Existem alguns caminhos para você ser o detetive da sua própria conexão. A investigação mais simples é observar os LEDs do seu roteador – será que eles estão piscando mais do que o normal? Se mesmo quando você não estiver usando a rede eles estiverem a todo vapor, desconfie. Mas, neste caso, se você tiver muitos dispositivos conectados à sua rede, vai ser difícil notar alguma diferença.
Se você desconfiar, a primeira tarefa para descobrir se tem mesmo alguém roubando seu wi-fi é acessar as configurações do seu roteador. Qualquer modelo, por mais simples que seja, mostrará uma lista com todas as conexões ativas no momento, possibilitando o bloqueio de qualquer atividade estranha. Cada roteador tem sua própria interface; para acessar a função, o melhor é checar o manual.
Outra opção – esta menos no estilo Sherlock Holmes – é usar um aplicativo para identificar e bloquear conexões estranhas. São muitas opções; basicamente, o software lista todos os IPs e aparelhos conectados na sua rede. Através da ferramenta é possível desconectar qualquer equipamento conectado ao seu wi-fi.
Agora se você não quiser ter dor de cabeça de procurar intrusos, o melhor mesmo é criar uma rede sem fios bastante segura. Confira neste link uma matéria que explica como fazer isso. Confira e dê adeus aos aproveitadores de wi-fi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.