Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Super dicas para designers iniciantes

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Super dicas para designers iniciantes



Mostraremos aqui hoje oito ótimas dicas interessantes e importantes para um designer sobreviver a forte competição que há no mercado e sair satisfeito, com um bom trabalho realizado e, claro, com algum dinheiro no bolso. Confira!

1- Durma Bem

Cada um tem um ritmo e uma necessidade, porém dormir 8 horas por dia é um bom começo. A diferença é notável quando a produção é precedida de um bom descansado. Quando um designer trabalha com sono, a pressa aumenta, a concentração diminui e os detalhes ficam para trás e a consequência é: um trabalho ruim.

2- Apresente-se como um profissional sério

Chegar atrasado e desarrumado para uma reunião com um cliente é um bom motivo pra ele começar a pensar em cair fora. Ouça atentamente o cliente, ele está do seu lado, não é seu inimigo. Explique as suas ideias, seus prazos, sem exageros, promessas incabíveis e sem rodeios. Geralmente o cliente sabe o que ele quer, mas ele precisa de você para soluções criativas dos seus problemas. Não tente mudar a sua mente com palavras, se você apresentar um bom trabalho você vai mudar o conceito do cliente automaticamente.

3- Procure boas referências

Normalmente não é suficiente, busque sites de inspiração e projetos compatíveis com o do cliente. Se o cliente precisa de uma layout de um site sobre carros, o mínimo que você deve fazer é olhar inúmeros sites do segmento e anotar o que lhe chama atenção. Começar sem referência alguma é sempre mais difícil.

4- Não pague para trabalhar

Antes de passar um orçamento (sempre por escrito), avalie cuidadosamente os custos de materiais e o tempo que o trabalho vai exigir. Se você se apressar e oferecer valor apenas para manter seu emprego, provavelmente vai acabar frustrado e perdendo dinheiro.

5- Tire um tempo para trabalhar

Definir previamente os seus prazos de entrega ao cliente. Feito isso, não deixe para a última hora. Tire sempre horários para trabalhar no projeto. Trabalhar com pressa, muitas vezes têm resultados infelizes.

6- Aceite apenas os serviços para os quais você se sente qualificado

A maioria dos designers (já fiz muito isso), para não perder trabalho, diz “sim” para tudo, e depois o trabalho acaba gerando uma dor de cabeça enorme, tanto para você, quanto para o cliente.

7- Se você não acredita no que faz, ninguém vai acreditar

Para ter sucesso em seu trabalho, você tem que ser o primeiro a estar convencido de que ele é bom, e mais: é melhor! Se não convencer você mesmo, dificilmente convencerá o seu cliente.

8- Mantenha: uma atitude humilde e um aprendizado constante

Leia constantemente sobre sua área de atuação, respire referências, veja o que seus concorrentes estão fazendo e não perca as novidades do mercado. Há um mundo enorme fora de seu ambiente cotidiano.

Dica Bônus:

Esta dica nem sempre cabe para todos, mas é valiosa: Se você acabou de se formar, ou está em processo de aprendizado, é interessante que trabalhe ou estagie em alguma agência, estúdio de criação, em escritórios, grandes empresas… nem que o salário não seja assim tão atrativo. Afinal, o aprendizado na prática é o melhor de todos, além de ter a chance de trabalhar ao lado de bons profissionais. Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.