Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Como escolher a cor certa para a sua marca?

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Como escolher a cor certa para a sua marca?


A Psicologia das cores é o estudo que analisa e tenta identificar a forma como transformamos as nuances em sensações.

Um dos elementos mais importantes no processo de comunicação, as cores são ferramentas muito utilizadas no marketing como forma de indução de emoções no nosso dia a dia, gerando sensações que auxiliam na tomada de decisões.

Os estudos da Psicologia das cores se tornaram muito relevantes nas áreas de Comunicação, Marketing, Design e Branding. Em muitos outros segmentos, as cores são utilizadas para que a identidade visual de uma marca ou local seja lembrada pelo nosso cérebro.

E COMO ISSO FUNCIONA NA PRÁTICA?

Primeiro, você precisa definir que tipo de personalidade, objetivo e cliente sua empresa deseja.

Se já tiver claro seus objetivos de comunicação, veja como cada cor e a combinação delas podem ajudar na construção da sua marca.

Se você já possui um padrão de cores definido, saiba que nunca é tarde demais para mudá-las! Tudo depende do momento, do mercado e da suas campanhas de marketing, entre diversos outro fatores.

As cores têm um poder incrível na hora de direcionar a tomada de decisão. Por exemplo, escolhendo a cor certa você pode triplicar o número de cliques em um botão e gerar uma percepção inicial sobre um produto. Isso porque, em apenas 90 segundos, seu cliente faz um julgamento com base na cor da sua marca, criando uma sensação para tomada de decisão no momento da compra, de acordo com a especialista Satyendra Sing.

Veja abaixo um teste A/B realizado em uma página, onde o comparativo
entre as cores dos botões, pode influenciar na decisão do usuário.

No qual o botão vermelho superou em 21% o número de cliques do botão verde.

Mas lembre-se é necessário testar as opções, para realmente comprovar sua eficácia

Fonte: Joshua Porter
Percepção das cores

Algumas marcas trabalharam tão bem o branding e o marketing de suas cores, que basta falar a cor e você já assimila a marca.

Por exemplo, ao falar roxo, você imediatamente relaciona ao Nubank. Outras marcas também conseguiram esse feito e até se apropriaram da cor, como as canetas icônicas com Azul Bic, as emblemáticas embalagens de joias Verde Tiffany e o luxuoso carro esportivo Vermelho Ferrari.

A identificação de cores pode ser subjetiva, mas seus efeitos são universais. Por exemplo, as cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja, são dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias, como azul, roxo e verde, possuem propriedades calmante, são suaves e estáticas.

De acordo com os estudos do físico Isaac Newton, na criação da Teoria das Cores, onde com seus experimentos estudou sobre a influência da luz do sol na formação das cores.

Ao observar a passagem da luz do sol por um prisma, viu que o feixe de luz solar se dividia em diversas cores, que variam do tom violeta ao vermelho.

A partir dessa observação surge o círculo cromático. Uma ferramenta usada para segmentar as cores e coordenar a harmonia das nuances.

A princípio a roda pode ser dividida em duas, sendo tons quentes e frios.

A partir desse espectro, outras teorias surgiram, como a do artista alemão Johann Wolfgang von Goethe. Este sim, passou a explorar o impacto psicológico das cores no humor e nas emoções.
Vejamos a aplicação da psicologia das cores dessas duas metades do disco cromático:
Confira algumas marcas que se utilizam das cores quentes para construção de imagem:
Como podemos ver, na maioria dos casos, a marca tem um marketing voltado para um apelo jovem, vívido e energético e a utilização das cores traduz estas sensações.

Por exemplo, na marca Red Bull, a combinação de vermelho e amarelo evoca o movimento entre os dois bois do logo, mostra que é uma marca diurna e ligada ao movimento, seja de um esportista ou um profissional com pressa.

Vejamos algumas marcas que se utilizam do esquema de cores frias no marketing visual:
Vemos que as escolhas são baseadas nas sensações que estas marcas querem passar. O tom de roxo do Nubank transmite confiabilidade e sabedoria, o verde neon do Spotify traz segurança e modernidade. Já a Starbucks tem em seu verde a confiabilidade de que seu café será igual e reconfortante, não importa aonde esteja.

Como a psicologia das cores pode influenciar no marketing da sua marca

Lembrando que as cores são elementos subjetivos e podem ter mais de uma interpretação. Ou seja, são capazes de evocar sentimentos diversos em pessoas que não fazem parte do seu público. Por isso, a tabela a seguir é uma sugestão do que cada cor pode manifestar.

Significados das cores

Psicologia da cor Azul e as sensações que geram:
  • Confiança
  • Harmonia
  • Transparência
  • Frieza
  • Seriedade
  • Fidelidade
  • Calma
  • Segurança
  • Tranquilidade
  • Eficiência
  • Lógica
  • Distanciamento
Psicologia da cor Vermelho e as sensações que geram:
  • Entusiasmo
  • Paixão
  • Poder
  • Agressividade
  • Liberdade
  • Justiça
  • Energia
  • Atenção
  • Dinamismo
  • Coragem
  • Força
  • Motivação
Psicologia da cor Amarelo e as sensações que geram:
  • Racionalidade
  • Otimismo
  • Descontração
  • Jovialidade
  • Comunicação
  • Prosperidade
  • Inveja
  • Ciúmes
  • Hipocrisia
  • Traição
Psicologia da cor Verde e as sensações que geram:
  • Esperança
  • Burguesia
  • Fertilidade
  • Equilíbrio
  • Calma
  • Tolerância
  • Harmonia
  • Saúde
  • Frescor
  • Sucesso
  • Veneno
  • Podridão
Psicologia da cor Preto e as sensações que geram:
  • Elegância
  • Poder
  • Dominação
  • Seriedade
  • Proibição
  • Segredo
  • Luxo
  • Modernidade
  • Objetividade
Psicologia da cor Branco e as sensações que geram:
  • Clareza
  • Exatidão
  • Pureza
  • Transparência
  • Inocência
  • Paz
  • Leveza
  • Status
Psicologia da cor Laranja e as sensações que geram:
  • Recreação
  • Sociabilidade
  • Sabor
  • Diversão
  • Lazer
  • Originalidade
  • Transformação
Psicologia da cor Roxo e as sensações que geram:
  • Divindade
  • Elegância
  • Distinção
  • Vaidade
  • Misticismo
  • Fantasia
  • Intelectualidade
  • Sexualidade
Psicologia da cor Rosa e as sensações que geram:
  • Doçura
  • Delicadeza
  • Amabilidade
  • Gentileza
  • Sensibilidade
  • Erotismo
  • Juventude
  • Refinamento

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a psicologia das cores, procure entender o que sua marca quer induzir ao público e como as cores podem te ajudar a fazer isso.

Referências: The Button Color A/B Test: Red Beats Green e https://every.is

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