Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Script e técnicas para você vender no WhatsApp

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Script e técnicas para você vender no WhatsApp


O WhatsApp é o aplicativo de mensagens com mais usuários no mundo e, cerca de, 97% dos smartphones tupiniquins tem o app instalado. Logo, podemos dizer que o WhatsApp é o local ao qual seus clientes estão e sua empresa também precisa estar lá. Mas não é só isso, para ter resultados de verdade, é necessário ir além do normal. É fundamental ter uma metodologia de vendas bem construída e saber como dialogar com um cliente pelo WhatsApp.

Segundo dados da plataforma, desde que o aplicativo do WhatsApp Business foi lançado no Brasil, 55% dos usuários já se comunicaram com marcas e empresas por ali.

Atualmente, esse número já deve estar bem maior, mas já é suficiente para que você entenda a importância de estar preparado para saber como fazer vendas pelo WhatsApp.

Como fazer vendas pelo WhatsApp? Existe uma forma correta?

A resposta é: sim!

Queremos convidar você a refletir acerca de algo que a maioria dos posts sobre “técnicas de vendas pelo whatsapp“ não te contaram, mas que irá mudar totalmente a forma como você cria a sua estratégia de venda pelo WhatsApp. Por isso, é importante que você abra a sua mente para ler as próximas linhas deste post.

Vamos lá:

Uma pesquisa encomendada pela Mobile Time e Opinion Box, identificou que 40% dos usuários do WhatsApp abandonariam o aplicativo em caso de recebimento de SPAM.

Essa informação é interessante para nos revelar como as pessoas responsáveis pelo WhatsApp pensam o aplicativo e porque tomam medidas para impedir, cada vez mais, a propagação de mensagens indesejadas para os usuários.

Não é atoa que o WhatsApp está acionando judicialmente as empresas que fornecem o serviço de envio automático ou em massa de mensagens no WhatsApp e banindo números que realizam tais práticas.

Definitivamente, vender pelo WhatsApp não é notificar potenciais clientes e oferecer ofertas, condições especiais, fazer propaganda da sua empresa e etc. Acreditar nisso é e continuará sendo um grande erro.

Claro, o WhatsApp quer continuar crescendo e, por isso, identificou que ao permitir que empresas propaguem SPAM, a maior parcela dos usuários irão desinstalar o aplicativo.

Ao mesmo tempo que as coisas ficaram mais difíceis olhando por essa perspectiva de atingir os clientes de forma ativa, surgiu a novidade do link de WhatsApp, criado pelo próprio, que é algo que você precisa ter no seu negócio e que, caso você ainda não saiba do que se trata, recomendo ler o post “Como criar o meu link de WhatsApp”.

Com o link de WhatsApp você irá atrair clientes que tem o interesse em comprar o seu produto, ao invés de disparar mensagens, ir contra as políticas do WhatsApp e, por consequência, ter seu número banido do WhatsApp.

Perceba que há um grande potencial para fazer vendas pelo WhatsApp (quando utilizado da forma correta), que as empresas ainda não estão sabendo explorar e que está totalmente alinhada com aquilo que o próprio WhatsApp acredita.

Enquanto a maioria das empresas ainda não entenderam como vender, você tem a oportunidade de vender pelo WhatsApp todos os dias, utilizando o link nos locais onde você quiser que os clientes te chamem.

A partir disso, a sua preocupação precisa se concentrar em montar sua estratégia de vendas, independentemente, se você quer saber como vender pelo WhatsApp Business ou WhatsApp pessoal.

Como abordar um cliente pelo WhatsApp?

Mesmo ao utilizar o link de WhatsApp (venda receptiva), você pode, em alguns casos, necessitar chamar um cliente no WhatsApp (venda ativa). Por isso, abordaremos separadamente sobre o script de venda ativa e o script de venda receptiva no WhatsApp.

IMPORTANTE: Entenda que o envio ativo de mensagens, mesmo que não seja realizado em massa, pode ser considerado uma prática errada do ponto de vista do WhatsApp e você pode ser denunciado pelo usuário que recebeu a mensagem. Envie mensagens ativas somente para quem tem o interesse pelo seu produto ou espera receber o seu contato.

