Todos nós temos características próprias, seja o nosso próprio nome, família, valores, conceitos e até manias. Tudo isso pode ser notado pelas pessoas ao nosso redor e pela sociedade em geral.
As características de uma marca são semelhantes às nossas. Todas têm um nome, uma cultura, valores e missão. Mas seria possível uma marca transmitir suas características para sociedade?
Pois bem, com uma identidade visual, isso é possível.
Identidade visual é o conjunto de símbolos, cores, formas e fontes criados para traduzir todo o conceito da sua empresa.
Ela precisa ser prioridade em qualquer estratégia de marketing, afinal de contas, o processo de “encantamento” do seu potencial cliente acaba se tornando muito mais fácil.
Vamos te explicar melhor a seguir.
O QUE É IDENTIDADE VISUAL?
É todo o conjunto gráfico que personifica a empresa. Ela é capaz de refletir quais são os valores da marca e até como ela vê e quer ser vista pela sociedade em geral.
Para ilustrar melhor, vamos usar um exemplo: imagine que você tem um amigo que está sempre de camiseta azul, independente da situação. Automaticamente, sempre que você vê alguém de azul, acaba lembrando desse amigo.
Ou quem sabe você tem uma irmã que sempre fala sobre rock. Neste caso, sempre que você ouvir rock ou alguém falando de rock, vai lembrar dela, pois ela sempre fala sobre isso.
É assim que funciona a identidade visual para as empresas. É algo que te diferencia das demais, que faz você ser lembrado mesmo sem estar lá.
É por isso que é preciso de um esforço para que ela seja diferenciada positivamente, até porque ela é responsável principalmente por atrair o cliente.
A atração é a ponte entre a sua marca e o cliente. Isso acontece no momento em que algo chama a atenção e, em seguida, transmite segurança e conforto para que o cliente entenda que a marca irá atender os seus anseios.
E QUAL A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE VISUAL PARA O SEU NEGÓCIO?
Uma identidade visual bem arquitetada e planejada é essencial para definir de forma rápida quem é a empresa. Em outras palavras, você bate o olho e já sabe qual é a marca.
O que vem em sua cabeça quando você imagina um fundo azul e uma letra F branca? Provavelmente você lembrou do Facebook.
Ou aquela marca que é representada por um M nas cores vermelho e amarelo? Aposto que você lembrou do McDonald’s.
Uma identidade visual bem elaborada tem esse impacto: transparece a missão e o valor da marca e é reconhecível em qualquer lugar.
Os elementos da identidade da sua marca precisam estar presentes na vida do seu público. Assim, com o tempo, você vai ganhando um espaço mental no cérebro dos consumidores, facilitando e transformando o processo de decisão de compra favorável à sua marca.
Da mesma forma que quando você pensa em hambúrguer, você lembra do McDonald’s, o consumidor precisa pensar no seu nicho e lembrar da sua marca.
A identidade visual precisa gerar confiança, conexão e engajamento.
Agora que você já sabe o que é identidade visual e qual a importância dela para o seu negócio, que tal planejar qual será o conjunto de elementos que fará parte da identidade da sua marca?
Lembre-se que Embalagens e Papelaria também compõem a Identidade Visual da empresa e se você precisar desses elementos, fale conosco!
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