrentes, a qual empresa elas pertencem. Isso facilita o reconhecimento por parte do consumidor e influencia na decisão de compra.

Qualidade do produto

Por fim, boas embalagens garantem a qualidade do produto durante o processo de transporte, armazenagem e venda. Assim, todas as características são preservadas e o cliente recebe sempre o melhor de cada produto.

O cuidado aqui vai além do visual. É preciso que os materiais, formato e impressão sejam adequados ao produto que está sendo vendido.

Aumento de vendas

Todas essas importantes características podem ser resumidas em um benefício: o aumento das vendas. Afinal, esses fatores podem contribuir diretamente para o desempenho do produto nas prateleiras.

Obviamente, a qualidade das embalagens precisa ser coordenada com outras ações de marketing e produção da empresa. Mas seu papel nesse processo não pode ser desprezado.

Como desenvolver as melhores embalagens para doces

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância das embalagens, pode estar se perguntando como construir os melhores modelos para o seu negócio.

O processo de criação é complexo e exige bastante conhecimento de marketing, além do próprio produto. Entretanto, não se deixe intimidar por essas demandas. Com um pouco de investimento é possível obter ótimos resultados. Os fatores que influenciam são muitos, mas alguns detalhes fazem toda a diferença.

Invista em imagens

Boas fotos e ilustrações são capazes de atrair a atenção dos clientes de longe. No caso dos doces, as imagens são um dos principais artifícios para despertar o desejo de consumir o produto.

Esse cuidado deve ser ainda mais presente quando a embalagem não permitir a visualização do doce. Nestes casos, somente as imagens dirão ao cliente o que ele está comprando.

Você pode produzir as próprias fotos ou contar com um bom banco de imagens. Existem várias opções no mercado, inclusive algumas gratuitas. O único cuidado aqui é conferir a qualidade e resolução, além dos direitos de uso.

Valorize os sabores

Use recursos de cores e imagens para destacar os principais ingredientes nas embalagens para doces. Se o seu produto conta com algum item especial, esse cuidado deve ser ainda maior.

Esse tipo de atributo ajuda os clientes na identificação dos sabores, além de despertar o desejo e a curiosidade pelos diferentes produtos oferecidos. Aliadas aos aromas, as embalagens que valorizam os ingredientes especiais ajudam na conversão das vendas.

Projete para o seu consumidor

Todas as características devem ser determinadas de acordo com o produto, mas não só por isso. Respeitar o perfil do seu consumidor é essencial.

Por isso, reserve um tempo para conhecer e documentar as preferências dos seus clientes. Aproveite e confira os principais dados, como idade, sexo, ocupação e local de residência. Essas informações ajudam a traçar um perfil e entender que tipo de comunicação será mais eficiente.

O perfil ideal de cliente deve ser traçado a partir das metas e objetivos do seu negócio. A partir desse público-alvo, é possível iniciar o desenvolvimento dos projetos de embalagens para doces.

Respeite a identidade da marca

Além disso, é preciso respeitar a identidade da marca. As cores, símbolos e formas principais devem aparecer em algum ponto da embalagem. Esse tipo de cuidado permite que os clientes reconheçam suas embalagens para doces no meio das demais.

Isso não significa que todas as suas embalagens devam ser iguais! Pelo contrário, é preciso diferenciar cada projeto de acordo com as características do produto. Entretanto, uma certa linha de coerência faz muito bem para a identidade da sua marca.

Aproveite e crie também peças de apoio para comunicação visual. Ponteiras de gôndolas, stoppers e adesivos de chão, por exemplo, podem colaborar com o desempenho das vendas.

Principais tipos de embalagens para doces

Sabendo de todas essas necessidades, pensar em projetar novas embalagens para doces pode parecer um grande desafio. São tantas possibilidades que é normal sentir-se um tanto perdido na hora de tomar uma decisão.

Por isso, separamos 7 principais tipos de embalagens para inspirar e ajudar a guiar seus projetos. Acompanhe e escolha a melhor opção para os seus doces:

1. Potes de vidro com tampas coloridas

Reaproveitar a embalagem é um hábito comum. Com certeza você já guardou aquele potinho de geleia em seu armário porque ele era bonito. Isso mostra que colocar seus doces em potes de vidro é uma estratégia que chama a atenção do consumidor, além de conservar melhor o produto.

Quando bem vedado, o vidro é impermeável e não permite que possíveis substâncias e umidade entrem em contato com seus doces. Quer dar um toque especial? Enfeite a tampa com botões, tecidos coloridos e até mesmo laços. Assim, você adiciona um charme extra aos seus potes.

2. Latinhas de alumínio personalizadas

Sendo um dos materiais mais utilizados, as latinhas de alumínio já provaram que não são úteis apenas para as bebidas, já que oferecem o dobro de proteção contra a luminosidade e ainda são fáceis de personalizar. Com uma boa dose de criatividade, você pode recorrer a pinturas, acessórios e ainda adicionar adesivos com sua própria marca.

3. Embalagens plásticas com enfeites

As embalagens plásticas são as queridinhas da indústria, mas, apesar de serem fáceis de transportar e modular, o plástico tem menor durabilidade. Por outro lado, permite que você explore suas possibilidades e crie sachês, pequenos embrulhos individuais e “trouxinhas”.

4. Caixas de madeira pintadas

Além de ser mais romântico, receber uma caixa de doces é um ato de extrema elegância e carinho, ainda mais se ela tiver um design diferente. Por isso, você pode aproveitar este conceito e oferecer caixas personalizadas de madeira que acompanhem a proposta do produto. Outra dica é utilizar madeira MDF, já que é mais leve e mais econômica.

5. Caixinhas de papelão enfeitadas

Elas são econômicas e podem ser pintadas com muita facilidade. As caixas de papelão são uma estratégia utilizada por várias empresas, basta saber como montar uma estrutura legal e adicionar enfeites e laços que valorizem os produtos. Contudo, deve-se ficar atento a um detalhe: deixar essas caixas longe da umidade!

6. Embalagens de origami de papel

Seja em formato de flores, triângulos e até mesmo animais, os origamis se destacam por onde passam. O segredo é montar os origamis de tamanhos adequados para acoplar os doces, assim eles podem ser degustados e a embalagem ainda poderá ser guardada como enfeite.

7. Formas de tecido

Adquirir um doce é um gesto simples, mas se ele vier acompanhado de uma flor em tecido ou uma caixa de cetim, tudo ganha um significado maior. Então, aproveite você também esta chance e providencie um formato diferenciado para seus docinhos. Esse tipo de embalagem também pode ser feito para comemorações, pois o consumo será mais rápido!

Uma boa embalagem faz toda a diferença nas vendas do seu negócio. Quando bem projetadas e produzidas, elas garantem a conservação e valorização dos produtos, além de divulgar a marca. Por isso, conte sempre com os melhores fornecedores para garantir a qualidade.

Use e abuse da criatividade. Aliada às pesquisas sobre o mercado e os consumidores, ela é a sua melhor ferramenta de desenvolvimento de projetos para embalagens.

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