Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Qual a melhor embalagem para o seu produto?

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Qual a melhor embalagem para o seu produto?


Descubra porque o layout de embalagens é tão importante na hora da venda.

Toda categoria de produto pressupõe alguns estilos tradicionais de embalagem.

Podemos, por exemplo, encontrar um litro de leite sendo comercializado em uma embalagem longa vida, garrafas plásticas ou em saquinhos. Uma variedade de embalagens podem ser encontradas para comercialização de uma mesma mercadoria, como salgadinhos estilo sneak, queijos, sucos e refrigerantes. Até aí, continua sendo o mesmo produto dentro da embalagem.

Mas já parou para pensar que o layout da embalagem pode mudar completamente a forma que o consumidor enxerga o produto e a situação em que ele será consumido?

Quando falamos de consumo de água, por exemplo, essa questão é literalmente cristalina.
Imagine as três situações de consumo:

1. Água para ser consumida durante a prática de esportes.

2. Água para consumo diário e individual.

3. Água como acompanhamento de prato gourmet.

Qual a principal diferença entre elas? A princípio, pode parecer que apenas a fonte, não é? Mas acredite: a embalagem faz toda a diferença.

Na primeira situação, o design é pensado para ser prático, fácil de abrir e fechar com agilidade. Já na segunda, uma embalagem indicada é a que tenha baixo custo. Não é necessário, por exemplo, um estilo de tampa diferenciado. E por fim, a última situação é uma garrafa de vidro, que pode ser equiparada a uma garrafa de vinho ou então algum design ainda mais inovador e luxuoso.

O sucesso do design é crucial para a consolidação do produto e marca, de acordo com o posicionamento pretendido. Mas além do visual, a embalagem dita outros fatores-chave da comercialização do produto, como preço, público-alvo e locais de consumo. É só imaginar que a água de consumo diário custa em torno de R$ 2,50, sendo que, ao mesmo tempo, a utilizada em restaurantes de luxo pode passar de R$30,00, ou seja, ela interfere diretamente desde a idealização do produto até o valor final percebido pelo cliente.

Por isso, o processo de criação demanda uma atenção especial durante o desenvolvimento da mercadoria, além de um bom tempo de pesquisa. É preciso saber a opinião de potenciais consumidores, realizar testes de protótipos e analisar a receptividade no mercado antes do lançamento em grande escala.

Por fim, mas não menos importante, há várias questões fundamentais que vão de viabilizar o armazenamento da mercadoria até facilitar a logística, garantir a higiene e vender um estilo de vida. Quando se trata de um produto alimentício, além de todos estes fatores, também é preciso considerar a quantidade de luz que chega até o mesmo, a sua temperatura máxima tolerável, entre diversas outras especificações da ANVISA. Muitos consumidores podem não comprar um livro só pela capa, mas com certeza irão ao menos olhar para ele.

Principalmente se a embalagem for o fruto de um bom trabalho da agência.


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