Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 14 de Outubro - Dia Nacional da Pecuária

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

14 de Outubro - Dia Nacional da Pecuária

Dia Nacional da Pecuária
Pecuária: uma atividade que surgiu na Pré-História
O que é, de corte e leiteira, pecuária brasileira, consumo interno e exportação, clonagem.
A palavra pecuária vem do latim pecus, que significa cabeça de gado. 

Ela é praticada desde o período Neolítico (Idade da Pedra Polida), quando o homem teve a necessidade de domesticar o gado para a obtenção de carne e leite.
O termo em inglês biological diversity (diversidade biológica) foi criado por Thomas Lovejoy no ano de 1980, enquanto o termo biodiversity (biodiversidade) foi inventado por W.G. Rosen em 1985.
Desde este momento, o termo e o conceito são muito utilizados entre os biólogos, ambientalistas e ecologistas do mundo todo.
A pecuária corresponde a qualquer atividade ligada a criação de gado. Portanto, fazem parte da pecuária a criação de bois, porcos, aves, cavalos, ovelhas, coelhos, búfalos, etc.
A pecuária ocorre, geralmente, na zona rural e é destinada a produção de alimentos, tais como, carne, leite, couro, lã, etc.
Existem dois tipos de pecuária:
Pecuária de corte
Destinada à criação de rebanhos com objetivo de produção de carne para o consumo humano. Na intensiva, o gado é criado preso ou em pequenos espaços, alimentado com ração específica.
Neste tipo de criação, a carne produzida é macia e de boa qualidade para o consumo.
Pode ser também pecuária extensiva (o gado é criado solto e alimenta-se de capim ou grama). A carne produzida é dura, pois o gado desenvolve uma musculatura rígida.
Pecuária leiteira
Destinada à produção de leite e seus derivados (queijos, iogurtes, manteigas, etc).
O Brasil é, mundialmente, um dos países mais fortes na pecuária. Em termos de quantidade de cabeças de gado, nosso país encontra-se na liderança.
Somos também um dos maiores exportadores de carne de boi e frango, sendo que os países asiáticos e europeus são os principais importadores da carne brasileira.
Com relação ao leite, os estados de Minas Gerais e São Paulo destacam-se na produção nacional.
Atualmente, técnicas de inseminação artificial e clonagem tem sido aplicadas na pecuária, gerando excelentes resultados na qualidade e na produção de carne, leite e seus derivados
Fonte: geocities.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.