O Dia do Arquivista, no Brasil, é comemorado no dia 20 de outubro.
O Arquivista é o profissional responsável por cuidar, organizar e controlar diversos acervos e documentos (por exemplo, contas, cadastros ou fichas) de cunho privado, público e/ou pessoal.
Esse profissional garante a total organização e separação de tais documentos, além de atuar em catalogações, digitalizações, estabelecer critérios e planos, elaborar tabelas, transferir e recolher documentos, entre outras atividades.
No país, para se tornar Arquivista existe o curso superior em universidade em Arquivologia, com duração média de 5 anos. Hoje, o mercado de trabalho para a profissão está em ascensão, com um salário médio inicial de R$ 2.000,00.
Origem do Dia do Arquivista
No dia 20 de outubro de 1823, o deputado Pedro de Araújo Lima, o qual seria o futuro Marquês de Olinda, apresentou uma proposta que abordava a criação de um Arquivo Público no país.
Embora a proposta tenha ocorrido no dia 20 de outubro, o projeto foi consagrado pela Constituição do Império apenas em 25 de março de 1824.
Outro fato importante ocorrido no dia 20 de outubro, mas no ano de 1971, foi criada a Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB). Com essa fundação, a data 20 de outubro se tornou ainda mais significativa para a profissão e para o início da preservação do acervo documental e histórico do Brasil.
Regulamentação da profissão de Arquivista
Está presente na Lei nº 6.546, Decreto 82.590/78, com data de 4 de julho de 1978, a regulamentação e oficialização da profissão de Arquivista e Técnico de Arquivo no Brasil. Neste mesmo Decreto, está estabelecida a criação do Conselho Nacional de Arquivos.
Além disso, no Decreto nº 93480/86, exercer a profissão de Arquivista exige registro junto à Delegacia Regional do Trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.