Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Tudo o que você precisa saber sobre Papel Kraft

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Tudo o que você precisa saber sobre Papel Kraft


O que é Papel Kraft?

O papel kraft é um tipo de papel produzido a partir das conhecidas fibras de celulose. Nesse caso às mesmas se apresentam em tamanho curto, longo e são advindas de polpas de madeiras com texturas macias.

Desse modo, esta composição de fibras, como se apresenta, confere ao papel kraft características positivas de resistência mecânica. Isso lhe confere ótimo desempenho em seu processamento em máquinas, além de uma maciez extra.

Este tipo de papel pode ser alumínio ou laminado, recoberto com resina plástica a quente ou ainda com parafina. São, justamente, tais características que fazem do papel kraft uma boa opção para fabricar sacos e sacolas.

Além disso, podemos utilizar esse papel para produzir outros artigos, por exemplo:
  • Envelopes para correspondência;
  • Trabalhos de cartonagem;
  • Fabricação de caixas que podem ser usadas como embalagens de joias, cosméticos, etc.;
Por fim, esse papel é também a matéria-prima usada para fabricação do conhecido papelão ondulado.

Gramatura do Papel Kraft

A gramatura de um papel se refere à medida de peso em relação ao peso do mesmo. Estamos falando sobre gramas por metro quadrado ou g/m². Na maioria das vezes os papéis mais finos são mais leves e os pesados, mais grossos.

Entretanto, vale ressaltar que a escolha da gramatura do papel kraft varia de acordo com a finalidade. Por exemplo, aqui na gráfica usamos 80 a 110 
g/m² para fazer sacos e sacolas. Essa gramatura confere a eles a resistência necessárias para suportar o peso da maioria dos produtos geralmente colocados nos sacos e sacolas (alimentos, roupas, etc.).

No caso de ser usado para confecção de pastas para escritório, pode variar entre 70 e 90 gramas. Por outro lado, a fabricação de cartões exige uma gramatura de pelo menos 250 gramas.

Quais As Vantagens do Papel Kraft?

Este é um dos materiais que nos apresentam muitas vantagens. Vejamos os benefícios do papel kraft:

Resistência

Sem dúvida, esse papel, além de bastante flexível e versátil, é muito resistente. Como foi dito antes, suas fibras de celulose em tamanhos variados e provenientes de madeira macia lhe conferem essa característica.

Por isso, ele suporta pesos variados e é muito visto como sacolas em supermercados, padaria e lojas de cosméticos e acessórios.

Inclusive, as gramaturas maiores são ideais para a produção de caixas para presente e para usar em decoração de ambientes.

Versatilidade

Outra vantagem é que podemos modificar e personalizar, de maneira fácil, o kraft. Logo, é possível usá-lo para confeccionar, desde embalagens, cartões, até convites e lembrancinhas para eventos.

Aparência

Com toda a certeza, o kraft é um papel que consegue agregar muito valor aos produtos feitos com ele. Isso ocorre porque a tonalidade parda dele imprime sofisticação e elegância a qualquer peça. Sem falar que por ser reciclável e sua cor madeira, lhe conferem uma certa pegada ecológica que está muito em alta.

Sustentabilidade

Uma das principais características do papel kraft é sua sustentabilidade. O mesmo possui um tempo de decomposição menor, se o relacionarmos a outros materiais. De acordo com especialistas, ele enquanto o plástico leva cerca de 300 anos para se decompor, o papel kraft se decompõem, nó máximo, 6 meses.

O Que Fazer Com o Papel Kraft?

Por fim, tendo em vista que estamos diante de um tipo de papel versátil, sustentável, bonito e com ótimo custo-benefício, veja o que fazer com ele.
  • Sacolas e sacos;
  • Embalagens;
  • Convites e caixinhas;
  • Etiquetas, envelopes e também, pastas para escritório;
  • E muitos Outros.
Gostou de conhecer o papel kraft e saber mais sobre ele? Qualquer dúvida, entre e contato conosco!

E lembre-se, precisou de um orçamento, liga pra gente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.