Vamos começar: utilizaremos o exemplo de um processo de vendas de uma plataforma de automação de email marketing.

Script receptivo de vendas pelo WhatsApp

Nesse caso, você está utilizando o link de WhatsApp e seu cliente já entrou em contato querendo saber mais sobre os seus produtos.

É provável que ele tenha te enviado mensagens querendo saber mais informações sobre o seu produto/serviço, preço ou até mesmo, marcar uma reunião.

Primeiro passo: responda o seu cliente se apresentando e citando o nome dele (o WhatsApp exibe o nome do cliente). Foque em iniciar o processo de entendimento do cliente e procure não responder diretamente o que ele te perguntou.

Olá João, tudo bem com você? aqui é o Marcelo da empresa X. Claro, vou te contar um pouco mais sobre nossa plataforma. Qual o seu ramo de atuação?

Segundo passo: Depois que o cliente te responder, comece a se preocupar em entender a situação da empresa dele e o motivo que o fez chegar até o seu WhatsApp. Não tenha medo de fazer perguntas.

Terceiro passo: Deixe o cliente falar e se ele já utiliza algum serviço de um concorrente seu, procure instiga-lo a contar o que o deixa insatisfeito. Se ele não utiliza nenhum serviço, descubra o que o deixará satisfeito. Lembre-se que as pessoas sempre resolvem um problema de algum jeito, mesmo que não utilizem o serviço de um concorrente direto seu.

Quarto passo: Mostre que você entendeu o problema, tem a solução, gere autoridade e marque a reunião ou envie a proposta.

Perfeito! Compreendi exatamente quais são os seus desafios. Recentemente, ajudamos mais de 10.000 empresas com esse mesmo problema. Podemos marcar uma reunião amanhã às 10, onde irei te mostrar como nossa plataforma pode te ajudar?

Cada cliente exige um tipo diferente de abordagem, por isso, é importante que você faça as perguntas, mas não deixe a sensação de que essas perguntas não estão levando a negociação a lugar algum.

Script ativo de vendas pelo WhatsApp

Primeiro passo: inicie o contato se apresentando e mostrando ao seu prospect que você pode ter a solução para os problemas que atualmente ele está enfrentando. Faça sempre uma pergunta se você espera receber uma resposta. Desperte curiosidade! Dê início a sua abordagem de venda pelo WhatsApp.

Olá João, aqui é o Marcelo. Tudo bem? Você ainda está interessado em encontrar uma plataforma para fidelizar seus clientes via email?

Segundo passo: após receber a resposta positiva do seu prospect, siga as instruções do “segundo passo” do “script receptivo de vendas pelo WhatsApp”. Tanto na venda ativa, quanto na receptiva, o segredo é entender o cliente e apresentar uma solução. Não importa se você foi até ele, ou se ele veio até você.

Dicas de vendas pelo aplicativo

Formatação de mensagens: Escreva de maneira amigável e tente ser breve, pois os clientes odeiam mensagens longas. Crie mensagens curtas e diretas. Sempre que possível, envie suas frases separadas. Outra dica: utilize emojis em alguns momentos e não se despeça do cliente se você espera receber um retorno.

Ao invés de escrever isso:


Procure enviar uma mensagem assim:


Utilize o WhatsApp Web: Será que eu preciso mesmo falar isso? Se você quer atender rápido um cliente e aplicar todas as técnicas, não há lugar melhor do que o seu computador. Fique online no WhatsApp durante toda a sua jornada de trabalho e utilize o WhatsApp Business para focar apenas em conversas profissionais. Cuide para não se sabotar: o smartphone pode te tirar do foco a cada nova notificação que chegar e te fazer desistir de aplicar as técnicas, por não ser tão agradável quanto digitar pelo desktop.

Cuide a escrita: Não é necessário seguir as regras da ABNT ao pé da letra, basta seguir o bom senso sempre. Utilize vírgulas, acentuação, espaço entre as palavras, letras maiúsculas no início de frases e em nomes próprios e tente ser o mais claro possível. Cada pequeno detalhe fará toda a diferença.


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